this is an h1

this is an h2

Tue May 30 18:44:49 BRT 2023
Organização | SUSTENTABILIDADE
Construção sustentável torna empreendimentos amigos do meio ambiente

Cada vez mais presente, a construção sustentável busca tornar empreendimentos menos agressivos ao meio ambiente.

· 01/02/2023 · Atualizado em 30/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Conceito de engenharia civil que está sendo cada vez mais usado em projetos, a construção sustentável promove reformas e ergue obras desde pequenas casas populares até grandes construções como edifícios e fábricas. Esse conceito é baseado no desenvolvimento de um modelo que possibilita a proposição de soluções para os principais problemas ambientais da atualidade, sem renunciar às novas tecnologias e à satisfação das necessidades dos usuários dos novos empreendimentos. 

Na construção sustentável, engenheiros e arquitetos procuram usar ideias e tecnologias ecológicas nas obras a fim de preservar o meio ambiente, poupar os recursos naturais e garantir qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. 

Projetos sustentáveis 

Desde o desenvolvimento do projeto arquitetônico, várias estratégias de sustentabilidade já podem ser incorporadas, como, por exemplo, a mudança de orientação da construção para melhor controle da iluminação de acordo com a luz solar e de acordo com a posição do Sol, além de procurar amenizar as temperaturas noturnas e diurnas.  

A concepção inicial de um projeto de construção sustentável é um princípio decisório para diminuir o impacto de gastos referentes às questões de sustentabilidade. Se o projeto já for pensado com os devidos conceitos de sustentabilidade, é mais fácil trabalhar essas questões por um custo muito mais baixo do que as incluir já em fase adiantada do trabalho. 

Uso de materiais mais sustentáveis 

Nos últimos anos, tem havido um forte investimento da indústria de materiais de construção para a concepção de produtos mais sustentáveis. Esse investimento se dá por meio de pesquisas científicas, de inovações, de consultas a profissionais da área e também do mercado consumidor. Os materiais destinados à construção sustentável promovem menos impacto ambiental, utilizam menos recursos naturais e podem incorporar materiais reciclados em sua composição. 

A seleção dos materiais destinados à construção sustentável deve atender a critérios importantes como a origem dos materiais, a quantidade de conteúdo reciclado e a quantidade de compostos orgânicos voláteis (COVs), se aplicável. Algumas das opções de materiais que podem ser usados são plásticos reciclados, concreto reciclado (aproveitado a partir da demolição de outras construções) e madeira de reflorestamento. O projeto também deve contemplar as características da arquitetura local, além da proximidade de fornecedores e materiais. 

Tecnologia ajuda no processo 

As novas tecnologias têm transformado a construção civil de inimiga do meio ambiente em aliada da sustentabilidade.

Além do surgimento de novas tecnologias de construção mais rápidas e limpas, a criação de leis ambientais mais rigorosas, de segurança para os trabalhadores de obras e vários acordos internacionais entre governos para redução de poluentes influenciaram o mercado da construção civil, o que levou à aplicação de práticas melhores em novas construções de edifícios e em reformas de imóveis já existentes.

São várias as soluções tecnológicas para construções sustentáveis, como a geração de energia fotovoltaica; coberturas com telhado verde, que ajudam a reter água de chuva e dão a possibilidade de armazenar água para diversos usos; sistemas inteligentes de isolamento térmico para ajudar no aquecimento o edifício ou na refrigeração em estações quentes; sistemas de reutilização de água para uso em banheiros, jardinagem, e para lavar o chão; e equipamentos de alta eficiência energética, que são importantes - além da economia de energia - para o controle da climatização interna e da iluminação por ambiente e necessidade de uso.

Uma construção sustentável bem projetada é capaz de se beneficiar das técnicas passivas de proteção térmica e obtenção da luz do sol. Algumas dessas soluções são os prismas de iluminação e ventilação, o direcionamento das fachadas para permitir a entrada de mais luz solar através de brises solares ou venezianas internas, que melhoram ao máximo a iluminação natural em ambientes interno e não permitem que o ambiente fique quente demais no verão e nem muito frio no inverno. São instrumentos importantes para que as edificações necessitem  de menos luz elétrica para iluminar, aquecer ou resfriar os ambientes internos. 

A construção civil requer constantes mudanças de práticas construtivas e inovações tecnológicas, visando respeito ambiental e social, para atender um mercado consumidor cada dia mais globalizado, interessado e focado em sustentabilidade. As estratégias de construção sustentável suprem perfeitamente esses anseios. 

Onde saber mais 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora