Quanto mais complexa a atividade, maior a necessidade de uma logística eficiente para sistematizar as etapas, evitando erros e reduzindo custos operacionais.

Investir em uma logística eficiente é fundamental para a gestão de qualquer negócio.
Essa operação está ligada a toda a cadeia de processos, desde o estoque até o envio da mercadoria, já que a logística engloba um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado.
A logística empresarial envolve conceitos-chave, como a cadeia de suprimentos (supply chain), gestão de frotas, jornada dos motoristas, gestão de estoque, modais de transporte, contato com fornecedores etc.
Atualmente, o conceito de logística foi ampliado, abrangendo conhecimentos de engenharia, economia, marketing, estatística, tecnologia e recursos humanos.
Para que a logística seja eficiente, as empresas precisam seguir alguns passos, como:
- conhecer seus processos;
- contar com uma equipe qualificada;
- investir na comunicação interna;
- ter bons fornecedores;
- prever as demandas;
- gerenciar o estoque;
- armazenar estrategicamente;
- monitorar as operações;
- atentar-se à política de frete;
- desenvolver estratégias de relacionamento com o consumidor;
- usar ferramentas de automação;
- rastrear as encomendas;
- planejar as rotas.
Estes são alguns exemplos de logística que você precisa conhecer:
- Logística de produção: utilizada pelas indústrias para sistematizar todo o processo de fabricação de um produto, desde a chegada da matéria-prima até a saída do artigo para empresas e centros de distribuição.
- Logística de distribuição: responsável por fazer os produtos chegarem até o consumidor final, que pode ser em lojas físicas ou e-commerce.
- Logística de suprimentos: é uma das primeiras etapas a serem consideradas pelas empresas durante a produção de um produto, pois ela esquematiza como a matéria-prima chegará à indústria para ser transformada no produto desejado.
A logística empresarial surgiu com o objetivo de melhorar a qualidade operacional dos negócios, com foco na experiência do cliente e na redução de custos. Quanto mais complexa a atividade da empresa, maior a necessidade de organizar de forma sistemática as etapas que envolvem o processo de produção.
A aplicação desse conceito já é realidade em empresas dos mais diferentes portes e segmentos, com vistas a alcançar um diferencial competitivo num mercado cada vez mais complexo.
A aceleração digital e os novos hábitos de consumo geraram uma série de mudanças para a logística. Novos modelos de entrega e logística reversa, dentre outros processos, precisam estar centralizados no cliente.
Por isso, uma boa e eficiente logística pode garantir crescimento para micro e pequenas empresas. Isso porque não adianta um e-commerce apenas entrar na corrida pela entrega mais rápida, se os demais aspectos da jornada do cliente ficarem para trás.
O cliente contemporâneo quer acompanhar cada etapa do processo de entrega, tendo uma experiência de compra facilitada e sem frustrações. E é por isso que para se manter nesse mercado altamente competitivo, é importante trabalhar com novas formas de gestão de estoque e diversificação de fornecedores, dentre outros pontos.
Benefícios
Uma logística eficiente traz uma série de vantagens para os varejistas:
- reduz custos operacionais: uma operação digital é mais rápida e custa menos; a comunicação mais ágil diminui a margem de erros que pode gerar prejuízos financeiros;
- aumenta lucros: em uma logística eficiente, tende-se a zerar ou pelo menos a diminuir consideravelmente as perdas ocasionadas por uma má gestão de estoque, por exemplo;
- vantagem competitiva: um e-commerce com uma gestão logística mais inteligente é um diferencial frente à concorrência;
- o poder das logtechs: todos os processos que envolvem uma logística eficiente podem ser feitos de forma mais prática por meio de logtechs, empresas que trazem para o mercado logístico soluções de alto valor por meio de tecnologia.
A logística pode atrair ou espantar novos clientes. A velocidade e a qualidade de uma entrega são capazes de gerar impressões positivas sobre o e-commerce, tendo como consequência a fidelização de clientes. Por isso, invista sempre neste setor!
Foi um prazer te ajudar :)