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Wed May 03 17:21:18 BRT 2023
Pessoas | CAPITAL HUMANO
Liderança exige aprendizagem constante

Ouvir seus colaboradores, trabalhar em conjunto com eles e aprender com os próprios erros são características essenciais de uma liderança moderna

· Atualizado em 03/05/2023
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Antigamente, o líder de uma empresa era aquela pessoa que comandava sua equipe com pulso forte, vertical, à moda militar. Mas hoje, na era digital, a liderança empresarial pede alguém que trabalhe em equipe buscando atingir os objetivos da empresa e mobilizando as competências das pessoas. 

Para tanto, um líder deve sempre buscar aprender e se aperfeiçoar para ser cada vez melhor e boa parte desse aprendizado é aprender a lidar cada vez melhor com seus colaboradores. 

A que devo estar mais atento para aprender como Líder?

Um líder deve ficar atento, ver como as coisas acontecem, prestar atenção em como seus colaboradores se comportam, como eles se sentem e como os impactos do dia a dia afetam a sua dinâmica. É preciso constantemente buscar feedback junto à sua equipe para entender de que forma seus colaboradores o enxergam e como essa forma de enxergá-lo se aproxima ou se distancia do que ele deseja realmente ser. 

Um líder moderno também é aquele que sabe aprender com seus fracassos ou erros, devendo inclusive considerar que cada fracasso ou erro não precisa necessariamente ser encarado como tal. Mas pode e deve ser entendido como aprendizado, como acúmulo de experiência e conhecimento. 

A Eficiência de um Líder que aprende constantemete

Um líder que aprende, portanto, é um líder que está mais atento às necessidades dos outros (ou seja, da sua equipe) do que às suas próprias. Esse tipo de líder pode ser definido como um “líder servidor”, pois ele aprende com os acertos e com os erros e também com a experiência dos liderados. 

Ele ou ela está sempre atento aos seus colaboradores, suas falas, comportamentos e expectativas. E essa atenção não deve ser somente para “corrigi-los”, muitas vezes de forma paternalista, mas também para aprender sobre sua dinâmica e como melhor liderar o time. 

Em outras palavras, mantém  a postura de um eterno aprendiz, dando menos espaço às certezas do que às dúvidas ou interrogações. Afinal, são as dúvidas que nos mostram as alternativas que temos para atingir determinados objetivos. O líder não é onisciente: sem perder a firmeza necessária à liderança, ele precisa ser humilde, ter consciência de que não sabe de tudo e que não tem todas as respostas. 

É por isso que as relações entre as pessoas ocupa um lugar tão importante nas organizações empresariais. A chave para a liderança é executar as tarefas ao mesmo tempo em que se constroem esses relacionamentos, que são a base de tudo, ainda mais no mundo dos negócios. Afinal, sem pessoas não pode haver negócios. 

E, para que as pessoas colaborem entre si, é essencial que as lideranças aprendam a construir relacionamentos saudáveis e proativos com todos os envolvidos no processo.

Portanto, o líder não é aquele que dita regras e espera que seu time cumpra suas ordens, mas sim aquele que percebe e atende aos desejos de seus colaboradores. Em outras palavras, líder não é apenas aquele que sabe falar, mas é principalmente aquele que sabe ouvir.

O Sebrae disponibiliza textos que aprofundam o tema da liderança, como Crescendo e melhorando como líder empreendedor e O dia a dia e a evolução nas habilidades das lideranças.

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