this is an h1

this is an h2

Tue Feb 14 18:34:47 BRT 2023
Pessoas | RECRUTAMENTO DE PESSOAL
Currículo impresso segue importante para a empresa, saiba como usá-lo

Mesmo em tempos digitais e do recrutamento on-line, vale manter e organizar os currículos impressos. Veja no passo a passo como tirar o melhor proveito deles.

· Atualizado em 14/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O mundo gira e fica cada vez mais digital. Mas o que parece ser um caminho sem volta ainda tem algumas paradas obrigatórias no analógico. É o caso do currículo impresso, que ainda se mantém muito importante. Empresas de médio e grande porte fazem hoje a maior parte de seu recrutamento de forma on-line, mas para o universo das pequenas empresas, o bom e velho currículo ainda tem muito valor.

Como fazer bom uso dos currículos físicos que não param de chegar e como utilizá-los em seu benefício para garimpar bons funcionários? Confira aqui as dicas para manter, organizar e aproveitar o material impresso.

Antes de mais nada, há algo que você já sabe, mas vale lembrar: currículo é como qualquer outro bem, eles têm prazo de validade. Sim, é isso mesmo: você não deve guardar currículos indefinidamente e você logo vai saber o porquê.

Considerando que os currículos vão chegar, é preciso ter um espaço nas lojas ou na área de atendimento onde as pessoas possam deixar o material impresso. Deixe esse local bem evidente no seu estabelecimento e instrua os funcionários a sempre indicar aos interessados sobre a localização do espaço.

Além disso, é preciso criar uma agenda, um processo interno para o recolhimento e a catalogação dos currículos que você recebe. Eles não vão ajudar muito se forem se acumulando e pegando poeira no balcão. Faça isso de forma semanal ou mensal (vai depender da quantidade), mas sempre o faça.

Catalogar e organizar: mesmo quem é mais digital que analógico, sabe que os documentos são guardados em pastas. Naturalmente, tudo depende da quantidade, mas os currículos podem ficar tanto em pastas como em armários. Imprima também os currículos que chegam por WhatsApp ou e-mail. Todos vão para o mesmo lugar.

Não se esqueça de registrar a data de entrega do, considerando que ele costuma ter validade real de dois a quatro meses. É o tempo em que as pessoas, fora de épocas de crise, costumam ficar sem trabalho.

Ao organizar o material, é importante separar por áreas ou vagas. Se você não tem tantos departamentos na sua empresa, faça a divisão por área, atendimento, vendas e escritório. Por exemplo, caso sua empresa já tenha um número maior de funcionários, separe-os por função, currículos de vendedores, atendentes, auxiliares etc. Outro sistema pode ser o de separar por setores: balcão, produção, indústria e escritório.

Todas as etapas devem ser seguidas semanal ou mensalmente, de acordo com a opção de organização para não atrapalhar o processo.

O uso dos currículos: o banco de currículos impressos, sempre organizado e catalogado, vai ser usado quando surgir uma nova vaga, tanto para o caso de uma demissão projetada ou para o caso de aumento do quadro de funcionários.

Ao olhar todas as opções, o empreendedor vai validar os currículos – um a um – para aquela vaga disponível. Aprovar ou não é um segundo passo do processo, e é quando os currículos que não têm a competência exigida serão descartados, literalmente. Os currículos aprovados serão chamados para a entrevista. E aqui temos boas dicas para o encontro com os candidatos: o e-book “O guia definitivo para entrevistar bem seu candidato” ou dicas mais rápidas neste artigo.

Número de currículos: um bom número de currículos é de três a cinco aprovados para uma vaga. Em geral, a cada três entrevistas é possível encontrar um candidato com o perfil adequado para uma vaga de competência não especializada.

Descarte e organização: jogue fora (literalmente, descarte) todos os currículos que não foram aprovados na etapa anterior. Eles não têm e não terão tão cedo a competência necessária para trabalhar para você. Descarte também o material dos candidatos que foram chamados para a entrevista, mas não se saíram bem. Quem não apareceu para a entrevista e não informou o motivo também não precisa ter o currículo mantido. E, claro, tire do banco de currículos impressos o material do candidato que se tornou funcionário da empresa.

Manter: já aquele candidato que mostrou um bom perfil na entrevista, mas ficou de fora da seleção pode ter seu currículo mantido na base com direito a uma estrelinha de destaque. É um candidato potencialmente bom que, caso ainda esteja disponível, pode ser acessado para uma oportunidade futura naquela área.

E que tal criar um QR Code do endereço de envio de currículos on-line ou de cadastramento para vagas on-line? Confira aqui como criar seu próprio banco de currículos on-line.

 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?