this is an h1

this is an h2

Wed Mar 29 17:11:46 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Como ensinar empreendedorismo usando a robótica

Unir tecnologia ao estudo do empreendedorismo gera inovação e motivação nos alunos.

· 02/02/2023 · Atualizado em 29/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Basta dar uma olhada ao redor para perceber como o mundo em que vivemos tem se transformado muito rapidamente, e isso deve ocorrer também no domínio da educação. Assim, a necessidade de se pensar em novas formas de aprendizado que envolvam crianças, adolescentes e jovens é fundamental não só para mantê-los motivados, mas também para prepará-los para os desafios diários do mundo real e do mundo do trabalho. Nesse sentido, o ensino do empreendedorismo é primordial para preparar as atuais e futuras gerações.

Como a tecnologia está cada dia mais inserida em nosso cotidiano, usar a robótica no ensino é uma forma de inovar o aprendizado, tornando-o mais interessante e aplicável na vida prática das pessoas – inovação, tecnologia e empreendedorismo são fundamentais para preparar as nossas crianças e jovens para os desafios futuros.

Para uma escola ser considerada inovadora, deve se preocupar com a formação do aluno como um todo, reunindo tudo aquilo que faz parte da sua vida: o social, o emocional, a política, o comportamento, o artístico, o lazer, etc. A inovação na escola não está ligada à adaptação do espaço, somente, a instituição deve investir na formação diferenciada de seus professores, abrir espaço para novos conteúdos que se encaixem na vida real, ter a tecnologia como uma grande aliada, pensar em uma aprendizagem personalizada para cada aluno e ter vontade de mudar o sistema de ensino vigente.

Além disso, deve incentivar o empreendedorismo, permitindo que seus alunos tenham contato com iniciativas que priorizem a sua autonomia, favorecendo o desenvolvimento de atitudes que os façam ter condições de gerir suas próprias vidas com maior consciência. A escola deve perceber que o empreendedorismo é muito mais que preparar os alunos para o mercado de trabalho, uma vez que mobiliza e trabalha competências que vão auxiliá-los nas mais diversas atividades da sua vida.

É preciso que a escola entenda que a robótica serve não apenas para estimular a criatividade dos alunos, mas também para favorecer as relações entre eles e os educadores, proporcionando maior autonomia para que se desenvolvam com base na imaginação, trabalhem o senso de coletividade e principalmente pensem fora da caixa. A robótica também contribui para que os professores mantenham o interesse dos alunos nas atividades realizadas.

Vantagens de inserir a robótica no contexto da aprendizagem

A seguir, três motivos para implantar as disciplinas de robótica, empreendedorismo e inovação nas escolas. 

1. Aprendizado de maneira divertida e criativa

Essas três disciplinas, quando trabalhadas de forma integrada e estruturada, estimulam a criatividade dos alunos, favorecendo o trabalho em equipe, a utilização da lógica e o entendimento dos conceitos de prototipagem, teste, erro, adequações e acertos — tudo isso de forma divertida e derrubando o mito de que as tecnologias precisam ser complexas para funcionar.

2. Coloca a escola em evidência

O atual sistema de ensino já é muito ultrapassado, mas em um futuro breve se tornará totalmente obsoleto. Quando a escola antecipa tendências e introduz mudanças nessa direção, as chances de se tornar referência no mercado e poder atrair mais alunos é muito maior.

É preciso que a escola, além de investir em equipamentos e estrutura, invista também em uma nova forma de pensar e ensinar, tendo como suporte a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo.

3. Prepara o aluno para o mercado de trabalho e para a vida

O objetivo do empreendedorismo nas escolas não é de “apressar” a entrada do estudante no mercado de trabalho, mas propor atividades educativas que o ajudem a ter noções financeiras e profissionais, estimulando habilidades em diversos cenários de sua vida. O empreendedorismo também estimula o aluno a ter ideias criativas, comprometimento e persistência, além de desenvolver maior senso de responsabilidade e ajudar a resolver problemas com mais autoconfiança.

O Sebrae possui o Programa JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, com formações para professores, apoiando no processo de preparação dos docentes para esta nova realidade.

Para cada ano escolar, é preposto um projeto que deve ser realizado em conjunto com os alunos.

No caso do ensino de robótica, o curso é JEPP Professor: 7º ano - Robótica empreendedora.

Para conhecer mais sobre a oferta do Sebrae, acesse aqui

Artigo criado a partir do conteúdo do YT PGM 87 – Rede de Inclusão. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?