this is an h1

this is an h2

Wed Mar 15 01:05:07 BRT 2023
Pessoas | RELAÇÕES NO TRABALHO
Como manter os colaboradores motivados durante o home office

Veja dicas para manter a organização e a produtividade durante o trabalho remoto.

· Atualizado em 05/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O home office, ou trabalho em casa, foi a alternativa que diversas empresas encontraram para manter o funcionamento durante a crise do coronavírus, que desencadeou medidas de isolamento social para evitar o avanço da pandemia.

Entretanto, o que veio como uma medida alternativa acabou ganhando muita aderência e hoje, vencida a etapa mais crítica da pandemia, uma boa parte dos colaboradores e das empresas continuam adotando modelos de trabalho remoto e/ou híbrido. 

Diferente do presencial, essa forma de trabalhar requer alguns cuidados para que o andamento das tarefas não seja afetado e para que não haja estresse desnecessário.

Pensando na melhor maneira de manter os colabores motivados e os processos ocorrendo com a maior normalidade possível, preparamos algumas dicas para ajudar os empreendedores a agir nessa situação de trabalho remoto. Veja algumas recomendações:

Centralize o máximo possível de processos em uma única ferramenta

Procure uma ferramenta online que contemple diversos processos de trabalho e de gestão de tarefas. Tente centralizar o máximo possível de processos em uma única ferramenta, planilha ou aplicativo. Isso evita a comunicação dispersa em vários aplicativos e a necessidade de aprender a operar diversos softwares.

Quanto maior a equipe ou dependendo da área de atuação, pode ser muito difícil centralizar todas as atividades em um único lugar. Mesmo assim, sempre que puder, opte pela simplicidade e pelo controle de informações centralizado. 

O resultado final é o mais importante

Um medo que já era presente antes do trabalho remoto ganhar adeptos é a de que o colaborador produza menos. Não ver a pessoa fisicamente em seu ambiente de trabalho muitas vezes cria um medo surreal no empresário, que fica imaginando que fora da empresa ele vai se dispersar e produzir menos. Mas, como já era defendido anteriormente, mais importante do que o tempo que o funcionário passa à disposição do trabalho remoto, é o resultado que ele entrega. 

A melhor prática é abandonar os controles a que estamos acostumados, como horário de entrada, saída, tempo gasto em reuniões, e nos concentrarmos em estabelecer objetivos, metas e prazo, além de acompanhar o progresso do trabalho.

Não se preocupe com o tempo em que o colaborador passa conectado ao sistema da empresa, mas sim em avaliar seu resultado.

Não abuse das videoconferências

A maior diferença do trabalho remoto é a indisponibilidade para reuniões. Enquanto no escritório basta chamar as pessoas e sentar-se à mesa, videoconferências têm um tempo de atenção muito reduzido e uma dinâmica própria, completamente diferentes das reuniões presenciais.

O melhor é que qualquer videoconferência com duração maior do que 30 minutos seja acompanhada de algum material específico, tenha o horário programado e espaço reservado de tempo para cada tópico de discussão. As pessoas perdem o foco muito mais rápido e é preciso um planejamento maior para conduzir esse tipo de evento.  

Além disso, evite fazer videoconferências sem agendamentos e não agende conferências para assuntos de menor importância. 

Cuidado com o excesso de informação

Simplifique a comunicação, para evitar a sensação de possível perda de alguma informação devido ao trabalho remoto. Acompanhar o progresso do trabalho de forma organizada e sistematizada é mais eficiente do que perguntar o tempo todo sobre o status dos processos.

Nem tudo é urgente

É preciso deixar as pessoas trabalharem. Nesse sentido, a definição da urgência e sequência das atividades desempenhadas deve ser feita com muito critério por cada colaborador.

Cuidado com o excesso do senso de urgência e com as seguidas interrupções de processos em andamento e perda de produtividade dos colaboradores que elas podem causar. Estabeleça prioridades e estimule os funcionários a manter o foco no que é mais importante, sem modificar esse foco com frequência.

O trabalho remoto veio para ficar. As empresas que o estão incorporando ao seu dia a dia estão dando um salto de qualidade e produtividade, além de serem maior alvo de profissionais melhor qualificados, que veem no trabalho híbrido uma forma melhor de desempenhar suas atividades. 

Saiba mais

Saiba como organizar melhor suas reuniões virtuais

Elimine as reuniões sem sentido e produza mais

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?