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Mon Aug 21 08:47:49 BRT 2017
Pessoas | GESTÃO DE PESSOAS
Conheça o exemplo de gestão de pessoas da Zappos

A empresa Zappos pratica um modelo de gestão descentralizada e autônoma. Saiba como ele é aplicado e os principais resultados da iniciativa.

· Atualizado em 21/08/2017
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Embaixadores”, “advogados”, “porta-vozes” de uma marca: você já deve ter ouvido falar dessas expressões. Elas se referem àqueles clientes fiéis, que vestem a camisa de uma empresa e saem falando dela para todo mundo. Agora, e “noivos” de uma marca? Você conhece?

Pois é. Já houve quem gostasse tanto, mas tanto, da experiência de compra proporcionada por uma empresa que resolveu se casar lá mesmo. A cerimônia ocorreu de fato, e na presença de Tony Hsieh, CEO da Zappos, famoso pelos métodos de gestão pouco ortodoxos. E o matrimônio, sejamos justos, nada mais foi do que uma consequência dessa filosofia.

O assunto é vasto. Poderíamos falar, aqui, sobre a estratégia de atendimento da marca. Sobre como o objetivo é priorizar o lado pessoal e emocional no relacionamento com as pessoas, mas vamos além. Vamos entrar sorrateiramente na sede da Zappos, circular pelos corredores para dar uma espiadinha no ambiente e entender como é que vem funcionando a última – e polêmica – jogada de Hsieh: a holocracia.

Hein?! Seria um governo conduzido por hologramas?

Pois é, o termo parece vir de um filme de ficção científica. Mas, de acordo com Reuven Gorsht, da SAP, o modelo nada mais é do que um sistema de autoridade distribuída – um conjunto de “regras do jogo ” que colocam o empoderamento como núcleo da organização. A mentalidade colaborativa domina o pedaço; os funcionários ajudam uns aos outros, sem distinção de função ou departamento.

  • A cultura organizacional e o fator “Uau!” 

De escritório, o lugar não tem nada. Parece mais um espaço no centro de Las Vegas meticulosamente desenhado para abrigar o modelo de Hsieh. Os 600 funcionários de “Lealdade ao Cliente” – os que estão na linha de frente, cuidando de telefones, e-mails e linhas de bate-papo – não seguem scripts ou manuais e têm total autonomia para atuar.

Isso é indispensável para que a empresa entregue, nas próprias palavras de Hsieh, o fator “Uau!”. Ou seja, o resultado da cultura de experimentação, criatividade e diversão que ele implantou na Zappos e que faz toda a diferença na relação com os clientes. O casamento aí de cima é exemplo disso.

Embora sui generis, esse exemplo mostra como uma estratégia bem definida de gestão de pessoas pode mudar o rumo de qualquer negócio. Nesse caso, a holocracia é parte de um entendimento maior de gestão, que nasce da essência de uma marca.

  • O desafio de montar uma equipe

Colocada assim, com um case excepcional, a questão da gestão de pessoas pode até parecer simples. Mas, se você já tem um histórico no empreendedorismo – ou mesmo se está começando –, deve saber muito bem que não é. O caminho para a formação de uma equipe forte e dedicada é cheio de surpresas.

Aqui, na Endeavor, nós conhecemos bem essas dores. A convivência diária com empreendedores em todas as fases de negócio mostra o quão necessária é a troca de experiências e ideias para que o desafio do recrutamento não seja tão complicado assim. A ideia é aproximar quem já sofreu – e se curou – dessas dores de quem as está penando com elas.   Nossos cursos online são ótimos exemplos dessa troca. Neles, mentores e empreendedores Endeavor compartilham conhecimento e vivência para te ajudar a desatar complicados nós de gestão. Ah, e com um detalhezinho: são todos 100% gratuitos.

Se o  seu desafio é na hora de montar um time, o curso de Gestão de Pessoas: Como construir uma equipe forte pode ajudar muito. São quatro horas de vídeo aulas com o instrutor Alvaro Cardoso Armond, especialista na área de Desenvolvimento Comportamental orientado para Resultados Organizacionais. Nelas, você vai aprender a estruturar um time qualificado, motivado e alinhado a uma cultura forte, tendo em vista as necessidades do seu negócio.

Depois de acompanhar as aulas, você conseguirá:

  • Identificar quem precisa contratar para as necessidades da sua empresa;
  • Atrair e selecionar as pessoas certas;
  • Motivar e recompensar funcionários;
  • Criar e cultivar a cultura organizacional;
  • Identificar competências e comportamentos de um bom líder.

Outro curso que pode te ajudar um bocado – principalmente se você está começando a empreender – é A arte do recrutamento: como atrair os melhores profissionais para o seu negócio.

Nele, Sandra Betti, mentora Endeavor e especialista em recrutamento, mostra vários caminhos das pedras. Compreender o seu papel no processo de Recrutamento e Seleção, por exemplo; atrair pessoas alinhadas ao jeito de ser da sua organização; criar e manter um pipeline de candidatos qualificados, e apontar as diferenças entre o recrutamento interno e externo; por fim, identificar as etapas para seleção e avaliação do candidato ideal (CV, entrevistas, cases etc).

São duas horas e meia de puro conhecimento aplicável, transmitido por vídeo aulas. Ou seja, você aprende sem nem ter que sair de frente do computador. Já pode começar assim que acabar de ler esse artigo!

Vá em busca do seu efeito “Uau!”

Enfim, são oportunidades imperdíveis para aprimorar a gestão de pessoas da sua empresa. Como mostra o exemplo da Zappos, ter uma equipe forte e alinhada com a sua cultura organizacional é determinante para o sucesso das operações, para causar aquele impacto positivo na clientela.

Até porque os principais “embaixadores”, advogados” ou mesmo “noivos” da sua marca devem estar dentro dela.

E o assunto não termina aqui! Conheça outros cursos sobre gestão de pessoas


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