this is an h1

this is an h2

Mon Feb 13 13:10:37 BRT 2023
Inovação | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
O impacto do 5G no setor elétrico

Nova tecnologia será a base para o progresso do setor elétrico brasileiro, que precisará adaptar-se às inovações.

· Atualizado em 13/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Em 2022, a tecnologia 5G começou a entrar no cotidiano dos brasileiros. Trata-se de um salto qualitativo de uma tecnologia que teve início há quatro décadas, com o 1G. Depois, as redes 2G começaram a transmitir voz, mensagens de texto e pequenas quantidades de dados. O 3G foi usado para navegar em sites e compartilhar dados. Já o 4G facilitou o consumo de streaming de música, vídeo e jogos em velocidades mais rápidas.

O 5G, no entanto, é uma tecnologia disruptiva, como mostra o texto Novas tecnologias no mercado. Ele afetará todos os setores da economia, abrindo amplas oportunidades para a indústria, incluindo o setor elétrico, liberando a criatividade e a interatividade e trazendo novos modelos de negócios.

Projetos futuristas, como cidades inteligentes, transporte urbano integrado, veículos autônomos, cirurgias e inspeções remotas, novas tecnologias educacionais e indústria do entretenimento da mais alta qualidade já não fazem mais parte de um futuro distante, mas do futuro do presente. 

Diferenciais da tecnologia 5G

A tecnologia 5G veio para revolucionar a forma como interagimos com as pessoas e as “coisas”. Isso porque, diferentemente das gerações anteriores de celulares, a 5ª geração de conectividade foi desenvolvida com foco na comunicação entre objetos, a internet das coisas (IoT, sigla para o termo em inglês internet of things). 

Em termos de velocidade, a conexão 5G é 100 vezes mais rápida do que a do 4G, o que permite uma grande capacidade de transmissão de dados. Outra vantagem em relação às gerações anteriores é a baixa latência (abaixo de 1 ms), garantindo capacidade de resposta com lag mínimo. 

Assim, essa tecnologia é capaz de revolucionar a produção industrial do país, uma vez que permite operar remotamente e em tempo real equipamentos complexos ou perigosos, como máquinas pesadas (guindastes, p.ex.), e equipamentos de alta precisão de telecirurgia.

Impacto na indústria 4.0

O 5G é uma das maiores expressões da chamada “4ª Revolução Industrial”, tornando-se base para a digitalização de setores como agronegócio, varejo e energia. Além das vantagens mencionadas, o 5G também pode encurtar cadeias logísticas e distâncias geográficas. Por exemplo: peças de máquinas que precisam ser substituídas podem ser produzidas rapidamente por meio de impressão 3D comandada remotamente.

O 5G acelera a automação, traz maior eficiência e segurança aos processos, desburocratiza o trabalho operacional, aumenta a produtividade e é mais competitivo. Além disso, torna a troca de informações e a digitalização empresarial mais viáveis e eficientes.

Setor elétrico

A tecnologia 5G deverá ser a base para o progresso do setor elétrico brasileiro (SEB), que precisa adaptar inovações para criar sistemas e serviços para a indústria e consumidores finais. Alguns produtos inovadores, como veículos elétricos, estarão diretamente ligados ao 5G. 

Com velocidades mais rápidas e conexões mais estáveis, o controle de sistemas elétricos por meio de medições locais e comunicações com pouca transferência de dados serão possíveis de forma mais rápida e precisa.

Também haverá acesso rápido às informações de produção de energia em diferentes pontos do país em tempo real. Combinado com inteligência artificial, robótica, sistemas IoT e análise de dados, o 5G poderá gerar informações importantes para apoiar decisões estratégicas no campo.

Com essa tecnologia, podemos controlar aparelhos eletrônicos domésticos por meio de um aplicativo, mesmo estando fora de casa. Em breve, as residências poderão ter sensores inteligentes interconectados via 5G para detectar problemas elétricos, bem como o consumo de energia.

Além disso, com o 5G, os sensores coletam e transmitem dados mais rapidamente e as redes inteligentes podem ser usadas de forma mais ampla e fácil para produção de energia sustentável e maior eficiência energética. 

A tecnologia 5G também é capaz de identificar falhas por meio do compartilhamento de dados em componentes de rede em tempo real. Assim, é possível responder a estes eventos de forma mais eficaz e melhorar a proteção da rede. Além disso, a automação da rede traz benefícios em termos de atendimento ao cliente, porque melhora a gestão da recuperação de energia, reduzindo assim o tempo médio de serviço.

Como afirmou o sociólogo espanhol Manuel Castells, a web é muito mais do que uma tecnologia; é uma forma de comunicação, de interação social. Com a tecnologia 5G, essa interação está se tornando universal.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?