this is an h1

this is an h2

Sat Apr 18 19:08:12 BRT 2020
Organização | PRÁTICA SUSTENTÁVEL
Boas práticas ambientais na produção em avicultura

Uma produção eficiente, além de reduzir custos, contribui para a preservação dos recursos naturais.

· 22/11/2013 · Atualizado em 18/04/2020
FAVORITAR
Botão favoritar

Garantir a eficiência no uso de recursos naturais é um caminho de mão dupla. Beneficia o produtor, que garante uma redução de custos de desperdício, e protege a natureza.

Os recursos naturais que sofrem a influência da produção avícola são a água, o solo e o ar. Veja a seguir, as recomendações da Embrapa para a realização de boas práticas de produção ligadas a cada um desses recursos naturais.

Água

  • A água para utilização na avicultura só poderá ser extraída de fontes sustentáveis e que a forneçam em condições ideais de qualidade e quantidade. Estas fontes devem estar protegidas de cargas poluidoras e do acesso de pessoas e animais.
  • Deve-se solicitar permissão das autoridades competentes para a utilização da água da criação.   
  • Análises prévias da disponibilidade e qualidade da água devem ser realizadas para manutenção da sustentabilidade do sistema ao longo do tempo. Após a implantação, realizar análises semestrais da qualidade físico-químico-biológica da água de dessedentação. Dessedentar significa saciar a sede. 
  • Além disso, é necessário estabelecer um correto sistema de drenagem na propriedade, principalmente nas áreas adjacentes aos sistemas de armazenamento e tratamento de resíduos.
  • A formação de charcos ou alagamentos atraem animais silvestres, podendo-se tornar focos de contaminação, promovem a perda de nutrientes por lixiviação e salinização do solo.

Solo

  • O produtor deve identificar os tipos de solos existentes na propriedade. Essa informação é essencial para a elaboração do plano de uso dos resíduos como fertilizante.
  • A aplicação de resíduos deve ser realizada seguindo-se um plano de manejo de nutrientes, considerando-se a quantidade de nutrientes no resíduo e no solo e a exigência da cultura.
  • A distribuição dos resíduos no solo deve ser feita de forma uniforme, pois a aplicação em camadas desiguais e espessas, onde as moscas podem efetuar a postura, podem desenvolver uma nova geração de moscas no campo, quando ocorrem chuvas frequentes.
  • Além disso, os resíduos não devem ser aplicados quando existir probabilidade de chuvas nos próximos três dias e/ou não seja possível sua imediata incorporação ao solo.

Ar

  • No manejo dos resíduos, deve-se considerar a distribuição dos ventos dominantes no local. Esse cuidado é essencial para que os ventos que circulam nos pontos de manipulação dos resíduos, não se dirijam até as áreas onde ocorram concentrações humanas.
  • A aplicação de resíduos no solo não deve ser feita nos finais de semana.
  • O produtor deve também monitorar as emissões e concentrações de gases prejudiciais à saúde humana e animal presentes nas instalações, sistemas de armazenamento e tratamento.

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?