this is an h1

this is an h2

Mon Feb 20 11:41:18 BRT 2023
Pessoas | CLIMA ORGANIZACIONAL
Como um dono de negócio pode proteger seus colaboradores da Covid-19

Confira dicas para implementar na sua empresa medidas que vão ajudar no combate à Covid-19.

· Atualizado em 20/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O alastramento do coronavírus acertou em cheio a rotina dos donos de negócios e seus colaboradores. Por conta da pandemia, muitas empresas passaram a adotar a prática do home office ou liberaram seus funcionários. E mesmo o Governo Federal sancionou uma lei que regulamenta medidas a serem tomadas para enfrentar este caso de emergência.

Mesmo com a pior parte da pandemia tendo sido vencida, a manutenção das boas práticas sanitárias continuam sendo uma excelente alternativa para combater as variantes da Covid-19 que ainda estão rodando por aí e ajudam na saúde de todos os colaboradores de uma forma geral.

Esse conjunto de práticas, inicialmente obrigatórias, visam  reduzir os riscos de contágio entre empregados e aumentar o nível geral de saúde dentro da empresa e, consequentemente, da sociedade, através de normas de saúde, higiene e segurança.

E para você que ainda não fez ou quer melhorar ainda mais essas práticas, no seu negócio, criamos algumas dicas. Confira e mantenha a sociedade segura e cada vez mais saudável!

Proteja seus funcionários quando houver indícios ou confirmação de infecção pelo coronavírus

  1. Se alguém da sua equipe apresentar os sintomas do coronavírus, peça para que fique em casa e não trabalhe até estar livre de qualquer sinal da doença, por pelo menos 24 horas, sem uso de medicamento para redução de febre.
  2. Se um funcionário for infectado pelo novo coronavírus, informe à equipe sobre a exposição à doença no ambiente de trabalho e preserve a identidade da pessoa diagnosticada com a Covid-19.
  3. Entenda que muitos de seus funcionários podem precisar ficar em casa para cuidar de familiares doentes e crianças. Adote uma postura compreensível para esses casos e veja a melhor maneira de contornar a situação.
  4. Adote uma política de licença que seja adequada às recomendações do Ministério da Saúde e outros órgãos especializados no assunto e deixe claro para a sua equipe quais diretrizes a empresa segue.
  5. Considere implantar o modelo de trabalho híbrido ou remoto de forma permanente no negócio, se for possível. Esse regime de trabalho ganhou muita força no final da pandemia e hoje começa a ser considerado um diferencial competitivo da empresa, já que alguns talentos preferem esse modelo de trabalho do que o 100% presencial.

Cuidados na empresa

  1. Estabeleça um canal de comunicação direto com sua equipe. Você pode usar o mural da empresa e outros pontos estratégicos para passar as principais informações sobre como evitar a transmissão da doença no ambiente de trabalho.
  2. Disponibilize lenços e lixeiras para seu descarte. Escolha recipientes que não necessitem de acionamento por meio do toque.
  3. Mostre aos seus funcionários a importância de lavar as mãos com frequência e ensine a maneira correta de fazer isso. Além disso, espalhe álcool em gel para higienização das mãos por toda a empresa.
  4. Limpe todas as superfícies usadas no ambiente de trabalho, principalmente bancadas, maçanetas, corrimões e outras de uso mais frequente. Você pode manter a utilização dos produtos de limpeza habituais, seguindo as instruções de uso de cada um deles.
  5. Forneça toalhinhas descartáveis para que as superfícies mais usadas possam ser limpas pelos colaboradores antes de cada uso.

A Pandemia pode ter sido vencida, mas as boas práticas de saúde e higiene podem sempre melhorar.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?