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Pessoas | REDUÇÃO DE CONFLITO
Aprenda a lidar com conflitos em sua empresa

Ainda que situações indesejadas devam ser resolvidas com equilíbrio, aproveitar momentos de tensão para fortalecer seu negócio é fundamental.

· 29/06/2015 · Atualizado em 16/12/2022
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Em ambientes onde há concentração de pessoas, é natural que diferenças e divergências de opiniões aconteçam. Nesse caso, saber lidar com conflitos em sua empresa é fundamental.

Embora as diferenças possam ser sentidas em todos os níveis de negócios, nas micro e pequenas empresas, onde a convivência de todos é mais próxima, essas situações podem ocorrer com mais frequência.

Por isso, separamos dicas úteis e práticas para que você lide com esse tipo de problema quando ele aparecer na sua gestão empresarial.

Vamos lá?

Como lidar com conflitos em sua empresa?

Descubra o que causa o conflito

Para que seja possível lidar com conflitos em sua empresa, o primeiro passo é entender o que está causando o desentendimento entre os colaboradores. Nem sempre os motivos estão claros, então investigá-los é fundamental.

Confira algumas das causas mais comuns de conflitos em um negócio:

  • Regras consideradas rígidas e inflexíveis.
  • Pressão do trabalho.
  • Expectativas frustradas.
  • Condições de trabalho inadequadas.
  • Mudanças repentinas na empresa.
  • Problemas nos fluxos de comunicação.

A descoberta de um conflito é necessária para que soluções sejam aplicadas, ajudando, inclusive, a minimizar os impactos que podem ser gerados.

Coloque um colaborador/gestor apto a liderar à frente do problema 

A habilidade do profissional responsável por liderar e resolver situações de conflitos é muito importante, já que ele pode se tornar um ponto de segurança dos colaboradores ou, caso falhe, de desconfiança.

Entre as habilidades mais importantes está o equilíbrio emocional, capaz de oferecer uma visão analítica da situação, contribuindo na busca por soluções. Do contrário, suas tentativas de resolução podem ser insatisfatórias.

Busque possíveis soluções para lidar com conflitos em sua empresa

Não existe uma fórmula perfeita que ajude na resolução de conflitos em uma organização, independentemente de quais sejam eles.

Dessa forma, seja um funcionário capacitado para liderar a situação ou um responsável do setor, existem comportamentos básicos que precisam ser seguidos para ajudar na descoberta de uma solução, como:

  • Saber exatamente o que acontece.
  • Ouvir os colaboradores envolvidos.
  • Deixar as partes à vontade para falar.

A partir dessas ações, será mais simples identificar soluções que sejam equilibradas e justas para todos.

Defina o que fazer após implementar as modificações 

Mesmo após a resolução dos conflitos, a empresa deve estar atenta às consequências que podem surgir.

Muitas vezes, os empreendedores acreditam que, após a resolução do problema, é hora de seguir em frente e não falar mais sobre o assunto. Esse, porém, é um grande erro, pois, de acordo com a resolução de um problema, alguns “efeitos colaterais” podem surgir. Veja alguns exemplos:

  • Queda de rendimento do trabalhador.
  • Ambiente da organização dividido por afinidade.
  • Custas judiciais com processos de indenização.
  • Prejuízo à imagem da empresa junto à clientela.
  • Surgimento de outros conflitos.

Com isso em mente, é essencial que não se ignore o problema, mas o acompanhe de perto para avaliar se a resolução foi eficiente ou se é necessário implementar melhorias.

Tire algo de bom do conflito

Mesmo que sejam responsáveis por gerar muita dor de cabeça em um processo de gestão empresarial, os conflitos, se trabalhados corretamente, podem oferecer pontos positivos ao seu negócio.

Assim, é importante olhar para a situação como uma oportunidade de evolução.

Diante de casos assim, a sua empresa pode:

  • Incentivar o aperfeiçoamento da equipe, por meio de cursos e treinamentos.
  • Implementar atividades que visam à convivência social e ao bem-estar dos colaboradores.

Ambas as medidas podem, através da produtividade, motivar a equipe e impulsionar os seus resultados na oferta e na expansão do negócio.

Saiba mais

Curso on-line: Gestão de pessoas

Palestra: Gestão de conflitos - Sebrae/SP

Vídeo: Empresária de São Paulo e suas dicas para lidar melhor com conflitos


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