this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 14:07:02 BRT 2023
Pessoas | ENTREVISTA DE RH
Como a retenção de talentos pode impactar no seu negócio?

Ações de retenção de talentos motivam os colaboradores e geram resultados positivos para as empresas.

· Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

Quais são os desafios para a retenção de talentos? Como trabalhar a retenção de talentos na sua empresa? Estamos no quinto artigo da série sobre os assuntos discutidos no Startup Summit, um dos eventos mais importantes para o ecossistema de inovação e empreendedorismo do Brasil. 

É possível definir a retenção de talentos como um conjunto de ações motivadoras no trabalho, geralmente, realizadas pela gestão de pessoas. A ideia é criar um ambiente agradável para todos e com perspectivas de crescimento dentro da empresa. 

Essas ações não podem ser isoladas. Para agradar a todos os perfis de colaboradores, é preciso integrar diferentes estratégias. Esse é o primeiro desafio para as empresas, inclusive as pequenas e médias. 

Um outro obstáculo é o chamado quiet quitting, termo utilizado nas redes sociais para identificar o comportamento de trabalhar o mínimo necessário para manter-se no emprego. Não exceder horário nem suas funções. Motivar as pessoas que estão no quiet quitting é um desafio enorme para o setor de recursos humanos. 

Para reverter essa abordagem quiet quitting é preciso estabelecer políticas e ações de retenção de talentos. Os benefícios são os mais variados. Com um programa de retenção de talentos, é possível verificar uma melhora no clima organizacional, redução nos custos trabalhistas, como recrutamentos, seleção e desligamentos. 

Além disso, a empresa mantém o seu capital humano, uma das principais riquezas de um negócio, e fortalece o seu employer brand. Ou seja, os próprios colaboradores passam a ser promotores da empresa, fortalecendo sua imagem no mercado.

Mas, qual é a importância da retenção de talentos? Existe uma dificuldade muito grande, no mercado, de encontrar o profissional certo para determinadas vagas. Há muitas pessoas desempregadas, ao mesmo tempo em que existem muitas vagas abertas. Os melhores profissionais são disputados, e leva quem oferece a melhor proposta financeira ou de carreira. 

Diante desse cenário, após conseguir um colaborador eficiente, é preciso mantê-lo. Aí entra o papel da retenção de talentos. A identificação dos talentos de uma empresa já começa na seleção, nessa disputa com os concorrentes. Depois da contratação, observar e ter uma comunicação transparente são ações necessárias para identificar possíveis talentos. 

Algumas empresas possuem programas de retenção de talentos baseados em políticas para manter os talentos já identificados e para preparar novos colaboradores, que são talentos em potencial. 

Boas-práticas para retenção de talentos

A retenção de talentos começa antes mesmo da contratação. Ainda no recrutamento e na seleção, o setor de recursos humanos deve otimizar os processos, definindo detalhes de cada vaga de maneira estratégica. Uma boa prática é montar equipes pensando na atuação como um todo e não em atividades individuais. 

A gestão de pessoas também precisa pensar em planos estratégicos, como:

  • Plano de cargos e salários: uma das suas funções é promover o senso de justiça entre os colaboradores. O setor de RH precisa realizar pesquisas de mercado para definir requisitos e salários para cada cargo e nível. 
  • Plano de carreira: trata-se de uma ferramenta de alinhamento das expectativas dos colaboradores com o que a empresa pode oferecer. É um incentivo para o talento que tem a possibilidade de visualizar até onde pode ir o seu crescimento profissional dentro da organização. 
  • Gestão por desempenho: é uma maneira de gerenciar equipes a partir do potencial de cada um. Para aplicar essa prática, é preciso aproximação e conhecimento do seu talento. O gestor precisa conhecer individualmente cada um para aproveitar as qualidades e monitorar pontos que podem ser desenvolvidos. 
  • Plano de desenvolvimento individual: é um recurso individual de planejamento do futuro dentro e fora da empresa. É um incentivo para que cada profissional planeje sua carreira e se sinta motivado. 

A retenção de talentos gera impactos dentro da empresa, mas também reflete nos seus resultados. Isso porque as ações acabam transformando os colaboradores em parceiros e defensores da marca. Motivados, eles se tornam mais produtivos e geram entregas melhores. 

Esse assunto é estratégico e relevante. Para manter-se atualizado, fique de olho nas próximas edições do Startup Summit! 

Conheça o Sebrae Like a Boss, competição de inovação para startups em busca de capacitação e aceleração. 

E aproveite o curso do Sebrae:

Modelagem e validação da proposta de valor para Startups


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?