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Pessoas | COMUNICAÇÃO INTERNA
Comunicação interna fortalece os laços com cooperados e colaboradores

Cooperativas podem utilizar estratégias de boas-práticas de relacionamento, comunicação interna e marketing para difundir os pilares do cooperativismo.

· 18/11/2022 · Atualizado em 23/11/2022
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O cooperativismo tem um mar de oportunidades para crescer no Brasil, e usar a comunicação interna e as boas-práticas de relacionamento para fortalecer os laços com os cooperados e os colaboradores das cooperativas é fundamental para ampliar sua presença, afinal, são eles os divulgadores naturais do negócio. 

Os pilares do cooperativismo estão baseados na democracia, igualdade, equidade, solidariedade, honestidade, transparência, responsabilidade social pessoal/mútua e altruísmo. Porém, ainda são pouco difundidos. 

O consumidor atual tem um olhar criterioso e, cada vez mais, procura adquirir produtos e serviços de empreendimentos que têm propósito e defendem valores sociais. Por isso, as cooperativas já têm na sua essência um modelo de negócios, que atende algumas das mais importantes demandas atuais. 

As ferramentas de relacionamento, comunicação e marketing são fundamentais para que tanto os associados como os colaboradores possam compreender o motivo da existência de uma cooperativa, seu papel na comunidade onde atua e seu potencial de crescimento.

Estratégias 

Um dos primeiros passos para o sucesso de sua cooperativa é identificar as capacidades de cada colaborador e escolher a função dele dentro da organização. Os dirigentes devem definir o número ideal de níveis de funções, dividindo a força de trabalho em departamentos ou áreas. Para cada colaborador, é importante ter clara sua autonomia, contribuindo para um ambiente de trabalho adequado. 

Desde o primeiro momento, procure integrar os colaboradores recém-contratados por meio de programas específicos. Isso vai contribuir para que ele entenda a missão da cooperativa e o seu papel nesse empreendimento. 

Diferencial 

A formação cooperativista é um dos pontos mais importantes para o fortalecimento do setor. Entidades como a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) mantêm cursos e programas para aprofundar e consolidar a identidade cooperativa em seus colaboradores e associados, permitindo uma maior integração de todos com o sistema. 

Além disso, essas pessoas estarão preparadas para entender e compartilhar a essência do cooperativismo no dia a dia e na sua comunidade. Estimule o desenvolvimento comportamental por meio de trabalhos em equipe, treinamentos comportamentais e assistência psicológica e social. 

Fique atento também para o desenvolvimento da cidadania. Isso pode ser feito por meio de orientação e assistência jurídica, educação sobre direitos do cidadão, funcionamento dos canais da administração pública, da justiça e ética, e estímulo ou apoio ao voluntariado.

Um outro pilar fundamental do cooperativismo é a preocupação com as pessoas, sejam elas da organização ou da comunidade. Uma cooperativa deve ficar atenta para a saúde ocupacional, segurança e ergonomia, atendendo às normas de saúde e segurança do trabalho, previstas na legislação em vigor e em atos normativos expedidos pela autoridade competente. Invista em treinamento para evitar riscos estabelecendo ações preventivas.

Mantenha sempre um canal de diálogo com os seus colaboradores por meio de avaliações constantes de bem-estar e satisfação, que pode ser feito por meio de pesquisas de clima organizacional.

Participação 

As assembleias são um dos pontos altos do cooperativismo. Nelas, os associados têm direito a voz e voto, contribuindo para o futuro desse empreendimento. Diante da pandemia de covid-19, esses encontros passaram a ser realizados de forma digital, facilitando a participação de todos em um momento de distanciamento social. O modelo acabou tornando-se mais frequente, mesmo com a possibilidade de retorno das reuniões presenciais. Portanto, elas devem ser preparadas com antecedência, inclusive pode-se realizar pré-assembleias, permitindo que o associado esteja mais integrado aos assuntos e possa tomar decisões mais embasadas nas informações da cooperativa. 

Sucesso

Assim como em qualquer negócio, a preparação de uma equipe de um empreendimento cooperativista faz toda a diferença para a conquista de novos mercados.

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