this is an h1

this is an h2

Fri May 19 01:47:33 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Cristalina, a cidade dos cristais

Cristalina é um centro de extração e lapidação de pedras, cristais e joias, mas também tem muita beleza natural. Um ótimo destino a oferecer aos seus clientes.

· 09/02/2023 · Atualizado em 19/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Localizada no Planalto Central, a 131 km de Brasília e a 275 km de Goiânia, a cidade de Cristalina é famosa por ser o maior centro de extração e comercialização de pedras e cristais preciosos e semipreciosos do mundo. É também uma região de muita beleza natural, com parques e cachoeiras. Uma região pouco explorada com muitos atrativos para a geração de negócios. 

Entre as pedras que podem ser encontradas na cidade, estão ametistas, safiras, esmeraldas, topázios azuis, turmalinas e cristais de diversas cores, formas e tamanhos. Há em Cristalina cerca de 250 artesãos dedicados à lapidação de pedras e fabricação de joias. 

Tudo começou no século XVIII, quando bandeirantes que percorriam a então capitania de Goiás chegaram em uma serra onde encontraram grandes pedras de várias tonalidades espalhadas pelo chão. Como os exploradores estavam interessados em ouro e prata, não deram importância aos cristais, embora tenham dado ao local o nome de Serra dos Cristais. 

Em 1879, dois franceses exploradores de ouro, Etienne Lepesqueur e Léon Laboissière, ficaram impressionados com a quantidade de cristais que brotavam do chão e enviaram amostras para a França. A alta pureza desses cristais fez com que eles fizessem muito sucesso em Paris.  

Em 1884, outro francês, Emílio Levy, criou uma casa de comercialização de cristais que alavancou o crescimento da população local. O município de São Sebastião dos Cristais foi fundado, oficialmente, em 16 de julho de 1917. Em março de 1918, o nome da cidade foi mudado para Cristalina. 

Embora a principal atividade econômica de Cristalina seja a agropecuária (a cidade é a 10ª maior economia de Goiás, com 1,2% no PIB estadual), o turismo tem grande potencial de desenvolvimento para gerar emprego e renda para os moradores locais e para os pequenos negócios na região. 

Belezas naturais 

Além dos cristais, o local também tem atrativos para os amantes da natureza, já que possui uma grande área de preservação ambiental onde a fauna e a flora originais continuam intocadas. Existem 500 hectares de cerrado nativo onde são encontradas várias espécies de animais, aves e tipos de vegetação já em extinção. Dentro da reserva se encontram cerca de 20 cachoeiras com águas cristalinas, fazendo com que o local seja frequentado por naturalistas, biólogos e pesquisadores de diversas universidades. 

Veja alguns pontos turísticos: 

  • Pedra do Chapéu do Sol – cartão postal de Cristalina, fica na Fazenda Sucupira, a 7 km do centro de Cristalina. É um bloco de arenito de 100 toneladas que chama a atenção pelo formato e se destaca na paisagem por estar equilibrada em uma base com um pouco mais de um metro, posição que mantém há milhões de anos. 
  • Reserva dos Topázios – área de proteção ambiental com vegetação típica do cerrado brasileiro. Além de vegetação, a reserva tem cachoeiras, poços e o cânion Garganta dos Topázios. 
  • Balneário das Lajes – também conhecido como Praia das Lajes, fica a 12 km do centro. Tem uma belíssima queda d’água, além de piscinas naturais, área de camping, área para churrasco, restaurantes, quiosques e trilhas ecológicas. 
  • Mercado do Cristal – Reúne os atrativos da cidade, como pedras brutas, lapidadas e joias. O visitante também pode acompanhar todo o processo de fabricação de uma joia. 
  • Garimpo – um passeio no qual pode-se extrair o cristal bruto do solo das jazidas. Para realizar essa atividade, é preciso contratar um guia de turismo no Mercado do Cristal 
  • Adventure Park – área de 58 hectares onde se localiza a maior lagoa de cristais da região, com a água a uma temperatura média de 26º C a 27º C graus e visibilidade além dos 15 metros, excelente para mergulho. O projeto do parque tem quatro fases, estando atualmente na primeira. Mesmo assim, já é possível fazer diversos passeios, como a caminhada pela Pedra Chapéu do Sol, passando por pontes suspensas e formações rochosas exuberantes, além do passeio de stand up paddle (remo em pé) e mergulhos na lagoa dos cristais. 
  • Cachoeira do Arrojado – uma das principais atrações de Cristalina, tem um acesso muito fácil.  
  • Lojas de cristais – além do Mercado do Cristal, a cidade conta com inúmeras lojas onde é possível comprar cristais brutos, artesanatos, bijuterias e joias.   

Cristalina tem muito a oferecer ao setor de turismo, podendo ser explorada em diversos segmentos: ecoturismo, turismo ecológico, turismo de negócios, de aventura, turismo cultural e esotérico, e outros. Oportunidades é que não faltam! 

Para te apoiar nessa ideia, o Sebrae oferece cursos on-line gratuitos, aproveite! 

Inovação e possibilidades de crescimento: “Você compreenderá qual é a importância de implementá-la em seus negócios, seguindo as etapas para explorar possibilidades e produzir resultados satisfatórios. Vai se conscientizar do valor e dos benefícios da inovação para o seu negócio e vai identificar e desenvolver ações organizadas para analisar e aproveitar oportunidades” 

Como posso empreender para fortalecer negócios criativos? " Ser criativo é praticamente um requisito para empreender! Neste curso, você vai aprender a combinar a criatividade e o espírito empreendedor para agregar valor ao seu negócio."  

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?