this is an h1

this is an h2

Sat Apr 29 21:13:31 BRT 2023
Pessoas | MANUTENÇÃO DE PESSOAL
Descubra o que é turnover e como ele pode afetar a sua empresa

Conheça a importância de um processo seletivo bem feito e de uma boa equipe de trabalho para reduzir a saída de funcionários da sua empresa.

· Atualizado em 29/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O que é turnover?

O turnover é um indicador de gestão de pessoas que mede a rotatividade de funcionários em uma empresa. É calculado a partir do número de colaboradores que entra e sai da empresa, sendo um índice percentual.

Todas as empresas contratam e demitem funcionários, é uma prática cotidiana. A atenção que se deve ter ao turnover é se este índice estiver alto ou baixo demais.

Quando é muito alto, significa que a empresa está demitindo e contratando demais, ou seja, as pessoas não “permanecem” nela quando são contratadas os ou está havendo uma grande evasão. Se ele estiver muito baixo, mostra que a empresa não tem efetuado contratações e está com o mesmo time, com pouca ou nenhuma alteração, denotando certa estagnação. 

De forma geral, o turnover alto é mais preocupante. Uma equipe “velha de casa”, ainda que não produza ou inove muito, é capaz de manter o negócio funcionando. Agora uma empresa que não consegue manter um colaborador por mais de três meses e tem taxas altas de evasão, gasta muito mais tempo e dinheiro com treinamento e retrabalho e está sujeita a muito mais erros operacionais, por ter uma equipe permanentemente inexperiente. 

Veja alguns dos motivos que causam a alta rotatividade:

Veja abaixo outros fatores que desmotivam o trabalhador a permanecer na equipe:

FAVORITAR
Botão favoritar

A importância da manutenção da equipe

Formar uma boa equipe de trabalho é uma tarefa que exige atenção das empresas. Admitir um candidato com perfil inadequado para o serviço pode causar prejuízos aos negócios. Por outro lado, perder um colaborador experiente é sempre prejudicial para a empresa - em especial quando sua entrega é de qualidade.

Sempre que um novo colaborador entra na empresa, precisa de um tempo de adaptação, aprendizagem dos processos, alinhamento com a cultura e vivência, para que então faça entregas de acordo com seu talento. Claro, ele não tem entrega zero, mas sempre há um período de adaptação, que custa tempo e dinheiro e às vezes termina mal, com a saída prematura do colaborador.

Além disso, rescisões contratuais sendo pagas frequentemente oneram e desequilibram as contas da empresa. Dependendo do caso, é possível se pagar o equivalente a até oito salários nominais por empregado, dependendo do cargo.

 

FAVORITAR
Botão favoritar

Como manter um turnover saudável

Um alto índice de turnover é garantia de prejuízo para qualquer empresário. Se este é o seu caso, é hora de rever a situação da empresa, tentar identificar as falhas e, até mesmo, renovar a equipe de trabalho. Dificilmente será possível reduzir o turnover com uma ou duas decisões acertadas. É preciso trabalhar nas questões estruturais e esperar que essas mudanças rendam frutos.

No mais, é preciso saber que a rotatividade não é em si o problema, sendo mais um sintoma de que uma ou mais coisas não estão funcionando bem na sua empresa. Por isso, a solução do deve abranger mais frentes, e os resultados da intervenção virão com o tempo.

Um dos primeiros pontos é avaliar o processo de recrutamento. Verifique se as pessoas que estão entrando na empresa conhecem realmente a proposta de trabalho. Seja muito claro ao se dirigir aos candidatos e trabalhe sempre de forma transparente. Verifique também se as pessoas admitidas estão alinhadas à cultura da empresa.

Depois você pode realizar uma  pesquisa de clima, buscando identificar quais são os pontos de maior insatisfação na sua empresa. Essa análise é necessária e pode mostrar quais políticas trazem bons frutos e quais têm atrapalhado seus resultados. 

Um outro ponto é avaliar é se sua proposta de trabalho é interessante. Pode ser que você ofereça salários maiores ou menores que o mercado, ou talvez seus benefícios não sejam atraentes. Vale a pena uma análise honesta sobre essas questões.

O clima de trabalho também influencia no índice. Às vezes sua proposta é boa, as pessoas estão alinhadas, você tem talentos ativos na empresa, mas o clima é tóxico e as pessoas não conseguem trabalhar bem umas com as outras. E as que conseguem, adoecem. Esta é outra avaliação muito importante.

Por fim, escute as pessoas. Como um empreendedor experiente, é bem possível que algumas das soluções mais simples e eficientes já estejam bem à sua frente, na opinião dos seus colaboradores. Às vezes, uma reunião de peito aberto ou uma solicitação de feedback sincero vale mais do que um projeto de consultoria bem elaborado.

FAVORITAR
Botão favoritar
Material de apoio

Para aprender mais sobre o assunto turnover, confira os materiais que separamos  para você:

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?