this is an h1

Acessibilidade
Fechar

Portal Sebrae

Empreendedorismo | IDEIA DE NEGÓCIO
Café colonial? Conheça a oportunidade de negócios comfort food

A variedade do café colonial é o segredo para conquistar os clientes que buscam nesse tipo de refeição uma experiência comfort food.

3 min de leitura · Atualizado em 31/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Já passou por um desses lugares que servem um café de encher os olhos, com uma mesa grande bem posta, com várias opções no cardápio? Frios e embutidos como salames, presuntos e copas, diversos tipos de queijos, pães e bolos, waffles, cucas (de origem alemã), geleias, café, chá, leite, sucos, frutas da estação… e muito mais! Só de ler dá água na boca e estimula os nossos cinco sentidos para experimentar, degustar, não é mesmo?

Saiba que esse tipo de negócio em que se oferece um café bem completo, no Brasil, é chamado de café colonial. Esse tipo de empreendimento é bem comum no interior, principalmente no Rio Grande do Sul, onde há muitos imigrantes italianos e alemães. Funcionam nas casas dos empreendedores, e o café não é servido somente pela manhã: à tarde também é possível saborear fartos cafés. Eles representam de forma bastante fiel um pouco da tradição e história destas duas culturas.

Esse é um modelo de negócios para quem deseja empreender no segmento de alimentos e bebidas com baixo investimento e que pode ser ofertado na própria residência. As casas de café colonial são diferentes de uma padaria, pois elas servem os clientes, principalmente turistas, no local e, normalmente, são famílias inteiras que chegam para saborear os pratos típicos que fazem parte dessas refeições, como a cuca no Rio Grande do Sul e o bolo de rolo em Pernambuco.

Variedade

O diferencial dos cafés coloniais são as mesas compostas com uma grande variedade de produtos e iguarias. Não importa a quantidade, mas a variedade que será oferecida aos clientes: pães caseiros de trigo, de milho, de centeio; outros tipos de pães (bisnaga, italiano, torradinhas); bolachas (de manteiga, pintadas, de maisena); doces típicos (como o de abóbora em calda ou a ambrosia, típicos do Sul do país); geleias de diversos sabores; manteiga; nata; requeijão; salames, presuntos, apresuntados, copas; queijos (coloniais, inclusive); waffles; bolos (típicos); polenta brustolada (assada na chapa do fogão à lenha, muito típica na cultura italiana); cucas; tortas; patês; empadas; esfihas; pasteizinhos; minissanduíches, entre outras. Entre as bebidas, o café, é claro, não pode faltar de jeito nenhum! Ofereça também alternativas em chás, leite, chocolate, iogurte e sucos de frutas (regionais e da estação). Também é possível deixar à mesa uma cesta de frutas.

Importante: é recomendado, para servir, que todos os itens estejam fatiados e dispostos em travessas e, para isso, alguns utensílios são essenciais: talheres, pratos, copos, guardanapos, assadeiras, travessas, xícaras, entre outros.

História

A tradição dos cafés coloniais ganhou força em razão da procura de viajantes e de turistas, que, ao chegarem tarde da noite em regiões pouco movimentadas, onde não havia hotéis ou restaurantes, eram acolhidos pelos colonos (pequenos produtores rurais). Os moradores dessas localidades prontificaram-se a atender os viajantes, com alojamento e refeições, colocando à mesa o que havia de melhor dentro dos costumes germânicos e italianos.

O fato é que experimentar os sabores de um café colonial nos remete a sabores da infância, sabores e cheiros da casa da nossa avó, não é mesmo? Quem nunca tomou um café com bolo com a vovó? Esse tipo de alimento que nos remete a lembranças da infância, das coisas mais simples e gostosas da vida é chamado de comfort food, uma tendência que ganha força.

Dicas para pensar antes de fazer o plano de negócios

Observe, na lista a seguir, alguns aspectos que você deve pensar antes de iniciar o seu plano de negócios. Lembre-se: é importante começar devagar, com oferta para pequenos grupos, em alguns dias da semana. Se os produtos forem frescos e de qualidade, a garantia de sucesso é quase 100% e você poderá expandir o seu negócio.

  1. Quais bebidas não podem faltar (observar região)?
  2. Vai selecionar frios, embutidos e especiarias locais?
  3. Tipos de pães que serão oferecidos.
  4. Quais serão as tortas, bolos e salgados?
  5. Terá alguns tipos de doces?
  6. Tem ainda as geleias, manteigas, ricotas, requeijão, patês, entre outros acompanhamentos.

Gostou da bela inspiração para abrir seu negócio de comida? Então, procure o Sebrae e faça seu plano de negócios!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.