this is an h1

this is an h2

Wed Mar 08 20:34:02 BRT 2023
Pessoas | GESTÃO DE PESSOAS
Como motivar talentos no novo cenário social e econômico

Aprenda dicas importantes para motivar os talentos da sua empresa no novo cenário social e econômico.

· 07/02/2023 · Atualizado em 08/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O mercado de trabalho e de consumo passa por uma transformação jamais vista. Muitas pessoas estão reavaliando seu modo de vida e sua relação com o trabalho – seja por revisão de valores, necessidade ou escolha por conta da pandemia, agitação político-social ou impacto da crise econômica. Não importa o motivo, mas a realidade é que a sociedade em geral está se transformando.

E todas estas mudanças impactam diretamente na cultura organizacional. Neste contexto, motivar talentos requer atenção e cuidados que vão muito além dos ganhos financeiros. Para te ajudar nesta jornada, elaboramos este artigo, inspirado no post do Sebrae Minas. Acompanhe!

O período de isolamento gerou uma forte necessidade de conexão entre as pessoas. Os clientes buscam por experiências mais significativas, e quem está na linha de frente para realizar esta missão são os seus funcionários. Por isso, motivar os funcionários ganha ainda mais força no cenário atual. As pessoas procuram uma nova forma de trabalhar e se relacionar e desejam um senso de pertencimento, apoio mental e emocional. Significa que todos procuram por aquele “algo mais” em suas relações de trabalho e consumo.

O autor Daniel Pink, referência em Gestão e Comportamento, afirma que a motivação que funciona é a que está no íntimo de cada um. Ganhos financeiros são bem-vindos, mas liberdade, desafio e iniciativas são mais importantes. O modelo utilizado nas empresas é incompatível com o mundo atual pois acredita que as pessoas, se premiadas ou punidas, produzem mais. Esse tipo de motivação pode extinguir a motivação interna, alimentar o raciocínio a curto prazo e limitar a criatividade, além de ser viciante. “Cenouras e chicotes” em geral podem não funcionar.

Mas, então, o que alimenta a motivação? São três ingredientes: autonomia, excelência e propósito. Autonomia é a possibilidade da inovação, organização do próprio tempo, a relação do trabalho com projetos pessoais e a atuação em equipes autoorganizadas. Excelência é o desejo de tornar-se melhor em algo importante para si com esforço e persistência. E propósito é a vontade de realizar cada tarefa pela sensação de que seu trabalho não é apenas cumprir as atividades inerentes ao emprego, e sim algo maior.

Aqui vão dicas sobre como lidar com os talentos para estimulá-los a ficar e investir sua energia na empresa:

  • Tenha uma boa comunicação, encontre maneiras de dialogar e esteja acessível por meio de um canal eficiente;
  • Reconheça-o por sua competência e permita que ele represente a empresa perante clientes e fornecedores;
  • Estabeleça metas razoáveis utilizando-se da análise de dados e conversa com o seu time de vendas – metas inalcançáveis são desmotivadoras;
  • Estimule, valorize e recompense boas ideias;
  • Dê autonomia para executar tarefas;
  • Cuide do ambiente, das relações e proporcione qualidade de vida;
  • Envolva-o na elaboração de estratégia e compartilhe resultados, inclusive financeiros;
  • Reconheça bons desempenhos por meio de conversas, premiações, crescimento profissional ou aumento de remuneração; 
  • Invista em capacitação a fim de preparar a equipe para os desafios diários, pois isso tem influência direta na motivação. Você pode fazer capacitações gerais e para áreas específicas; 
  • Formule um plano de remuneração atraente, salários mais benefícios, e critérios claros para a promoção. A perspectiva de crescimento é fundamental para a motivação. Mostre que quem se destacar poderá desenvolver carreira dentro da empresa;
  • Cuide da saúde dos funcionários, pois enfrentamos, como sociedade, momentos muito difíceis. Você pode investir em campanhas de conscientização da saúde física e mental, grupos de apoio e garantir um clima de apoio mútuo na empresa;

Além disso, o líder deve motivar por meio do exemplo, mostrando sua dedicação e empatia pelos colaboradores. Criar conexão e incutir o propósito na equipe desencadeia o sentimento de fazer diferença no trabalho e na sociedade. Significa mostrar para os funcionários que a vida tem um sentido maior do que apenas repetir tarefas. Um dos itens mais indicados como desagregadores do ambiente profissional é um líder não reconhecido como competente à altura de suas responsabilidades. O papel do líder passou a ser identificar, desenvolver e manter por mais tempo empregados diferenciados antes que eles sejam contratados pelos concorrentes.

Saiba mais

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Curso Recrutamento e seleção: como formar um time vencedor 

Entenda a importância das pessoas na sua empresa e aprenda as melhores ferramentas de gestão e recrutamento para que a captação de profissionais seja eficiente. 

Artigo O sucesso do negócio depende de uma boa gestão de equipe

Veja como o correto gerenciamento de pessoas permite captar bons profissionais e melhorar o rendimento da empresa.

O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?