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Pessoas | RECRUTAMENTO DE PESSOAL
Crie seu próprio banco de currículos on-line e retenha talentos

Micro e pequenos empreendedores podem usar formulários on-line gratuitos para criar bancos de currículos estruturados e garantir processos seletivos assertivos.

· Atualizado em 22/12/2022
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Toda empresa precisa de um banco de currículos, principalmente quando é preciso contratar com urgência. Para agilizar a busca por profissionais capacitados e com perfil alinhado aos valores e à cultura da empresa, processos seletivos assertivos dependem muito de um banco de currículos estruturado e organizado.

Empresas de médio e grande porte fazem a maior parte do seu recrutamento por meio de seu departamento de recursos humanos ou de empresas terceirizadas, geralmente de forma on-line. E sabia que você, micro e pequeno empreendedor, também pode aproveitar o poder da internet a seu favor para criar um banco de currículos on-line de forma gratuita e ter sua própria plataforma de captação de talentos? A seguir, vamos mostrar como é fácil fazer isso.

Como criar seu banco de currículos on-line e gratuito

Como criar um banco de currículos de forma rápida e prática para sua empresa sem gastar com apps ou assinaturas? Simples: use o que você tem à sua disposição on-line e sem custo algum. O modelo que sugerimos para criar o formulário de recebimento de currículos é o Google Forms.

Esse tipo de ferramenta on-line costuma ser gratuita e permite que sejam elaborados formulários de qualquer tipo. Depois de publicados, basta estar conectado à internet para preenchê-los. Então, monte um modelo de envio de currículos e publique-o on-line para que pessoas interessadas o preencham e encaminhem para você as informações de forma automática.

Pense no preenchimento do formulário como se você estivesse pedindo para que seu candidato preenchesse um currículo, como naquelas fichas de emprego, mas on-line. O segredo, portanto, está na sua elaboração, ou seja, no que você deve perguntar, na sequência das perguntas e em como fazê-las.

Inclua questões essenciais para seu processo seletivo, além de informações comuns, mas indispensáveis, como nome, endereço, idade e telefone de contato. Todas as outras perguntas podem variar, mas pense com cuidado e crie um formulário padrão, ou seja, que sirva para todas as vagas da empresa. 

Faça uma pequena pesquisa na internet, inspire-se e chegue a um modelo que atende ao que você precisa. De forma geral, aqui vão algumas dicas de perguntas essenciais para facilitar seu processo de seleção:

  • Para qual vaga você está se aplicando? (Esse item pode ser múltipla escolha: o empreendedor já preenche com antecedência as áreas que ele tem disponíveis na empresa para as quais o candidato pode se candidatar).
  • Qual seu nome, data de nascimento, telefone, e-mail e link das redes sociais?
  • Fale um pouco sobre si (espaço para verificar a redação do candidato).
  • Qual a sua formação (escolaridade)?
  • Qual foi a sua última experiência profissional (empresa, função, duração, descrição do trabalho e conquistas)?
  • Qual foi a sua penúltima experiência profissional (empresa, função, duração, descrição do trabalho e conquistas)?
  • Quais são os seus conhecimentos específicos, como idiomas e informática?
  • Por que você deveria ser contratado?

Você pode acrescentar outras perguntas, de acordo com as necessidades da sua empresa. Para encontrar mais informações sobre como descrever a vaga ideal para o candidato que quer atrair para a sua empresa, clique aqui. 

Depois de criar seu formulário, você precisa publicá-lo. Crie um QR Code e disponibilize-o no seu estabelecimento, mande-o por aplicativos de mensagens e poste-o nas suas redes sociais. Todas as pessoas com o link poderão preencher o formulário e enviar seus currículos para você.

Assim que qualquer formulário tiver sido preenchido, você poderá vê-lo na sua conta, onde terá a opção de imprimir ou de salvar os dados. Faça isso no formato PDF e guarde-o nas suas pastas virtuais. É imprescindível que você inicie seu banco de currículos definindo uma única forma de armazená-los. Os meios eletrônicos apresentam uma série de vantagens, eliminando a necessidade de arquivos físicos e permitindo uma busca mais rápida.

Também é necessário estabelecer a nomenclatura correta dos arquivos, para quando for a hora de acessar seu banco de currículos à procura de candidatos. Se o currículo estiver impresso, é importante digitalizar o documento e armazená-lo com os demais. Saiba mais sobre como organizar currículos impressos de maneira digital aqui

Parabéns! Com seu próprio banco de currículos, você cria uma fonte recorrente de interessados em trabalhar na sua empresa, acelerando os processos de recrutamento e seleção e, consequentemente, facilitando o preenchimento das vagas que surgem na sua empresa. 

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