this is an h1

this is an h2

Thu Aug 04 17:54:58 BRT 2022
Pessoas | FUNCIONÁRIOS
Dia do Trabalhador da Construção Civil

Ao valorizar a segurança e a saúde desses profissionais, não apenas nessa data, você verá resultados no crescimento da sua empresa.

· 21/07/2022 · Atualizado em 04/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O dia 26 de outubro é dedicado à celebração do Dia do Trabalhador da Construção Civil. A data foi escolhida próxima ao dia de São Judas Tadeu, padroeiro da profissão, e homenageia todos os profissionais ligados direta e indiretamente a esse importante segmento da economia brasileira. Em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil cresceu 8%, segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e a Fundação Getulio Vargas (FGV). Durante o ano, foram criados 245.939 empregos, 98 mil a mais que em 2020.

Não há dúvidas de que a construção civil é um dos pilares da economia brasileira, e por isso o dia desses trabalhadores não pode se resumir a homenagens. A data também deve ser vista por empreendedores como uma oportunidade para tomar atitudes que reforcem os cuidados com a saúde e a segurança do trabalho, valorizando mais a atuação desses agentes do setor.

Na visão do presidente do Serviço Social da Construção (Seconci – SP), Sérgio Porto, a saúde e a segurança do trabalho tornam-se indispensáveis num cenário de recessão como o atravessado pela construção civil: “Esses são elementos estratégicos para o bem-estar e a motivação dos trabalhadores. Sem saúde e segurança do trabalho, as empresas apresentam baixo desempenho e não atingem a produtividade almejada”.

Inovações em segurança

A tecnologia oferece cada vez mais soluções inovadoras nesse sentido. A utilização de drones nos canteiros de obras, por exemplo, contribui para a economia de recursos financeiros e o aumento da produtividade e da segurança. Confira neste artigo como aplicar esse recurso em sua empresa de construção civil.

Novos equipamentos carregadores de tijolos e lajotas também são novidades atraentes. Quando feito de maneira rudimentar, esse processo pode ser bastante desgastante e improdutivo, além de, em caso de queda, gerar desperdício de materiais. Certos modelos de carregadores de tijolos e lajotas, que permitem carregar até dez peças de uma vez, têm a vantagem de facilitar um trabalho cansativo para pedreiros e serventes e gerar mais rapidez e produtividade para a obra.

O assentamento de piso é outra tarefa que exige bastante esforço físico. Além de ficar horas em uma posição desconfortável, com os joelhos no chão, ainda é preciso carregar as peças a serem assentadas e se certificar de que o trabalho está bem feito, alinhado e bem-acabado. Para diminuir esse esforço e preservar a saúde desses profissionais, já existem carrinhos com assento ergonômico, joelheiras acolchoadas e rodinhas. Além de inovador e confortável, o produto também ajuda a melhorar a produtividade do serviço.

Você, empreendedor da construção civil, pode ficar por dentro dessas e de outras novidades sobre o setor acompanhando o Portal do Sebrae. Veja agora mesmo este artigo com 5 dicas para acompanhar o setor da construção civil

E feliz Dia do Trabalhador da Construção Civil!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?