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Fri Apr 28 00:20:13 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Como implantar a área de gestão de pessoas em sua empresa

Saiba como implantar uma gestão de pessoas eficiente, que atue para a melhor performance da empresa e cuide do seu capital humano.

· 24/03/2023 · Atualizado em 28/04/2023
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A gestão de pessoas é uma das atividades mais desafiadoras para os empreendedores. Isso porque as pessoas são diferentes, têm desejos, anseios e comportamentos variados que precisam, de alguma forma, trabalhar em conjunto em prol das metas da organização. Por isso, implantar uma área de gestão de pessoas tem um papel altamente estratégico em qualquer negócio. 

O problema é que muitos empreendedores acreditam que isso é assunto de empresa grande, que dá conta do recado sozinho ou, ainda, que são questões de segunda ordem. As pequenas e médias empresas também precisam de um planejamento e estratégia para administrar o capital humano do seu negócio. 

Para isso, são utilizadas técnicas, políticas e práticas ligadas aos recursos humanos que conciliam as metas das empresas com os objetivos pessoais de cada colaborador. 

No começo, a área de gestão de pessoas era chamada de recursos humanos. Limitava-se apenas a cumprir normas e questões burocráticas e mapeava mais ou menos alguns problemas, colocando a gestão de verdade nas costas da gerência. 

Hoje, gestão de pessoas é uma área tida como estratégica, ou seja, precisa fazer mais do que administrar. Ela deve impulsionar o negócio em direção às suas metas e objetivos ao mesmo tempo em que proporciona remuneração justa e oportunidade de realização das pessoas que ali trabalham. 

As atribuições da área de gestão de pessoas 

As práticas e políticas de gestão de pessoas podem ser divididas em cinco etapas: aplicação, provisão, recompensas, desenvolvimento e monitoramento. 

Vamos apresentar aqui um pequeno roteiro de implantação de ações que podem ser feitas, passo a passo, na sua empresa. É possível implantar cada um dos subsistemas por conta própria, mas ter esse trabalho sendo feito por um profissional vai fazer toda a diferença. Procure o Sebrae na sua cidade pelo 0800 570 0800 ou pelo Portal Sebrae. 

1º Passo: Aplicação 

Começamos pela aplicação, que  engloba a análise e descrição dos cargos, organograma, fluxo de trabalho e outras atividades que direcionam o trabalho das pessoas dentro da empresa.  

Todos esses detalhes precisam ser descritos por você antes de realizar qualquer contratação, para minimizar problemas com contratações inadequadas e, claro, custos desnecessários.  

As avaliações de desempenho também ficam aqui. Com elas, você será capaz de verificar o quanto seus colaboradores estão efetivamente trazendo o resultado que é esperado deles para a empresa, e avaliar se há algo que possa ser feito para aprimorar os processos. 

2º Passo: Provisão 

A provisão diz respeito à fase de recrutamento, seleção e contratação de pessoal. Deve estar totalmente baseada no planejamento feito na etapa da aplicação. Afinal, nada mais desgastante do que contratar um profissional inadequado, seja pela capacidade técnica ou pessoal. Além dos custos financeiros, gera atrasos e, em algumas circunstâncias, pode comprometer a performance da empresa. 

3º Passo: Recompensas 

A recompensa é considerada um dos elementos de maior motivação e incentivo aos colaboradores. Também é conhecida como manutenção, pois trata de aspectos como remuneração, benefícios, bonificações, plano de carreira, além de aspectos ligados ao ambiente de trabalho como segurança e higiene. São questões objetivas e que, em grande parte, determinam a satisfação do colaborador e sua vontade de permanecer na empresa. 

Não se trata apenas de definir os salários, é fazer de uma forma tal que sejam salários competitivos e façam com que as pessoas se sintam recompensadas em trabalhar na empresa. Não é só dar um plano de saúde para os funcionários, é fazer com que este seja um benefício reconhecido e útil, que aumente o interesse das pessoas pela sua proposta de trabalho. Com certeza esse é o desejo mais profundo de todo empreendedor: seus colaboradores estarem totalmente engajados com os projetos e resultados da empresa. 

O ideal é criar um ambiente de trabalho que seja agradável e produtivo, minimizando conflitos a partir de uma boa comunicação.  

4º Passo: Desenvolvimento 

O desenvolvimento está ligado à capacitação dos profissionais, seja no aspecto pessoal ou voltado ao cargo em que atua. Engloba todas as ações realizadas no intuito de aumentar a competência do seu time e, consequentemente, os resultados da empresa. Envolve treinamento e desenvolvimento, programas de mudanças, desenvolvimento de carreira e desenvolvimento organizacional. 

O pulo do gato é fazer com que as pessoas tenham oportunidade de desenvolvimento em atividades que estão relacionadas com sua atuação na empresa, fazendo com que seu crescimento seja igualmente benéfico para elas como pessoas e para a empresa. 

5º Passo: Monitoramento 

Já o monitoramento é fundamental para que se façam correções de rotas quando for necessário. É importante fazer avaliações de desempenho dos colaboradores e verificar onde pode estar o gargalo que esteja atrapalhando uma produtividade maior na empresa, por exemplo. 

Neste caso, é necessário que você determine quais serão os indicadores-chave de desempenho de toda a empresa. Esses indicativos são o termômetro do negócio, que revela o que está sendo realizado de forma adequada e o que precisa melhorar. 

Os indicadores mais utilizados, e que você pode aproveitar para agregar no seu negócio, são: número de funcionários que estão se desligando da empresa e com que frequência; nível de satisfação dos colaboradores; nível de satisfação dos clientes e retorno sobre o investimento (ROI). 

Para ter um maior sucesso do negócio, o empreendedor deve implantar aos poucos a gestão de pessoas. De uma forma ou de outra todo empreendedor já trabalha com pessoas e com gestão, pois contrata e faz entrevistas, recebe currículos e define salários. Com um maior planejamento, é possível construir um passo a passo de uma estratégia para o desenvolvimento das pessoas e a gestão do capital humano, agregar valor e mais competitividade para o negócio. 

Deu para perceber que todos os subsistemas estão interconectados. Por mais que possam ser implantados de forma independente, cada vez que você melhora um deles, afeta positivamente outro e assim, passo a passo, a gestão estratégica de pessoas ganha força na sua empresa.  

Para aprender mais ainda sobre o tema, veja o material do Sebrae: 

Ebook: Gestão de Pessoas na sua empresa, por onde começar? 

Curso: Gestão de pessoas 

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