this is an h1

this is an h2

Fri Apr 21 12:05:21 BRT 2023
Pessoas | CAPITAL HUMANO
Como reter talentos para além de um plano de cargos e salários?

Pequenos e médios empresários devem aproveitar a proximidade com seus funcionários para reter talentos que irão fazer a empresa crescer junto com eles.

· Atualizado em 21/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Reter talentos tem se tornado cada vez mais difícil para os empresários. Profissionais eficientes estão sempre procurando trabalhar em empresas que ofereçam oportunidades de crescimento, com bons salários e um plano de carreira estruturado - comuns em grandes corporações. Sabemos, porém, que um plano de cargos e salários bem estruturado é muito raro nas pequenas e médias empresas. Muitas vezes, seus melhores talentos acabam deixando a empresa para oportunidades em outras empresas, onde possam crescer e ganhar mais.  

Só que, o que talvez você ainda não saiba, é que a sua pequena empresa tem um ás na manga que as grandes não têm. Neste artigo, vamos mostrar como aproveitar sua força e manter seus melhores talentos trabalhando com você sem, necessariamente, aumentar muito os seus salários. 

É fato que os pequenos negócios não conseguem competir com propostas salariais e de carreira de empresas maiores. Além disso, não possuem recurso ou se preocupam em estabelecer sistemas de remuneração e recompensa mais elaborados e que aumentam o sentimento de mais valia do colaborador. 

Entretanto, os pequenos negócios têm uma vantagem que os grandes não têm: proximidade com o seu colaborador. As estruturas enxutas de pessoal e proximidade do proprietário com todo o time da empresa é uma vantagem competitiva que deve ser usada na hora de reter os talentos dentro da sua empresa. Estas são algumas dicas de como gerenciar pessoas em negócios com uma menor estrutura: 

  • Comunicação próxima e sincera: nas PMEs, existe a sensação de se trabalhar “em casa”, pela proximidade entre as pessoas e o tamanho reduzido do time; 
  • Participação ativa em decisões comerciais e de gestão: com os donos próximos da operação, é possível apresentar ideias e projetos diretamente a eles e explorar novos nichos de mercado, em conversas informais. Para o colaborador, isso significa que seu talento é super aproveitado e que as oportunidades que ele vislumbra podem facilmente se transformar em resultado para o negócio; 
  • Facilidade em criar sistemas de recompensa direta: o dono pode criar e aprovar campanhas de incentivo de vendas com pagamento direto, viagens e/ou outros tipos de incentivo não financeiro. A criatividade tem muito espaço nesse tipo de organização; 
  • Rendimento atrelado ao crescimento: é possível criar ofertas de remuneração variável atreladas ao crescimento de determinado nicho de produto ou marca. Quanto maior o resultado que o funcionário trouxer, maior pode ser sua remuneração.  

As gerações atuais são mais flexíveis em relação à vida profissional. Diferente da geração anterior, que prezava pela estabilidade e tempo de casa, hoje existe um novo padrão de comportamento, somado a outros fatores, como questionar o propósito de vida, flexibilização de jornada e automatização de processos com a rápida digitalização. 

Uma ação capaz de impedir um pedido de demissão é o engajamento: para contornar quadros de desânimo e desmotivação da equipe, preparar líderes e traçar planejamentos efetivos são passos fundamentais para reter colaboradores. A influência dos líderes é altamente expressiva, e um gestor que gera entusiasmo no time agrega valor aos resultados. 

A preocupação com o bem-estar no trabalho e a satisfação da equipe devem estar entre os principais objetivos do pequeno e médio empresário ao investir numa gestão planejada e focada no capital humano do negócio.  

A seguir, algumas ações que as PMEs podem implementar para reter bons profissionais: 

  1. Ter o capital humano como um dos pilares da cultura empresarial. 
  2. Destinar verbas para cursos e treinamentos. 
  3. Praticar uma boa comunicação interna. 
  4. Adequar o processo seletivo ao perfil do negócio. 
  5. Equilibrar a rotina de trabalho da equipe. 
  6. Realizar pesquisas de clima contínuas. 
  7. Fazer um diagnóstico da cultura organizacional. 
  8. Criar um plano de cargos e salários. 

Todo empresário deve aproveitar o potencial máximo de seus funcionários, pois uma equipe engajada e com boas ideias executa seu trabalho com excelência, contribuindo diretamente para o crescimento de uma empresa. Agora que você aprendeu que pode estimular seu colaborador para além de um bom salário, que tal implementar pequenas mudanças na gestão para garantir a satisfação de quem faz seu negócio crescer?! 

Saiba mais: 

Este e-book do Sebrae te ensina detalhes sobre retenção de talentos.

Este artigo apresenta dicas de valorização profissional.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?