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Pessoas | COMUNICAÇÃO INTERNA
O estilo de comunicação é determinante para a eficiência da gestão

Entre os estilos existentes, a comunicação assertiva se destaca como a mais adequada para o ambiente de trabalho. Saiba como desenvolvê-la.

· 01/11/2022 · Atualizado em 21/12/2022
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Quem não se comunica se trumbica, já dizia o saudoso Chacrinha. Manter uma boa comunicação com os funcionários é essencial para o sucesso de seu negócio. Você, como gestor e líder de um empreendimento, já parou para pensar como age com sua equipe no dia a dia, como fala, como se comporta, como cobra resultados? 

Lembre-se. Para “vestir a camisa” da empresa, seus funcionários precisam se sentir valorizados e respeitados. Para isso, é necessário que eles também sejam ouvidos, que se sintam à vontade para emitir opiniões, fazer ponderações e reclamações. Assim, cumprirão suas tarefas de modo mais prazeroso.

Existem inúmeras formas de se comunicar, mas estudiosos da oratória conseguiram destacar 4 estilos predominantes que representam as diferentes formas pelas quais as pessoas se comunicam. Cada estilo pode se manifestar de maneira verbal, não verbal ou por escrito. São eles:

  • Estilo de comunicação passivo. É observado na pessoa que não costuma se manifestar com frequência. Pelo contrário, fica satisfeita em seguir o fluxo. E a sua comunicação não verbal pode incluir braços cruzados e falta de contato visual.
  • Estilo de comunicação agressivo. O indivíduo com este estilo é muito seguro do seu ponto de vista, chegando até mesmo a ignorar a opinião de terceiros. Pode, inclusive, usar uma linguagem de confrontação, como “você está errado” ou “você não entendeu”. No âmbito não verbal, mantém contato visual intenso e corpo curvado em direção aos envolvidos na conversa.
  • Estilo de comunicação passivo-agressivo. É o estilo de quem não se sente confortável para expressar o que sente. E, em muitas ocasiões, as comunicações verbal e não verbal podem não corresponder. É o caso de alguém que diz que está satisfeito com algo, mas exibe uma linguagem corporal contraditória, como uma cara fechada ou uma postura de desânimo.
  • Estilo de comunicação assertivo. É o tipo de comunicador que não tem medo de expressar as suas opiniões, que sabe como explicar e defender o que quer. Costuma manter o tom ameno nas conversas e, na maioria das vezes, exibe expressões faciais calmas ou alegres ao falar. Pode fazer gestos com as mãos para se comunicar de maneira não verbal. 

O estilo de comunicação assertivo é o ideal para obter melhores resultados no ambiente de trabalho e fazer com que sua equipe trabalhe com mais entusiasmo e objetivos alinhados. 

A importância da comunicação para unir a equipe

Como se pode imaginar, alguns estilos de comunicação verbal, não verbal e por escrito podem ser mais propensas a provocar conflitos no local de trabalho. Os comunicadores agressivos ou passivo-agressivos podem criar um clima nada amistoso, que afeta os relacionamentos, gera insegurança e desconfiança entre os que são mais passivos e, assim, prejudica o andamento do trabalho.

Caso os seus funcionários não estejam se comunicando de modo assertivo, é provável que haja algum obstáculo impedindo que se expressem adequadamente. Como gestor, você pode, e deve, resolver isso! 

Analise o perfil de cada membro da equipe para tentar identificar o porquê de essas pessoas se comunicarem de maneira agressiva, passiva ou passivo-agressiva. A partir daí, encontre uma solução. É possível implementar processos de apoio para permitir que se sintam à vontade para serem quem realmente são. E existem vários caminhos para isso.

  • Crie um plano de comunicação. Descreva como e onde a sua equipe se comunicará em relação ao trabalho e quais ferramentas devem usar em cada circunstância. Utilize uma agenda on-line acessível a todos.
  • Compartilhe informações sobre planos, projetos e ações da empresa.
  • Delegue de forma clara, objetiva; aprenda a ouvir e a ponderar.
  • Realize reuniões rápidas, objetivas, a fim de otimizar o seu tempo e o de seus funcionários. 
  • Promova treinamentos vivenciais e comportamentais. Considere agendar algumas atividades divertidas, semanal ou mensalmente, para que seus funcionários conversem, brinquem, relaxem e interajam mais entre si. Incentive conversas informais na hora do cafezinho. Você pode até participar de um happy hour com a turma depois do expediente. 

Os seus esforços trarão bons resultados quando os membros de sua equipe estiverem à vontade para colocar livremente sua opinião ou desejo e compartilhar ideias, ainda que sejam contrárias. Invista no fortalecimento do espírito de equipe e nas boas práticas de comunicação para construir uma boa interação entre você e os funcionários e entre eles próprios. Uma equipe que consegue manter uma comunicação assertiva ajuda a empresa a crescer. Funcionários assertivos têm autoestima elevada, habilidades de comunicação aprimoradas, metas e expectativas claras e respeito mútuo no trabalho. 

Como líder e gestor, preste atenção no seu modo de comunicar. Incentive a troca de ideias, tente manter uma postura de respeito e transparência junto à equipe. Ao criar uma atmosfera amigável no ambiente de trabalho, por meio de uma comunicação clara e assertiva, verá que o rendimento dos colaboradores vai aumentar, ocasionando em maior produtividade e lucro para o seu negócio. 

Pesquise mais sobre o assunto, que é de extrema importância para o sucesso do seu empreendimento. O Sebrae pode ajudar.

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