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Thu Jul 07 14:01:59 BRT 2022
Pessoas | GESTÃO DE PESSOAS
Dez dicas práticas para conquistar a parceria da sua equipe vendas

Influenciar o bom trabalho dos colaboradores tem mais a ver com você, empreendedor, do que com eles.

· 15/06/2022 · Atualizado em 07/07/2022
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O único empreendedor na face da Terra que nunca passou raiva com seus colaboradores é aquele que nunca contratou ninguém. Não porque todo colaborador é ruim e que vai dar trabalho, mas é que influenciar as pessoas para que façam um bom trabalho é uma tarefa mais difícil do que parece. 

No começo é sempre igual. Você precisa de alguém para trabalhar e alguém precisa de trabalho, vocês se encontram, se conhecem e acreditam que vão ser felizes para sempre, mas para sempre, sempre acaba. Na verdade, não é que acaba, mas é preciso mais do que um contrato de trabalho para garantir a eficiência dos colaboradores.

Por isso é tão importante contar com a parceria dos seus colaboradores. O maior resultado vem de equipes que dão o seu máximo e isso só acontece quando as pessoas se sentem parte da empresa, sentem que são importantes, que seu trabalho importa e são reconhecidos por isso. 

Então conheça dez dicas práticas para ajudar você, empreendedor e empreendedora a conseguir conquistar a parceria dos seus funcionários. 

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1. Contrate os melhores e faça o seu melhor para mantê-los com você

Mantenha e segure o seu pessoal treinado e habituado na empresa. O custo de reposição de pessoas competentes é maior do que aumentar um pouco os dispêndios e conceder alguns benefícios.

2. Reconheça os bons resultados constantemente

Reconheça os bons resultados dos seus colaboradores em qualquer lugar e, principalmente, publicamente. Fale na reunião de confraternização, nas reuniões, nos eventos, fale com palavras e demonstre com recompensas. A premiação por objetivos atingidos é instrumento fundamental para a continuidade da motivação e entusiasmo de seu pessoal. Prêmios-surpresa ou sorteios dão bons resultados. Elogio é bom, mas não enche barriga.

3. Estabeleça metas atingíveis

Não cometa o erro de impor metas inatingíveis. Muitas vezes a gente se empolga com bons resultados, imagina que as pessoas não estão dando o suficiente ou até de que se apertar mais um pouquinho, consegue um resultado melhor. Qualquer que seja seu pensamento, tenha o cuidado de criar metas atingíveis. Metas impossíveis caem rapidamente em descrédito e, ao invés de mobilizar o time como um desafio, é tratada como uma piada de mal gosto da gerência.

4. Use remuneração variável de grupo

Nas comissões do pessoal de vendas, implante um sistema de remuneração em que parte dos ganhos seja oriunda da venda total da empresa ou das lojas (por exemplo, cada vendedor ganha sobre as vendas de outro, ainda que em proporção menor). O objetivo é criar um ambiente sadio de cooperação, evitando a sonegação de mercadorias e espírito de cooperação, buscando evitar o famigerado “roubo de venda.

5. Evite paternalismo

Não permita pactos entre vendedores e, às vezes, com o próprio gerente para "ajudar" um vendedor a atingir sua meta e depois dividir as comissões. Se isso ocorrer, a empresa estará pagando comissões e prêmios que não deveria, como no caso de o gerente efetuar toda a operação de venda e atribuí-la a um vendedor.

6. Tenha a equipe na medida certa

Fique atento aos ganhos médios de seus vendedores e não aumente a equipe se não houver certeza de aumento de vendas reais. A equipe divide as vendas da loja pelo número de vendedores em atuação. Se você ultrapassar o número ideal para eles, haverá sabotagem e "pressão psicológica" sobre os recém-admitidos. Vovó já dizia: “Um é pouco, dois é bom, três é demais”.

7. Tenha uma política salarial clara 

Leis e decretos devem ser entendidos, pois a falta de informação geralmente é formadora de boatos comumente negativos. Tenha sua política clara, os percentuais e as mecânicas de pagamento. Todos devem saber tudo sobre como é calculada sua remuneração variável. É muito importante conseguirem estabelecer certa previsibilidade, isso inclusive os ajudam a se comprometer com as metas e com seus ganhos.

8. Antecipe todo mês um pouco de aumento ao pessoal fixo

É melhor agir assim do que seguir as leis dos dissídios não mensais para reposição de perdas salariais. O aumento de vendas nominais é um bom indicador para você reajustar salários e para que todo o pessoal associe seus ganhos com o desempenho de vendas.

9. Tenha uma organização simples

Tenha uma organização simples está em negrito sem necessidade
A divisão de tópicos e títulos apresentada a direita (Sessão neste texto) apresenta apenas a conclusão. Ela pode ter o título de cada uma das dez dicas ou uma divisão melhor entre introdução, dicas e conclusão.

10. Defina escalas com antecedência

Decida e divulgue seu calendário e horários no início do ano quanto a escala de férias (individuais e coletivas), datas de inventários, dias e horários de compensações, escalas, folgas, prêmios, festas de confraternização, horários de Natal, Ano Novo, Páscoa, dias festivos e pagamento de 13º salário. Evite fazer mudanças e, quando for imprescindível, comunique com máxima antecedência possível. Quanto mais conseguir evitar o “Amanhã você vem, né?” melhor.

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Conclusão

Manter um time de vendas motivado e trazendo resultados nem sempre é muito fácil. A melhor forma de fazer isso é trabalhando com respeito e transparência, deixando as regras do jogo claras, dando o suporte necessário para conseguir o que precisam e um puxão de orelha quando dormirem no ponto. 

É gente trabalhando com gente. Quanto mais gente formos, mais gente teremos.

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