Fazer um estudo prévio da planta para organizar uma exposição bem feita dos produtos pode aumentar o bem-estar do cliente e as chances de venda.
No ramo de casa e construção, o investidor que deseja construir uma loja de materiais de construção precisa ter em mente que é necessário ter o espaço de pelo menos 400m². Dessa metragem, é importante dividir a estrutura do estabelecimento de forma inteligente e eficaz, destinando cerca de 25% da área para a exposição de produtos e 60% para a área de depósito de produtos, já que é fundamental ter um estoque abastecido e diversificado.
O restante do espaço deve ser distribuído entre área de serviço e descarga de materiais, escritório, copa e banheiros para funcionários e visitantes. Além disso, se possível, é sempre bom oferecer um espaço para estacionamento de veículos dos clientes, pensando em facilitar a logística de chegada na loja. Detalhes como rede de água encanada, de esgoto, de energia elétrica e telefônica também devem ser vistos com cuidado e atenção, antes da abertura do estabelecimento.
O aproveitamento da área disponível para o recebimento e atendimento dos clientes precisa ser muito bem planejado, de forma a propiciar um ambiente agradável, aconchegante e eficiente. A distribuição dos móveis, equipamentos e, principalmente, das mercadorias nesse espaço destinado ao showroom deve promover a funcionalidade do estabelecimento e a integração da atividade a ser prestada, isso inclui manter o lugar limpo e os produtos com alta visibilidade, para que nada passe despercebido aos olhos dos fregueses.
No espaço destinado ao estoque é necessário que armários, prateleiras e pallets sejam bastante reforçados, para suportar o peso e a quantidade das mercadorias a serem comercializadas. Por fim, é importante atentar para aspectos referentes à decoração, ambientalização, luminosidade, ventilação, facilidade de locomoção, fachada, entradas e saídas, entre outros.
Pensando nisso, aqui vão alguns itens importantes para incluir no checklist de quem deseja montar uma loja de materiais de construção:
- Balcão;
- Gôndolas;
- Máquina emissora de cupom fiscal (ECF);
- Telefone;
- Computador;
- Impressora;
- Mesas;
- Cadeiras;
- Armários;
- Prateleiras;
- Pallets;
- Lâmpadas e luminárias;
- Ventiladores e ares-condicionados;
- Materiais de limpeza e higiene;
- Materiais de expediente;
- Uniformes para funcionários;
Para facilitar ainda mais a logística de venda para o cliente, se o investidor tiver capital disponível, é de grande utilidade adquirir um veículo de médio ou grande porte para realizar entregas a domicílio. Já pensando na praticidade oferecida pelas novas tecnologias, é importante a aquisição de um software de automação para o controle operacional, administrativo e até financeiro do empreendimento.
Foi um prazer te ajudar :)