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Pessoas | EQUIPE
Conversas difíceis

A delicada arte de desenvolver conversas difíceis com a sua equipe.

· 25/10/2022 · Atualizado em 27/10/2022
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Quem já não se viu diante daquele dilema que diz “precisamos conversar”? Seja como interlocutor ou como receptor, essa situação é difícil para ambas as partes. As conversas delicadas, infelizmente, fazem parte da nossa vida, e não há como evitá-las. Mas, com certeza, há um jeito muito mais fácil de abordar temas que são um pouco mais delicados. Este artigo, inspirado no post do Sebrae Paraná, vai te ajudar nestas conversas mais difíceis.

 Uma coisa é certa: adiar conversas difíceis não é, de jeito nenhum, uma boa opção. Na verdade, quanto mais adiamos a conversa pior a situação fica.

Trazendo essa questão para o mundo dos negócios, uma das razões para não postergar uma conversa difícil é porque, cedo ou tarde, as pessoas vão acabar tomando conhecimento sobre os acontecimentos. Esclarecer os fatos o quanto antes certamente trará benefícios para a empresa e para as pessoas envolvidas. 

Mas, qual abordagem devemos utilizar em conversas difíceis? Qual é o melhor comportamento? Qual é o tom adequado para essa conversa? Que palavras devemos usar? 

Antes de iniciar a conversa, tenha em mente todos os detalhes que precisam ser esclarecidos. Se for necessário, faça pequenos apontamentos para certificar-se de não ter esquecido nenhum detalhe importante. O objetivo principal ao ter uma conversa difícil é fazer com que o seu interlocutor receba a mensagem da forma mais clara e objetiva, sem deixar espaços para dúvidas.

Quando falamos em clareza e objetividade, é preciso também adequar o tom de voz e a comunicação ao fato e não à pessoa. Isso fará com que a situação seja tratada de forma impessoal. Nunca esqueça de trazer a gentileza para a mesa de conversa. Ela sempre somará na resolução de qualquer conflito.

Conversas difíceis sempre são marcadas por certa tensão e nervosismo. Crie um clima amigável e procure um lugar reservado para falar sobre o assunto. Tenha empatia e coloque-se no lugar do outro para saber a melhor forma de trazer a conversa para a mesa. Dê espaço para que o seu interlocutor apresente a sua perspectiva sobre o assunto. Muitas vezes, questões difíceis são resolvidas com uma escuta aberta e receptiva.

Ao abordar uma situação difícil, é importante apresentar as consequências que surgiram. Deixe claro tudo e todos que foram afetados pela situação e, principalmente, dê espaço para que o seu interlocutor proponha formas de resolver a questão. Coloque-se à disposição para ajudar também. Esse comportamento fortalece a parceria nos negócios.

Agora que você já sabe um pouco sobre a importância de organizar uma conversa difícil, lembre-se de uma ferramenta que pode te auxiliar a diminuir a necessidade destas conversas. Trabalhe sempre com feedback. Ajustes periódicos são sempre mais fáceis! Então, estimule sempre o feedback na sua empresa.

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