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Wed Feb 01 21:10:19 BRT 2023
Pessoas | GESTÃO DE PESSOAS
Como fazer a gestão dos seus representantes comerciais?

Empreendedor, saiba de que forma você pode fazer a gestão de seus representantes comerciais para alinhar a sua equipe.

· Atualizado em 01/02/2023
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A principal função de um representante comercial é manter o elo entre a marca e o cliente. Ele é a pessoa física ou jurídica que, sem relação de emprego, faz a captação de negócios periodicamente - normalmente, vendas - para uma empresa.

Por isso, a contratação de um representante comercial precisa ser feita com base em critérios, sobretudo analisando se o perfil dele está de acordo com o público que você quer atingir e se ele consegue se engajar com a sua marca e com o seu produto.

Além disso, é importante observar as qualidades de um bom representante comercial: precisa ser um profissional que estude o produto que vai vender, conhecendo todas as possibilidades e soluções que ele oferece, principalmente para ter argumentos técnicos. Além disso, deve ser uma pessoa organizada, que trabalhe com um cronograma e com planilhas, que saiba administrar bem o seu tempo, afinal, precisa mapear e realizar as prospecções.

Outras qualidades importantes são a criatividade e a boa comunicação, daí a necessidade do conhecimento profundo sobre os produtos com os quais o representante trabalha. E não menos importante é ser transparente, esclarecendo todas as dúvidas. Não há nada pior do que expectativas frustradas.

Para gerir adequadamente a sua equipe de representantes comerciais, faça uma adequação das metas de gestão com os objetivos de vendas do representante. É importante haver sintonia entre a marca e o representante comercial. Por isso, seja claro quanto às posições de trabalho de forma facilitadora e positiva: auxilie nas operações de venda, se necessário, mas não se coloque em posição de hierarquia que faça o representante se sentir um subordinado, afinal, ele não é funcionário da empresa.

Outras ações importantes são: promover o engajamento e a motivação do representante, oferecendo, sempre que possível, premiações e boas comissões, ajuda de custos, entre outras facilidades. Além disso, treine o seu representante comercial, pois ele precisa conhecer o produto e entender os valores da marca. Faça avaliações periodicamente de performance e feedback, de forma objetiva e transparente. 

Este artigo faz parte da série Representantes Comerciais. Acompanhe! Aproveite também para fazer o nosso curso on-line Planejamento estratégico para empreendedores.

 

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