Entenda os canais de distribuição e como reduzir os custos de logística internacional.

A globalização fez crescer a competitividade e, neste ambiente, a logística tem um papel fundamental para garantir novos modelos de gestão e de processos como compra, armazenamento e distribuição das mercadorias. Quando o assunto é mercado externo, cuidar da logística internacional pode ser decisivo para a presença e expansão do negócio. O grande desafio é reduzir custos com essas operações para garantir maior competitividade.
A redução de custos traz vantagens na definição de preços e, consequentemente, na atuação no mercado. É importante ter em mente que as estratégias para melhorar os sistemas logísticos devem ser pensadas em todo o processo e que isso envolve seus parceiros externos: fabricantes, indústrias, fornecedores etc.
Antes de fechar os contratos e iniciar as operações, realize cotações com diferentes parceiros logísticos, analise as possibilidades, prazos e custos de diversos modais, rotas e armadores, optando pelo melhor custo-benefício. Afinal, é sempre importante evitar comprometer o orçamento pré-determinado e manter as operações funcionando.
Entenda os canais de distribuição internacional
Os canais de distribuição contribuem para tornar a empresa mais competitiva. Trata-se de um acordo comercial para criar um fluxo de produtos entre produção e venda, ou seja, a maneira como a empresa disponibiliza os seus produtos aos clientes.
Para isso, temos algumas cadeias de instituições ou organizações envolvidas em diversas atividades: compra, transporte, armazenamento, classificação e/ou ordenação.
A escolha entre as formas de distribuição de produtos depende das características do negócio, e podem se dar das seguintes maneiras:
- Distribuição exclusiva: usada por empresas que necessitam de canais de distribuição leais e um maior controle. A empresa e o intermediário fazem um pacto de exclusividade sobre a venda do produto.
- Distribuição seletiva: a empresa seleciona um número restrito de canais de distribuição, escolhendo os intermediários que ofereçam as características desejadas ao ramo do negócio.
- Distribuição intensiva: o objetivo é atingir o maior número possível de consumidores, também chamado de mass market. O produto é distribuído por um número amplo de canais e aqueles que possuem um alto consumo saem com baixo valor acrescentado.
Reduzindo os custos de logística internacional
O cálculo dos custos logísticos se diferencia de empresa para empresa, tudo depende das operações. Algumas não contabilizam os juros e a depreciação sobre os estoques, outras incluem os custos de distribuição de seus fornecedores e/ou os custos de compra e até mesmo o valor das mercadorias adquiridas.
É muito comum os custos logísticos serem atrelados apenas ao custo de transporte e frete. Porém, existem muitas pessoas e serviços envolvidos em toda a operação. Esses custos envolvem a produção ou aquisição de itens, cobrança de impostos em diversas etapas, taxas a serem pagas aos portos e aeroportos, gastos com galpões, transportadoras, e muito mais.
Vale ressaltar que o mercado internacional tem enfrentado diversos desafios, como a pandemia e a guerra na Ucrânia. Isso também influencia na elevação dos preços dos produtos, além de deixar o cenário logístico repleto de incertezas.
Por isso, é fundamental fazer um planejamento cuidadoso e procurar prever as possíveis falhas que podem impactar seu negócio, junto com um sistema de gerenciamento logístico eficiente.
Para reduzir os custos de logística internacional, é necessário ter controle de cada etapa, fornecer informações para a gestão das operações e estar de olho nos cenários para direcionar melhor o trabalho dos importadores e exportadores, garantindo, assim, o crescimento da empresa.
Foi um prazer te ajudar :)