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Pessoas | ACONSELHAMENTO PROFISSIONAL
Meus funcionários não me obedecem, o que eu faço?

Funcionários não costumam obedecer aos chefes centralizadores, então conversar, escutar e dar autonomia e limites é o caminho para liderar equipes de sucesso.

· 24/10/2022 · Atualizado em 12/12/2022
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Todo mundo já ouviu a frase: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”, né? Ela traduz a máxima de que o dono sempre vai se dedicar mais ao seu negócio do que qualquer um de seus colaboradores. Mas, muitas vezes, esse comportamento resulta em: “Meus funcionários não me obedecem, o que eu faço?”. Será que precisa ser sempre assim? Será que não está na hora de o empreendedor entender que liderar traz mais resultados do que mandar?

É claro que “o olho do dono é que engorda o gado”, mas o estilo centralizador de gerenciar uma equipe está com os dias contados. Assim, tornar-se líder requer diminuir as expectativas de que os funcionários irão se dedicar 200% ao negócio sem qualquer direcionamento ou reconhecimento. É fundamental entender que engajamento acontece sim, mas também é preciso retorno, estímulo, respeito e incentivo. 

Líderes, mais que patrões, orientam, dão autonomia e limites e se comunicam de forma clara, com escuta ativa, para alcançar os resultados que tanto desejam para si, para seus colaboradores e para seu negócio.

Aqui vão algumas dicas simples, mas eficazes, para contornar a falta de obediência da equipe, tão comum na vida de quem é chefe:

  1. Converse cara a cara: muitos problemas podem ser resolvidos com um simples bate-papo. Conversando, além de mostrar que se preocupa com a equipe, você pode descobrir as insatisfações dos funcionários e encontrar maneiras de resolvê-las.
  2. Faça junto: se o funcionário se recusa a fazer uma tarefa que nunca fez antes, você pode realizar o trabalho com ele na primeira vez. Se ele acha que tem trabalho demais, ajude-o a estabelecer prioridades. Essas ações aumentam a confiança dele em você.
  3. Coloque-se no lugar do empregado: use um tom de voz empático, de modo que não seja muito suave nem muito duro ao se dirigir à equipe. Procure se preparar para as reuniões com antecedência, pensando em como os funcionários vão tentar fugir do assunto e na forma como você irá reagir para evitar conflitos.
  4. Peça ajuda ao seu supervisor: ao assumir o cargo de gerência de uma equipe muito hostil, peça à gerência que reforce suas atribuições e competências durante sua apresentação. Essa introdução transmite a autoridade de que você precisa para conquistar o respeito das pessoas.
  5. Aja de acordo com a lei: todo empregado é obrigado, pela legislação trabalhista, a cumprir conscientemente com suas atribuições profissionais. Se o seu funcionário não quiser trabalhar, você tem o direito legal de encerrar o contrato dele.
  6. Faça concessões: lembre-se de que você também pode errar. Por isso, seja empático, mas gerencie com autoridade, definindo uma estrutura de trabalho produtiva em parceria com a equipe.
  7. Seja esperto: pense em maneiras de influenciar funcionários desobedientes, recrutando a ajuda de outros empregados. A responsabilidade coletiva é uma maneira eficaz de garantir obediência.
  8. Seja o exemplo: prove à equipe que você é um líder nato e que, sob a sua autoridade, todos irão se desenvolver e prosperar. Mostre como eles devem fazer as coisas através do exemplo. Palavras ao vento não motivam ninguém, apenas fomentam fofocas e conversas de corredor. As atitudes, por outro lado, geram lições e motivação.
  9. Mande embora: demita, mas não como primeira opção. Tente conversar, explicar, ouvir, elaborar, propor desafios, definir metas e cobrar. Se tudo falhar ou você perceber que não há aderência ao que precisa ser feito, então recorra ao desligamento. O grupo também precisa saber quais comportamentos são desejados e incentivados e quais não têm espaço na empresa. 

Influenciar as pessoas para que façam um bom trabalho é uma tarefa mais difícil do que parece, por isso é sempre importante contar com a parceria dos colaboradores. O melhor resultado para qualquer empresa vem de equipes que dão o seu máximo, o que só acontece quando elas são reconhecidas e se sentem parte do negócio, ou seja, quando sentem que seu trabalho importa e faz diferença.

O Sebrae elaborou um e-book que te ensina mais sobre liderança na gestão de equipes. Que tal acessá-lo para ver mais algumas ideias para garantir o bom comportamento da sua turma? Além disso, o artigo disponibilizado em “Saiba mais” reúne dez dicas de como conquistar a parceria dos funcionários. 

Não espere ficar maluco para implementar mudanças positivas na sua rotina de trabalho: deixe de ser um patrão chato e comece agora a liderar sua equipe em busca de melhores resultados. Depois que o sucesso chegar, vocês podem comemorar juntos, tomando uma gelada no bar!

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