this is an h1

this is an h2

Sat Feb 18 19:24:22 BRT 2023
Pessoas | DESENVOLVIMENTO DE GERENTES
Como fazer a contratação de líderes para seu pequeno negócio

Nos pequenos negócios cada contratação vem com muitas expectativas, mas se o novo gerente não tiver o perfil ideal, pode não ser o salvador que você esperava.

· 19/01/2023 · Atualizado em 18/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Toda contratação em uma pequena empresa tem um peso muito maior do que nas grandes, principalmente se for para um cargo de liderança. Isso porque o novo gerente, coordenador ou supervisor chega agregando não apenas sua competência, mas também carregando a expectativa de ser um ‘sangue novo’, um olhar de fora, para a solução de antigos problemas. 

Quando o empreendedor opta por um recrutamento externo, entende-se que ele já descartou a possibilidade de uma promoção interna. Ou seja, não há em sua atual equipe alguém com o perfil para assumir uma posição de liderança. Sendo assim, a expectativa de que o novo líder opere mudanças significativas em um curto período de tempo, cresce ainda mais.  

A desconstrução da expectativa

Há um vício muito ruim onde empreendedores de pequenos negócios têm a ideia de que um gerente irá assumir responsabilidades para desafogar o dono ou consertar magicamente aquilo que não se conseguiu até então.  Isso acontece, principalmente, se esse líder vier de uma empresa maior e mais organizada. 

Porém, ser escolhido a dedo e ter um salário diferenciado não são garantias de que o novo gestor será a salvação dos problemas do seu negócio. Isso porque, por mais competente e disposta que a pessoa seja, se ela não tiver o perfil da sua empresa e também para lidar com a equipe já existente, há grandes chances de que suas expectativas e objetivos não sejam alcançados. 

Para que as peças se encaixem é preciso saber exatamente quem está buscando: que tipo de conhecimento técnico, experiência prévia e comportamento essa pessoa precisa ter para aumentar o desempenho de um time que já está jogando. Por isso, o primeiro passo é traçar um perfil do candidato. Para te ajudar nessa tarefa, apresentamos 5 dicas do que procurar em um líder na hora da contratação. 

1 - Procure alguém com experiência prévia em liderança de equipes pequenas.  

Liderar equipes grandes e pequenas é bem diferente. Para um pequeno negócio é mais importante uma pessoa que tenha liderado um time de cinco vendedoras em uma banca na feira, do que um líder de sessão com 30 colaboradores em uma loja de departamento. Estar próximo, olhar no olho, saber conversar e acompanhar o dia a dia tem mais peso do que uma empresa muito importante no currículo. Veja aqui como entrevistar candidatos a uma vaga de emprego

2 - Procure alguém que vá trabalhar bem dentro da cultura da sua empresa.

Não importa se ele vem de uma multinacional, importa se essa pessoa tem o “jeitão” do seu negócio, se vai se adaptar à cultura e conseguirá trabalhar dentro dos valores praticados. Aprenda mais sobre cultura empresarial aqui

3 - Faça uma entrevista por competências.

Faça com que o candidato conte sua história, como resolveu alguns problemas, como se comporta frente a certas questões. Mostre, sem que ele saiba, situações problemas que você enfrenta na sua empresa e peça para que ele diga como proceder. Faça uma avaliação a partir dessas informações para identificar um perfil adequado.

4 - Avalie suas Soft Skills ou habilidades pessoais mais do que as técnicas.

Primeiro tenha certeza que ele tem o conhecimento técnico necessário. Se for vendedor, se entende do produto; ou, se for para atendimento, se sabe tecnicamente do que está falando. Depois disso, avalie profundamente suas habilidades pessoais. Veja se consegue se comunicar bem, tem clareza, escuta e fala olhando para as pessoas. Como líder, a maior parte do seu trabalho será diretamente desenvolvendo sua equipe, então suas soft skills precisam ser bastante avaliadas. 

5 - Se possível, faça um teste com seu time.

Conte para algumas pessoas de confiança do seu time sobre o perfil de cada um dos candidatos ao cargo e veja a reação deles. Isso pode dar a você alguns insights de quem pode funcionar melhor dentro da sua empresa.

Veja aqui mais informações para te ajudar em uma contratação assertiva que impacte positivamente em toda a empresa: 

Dicas de ouro para selecionar funcionários de alto desempenho

Time de alta performance: qual sua importância e como estruturá-lo?

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?