this is an h1

this is an h2

Fri Apr 14 03:08:49 BRT 2023
Organização | SUSTENTABILIDADE
O que é sustentabilidade empresarial?

Conheça os objetivos da sustentabilidade empresarial, seus desafios e tendências.

· Atualizado em 14/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A sustentabilidade é um tema cada vez mais relevante nas pautas empresariais, seja para grandes ou pequenas empresas. A sustentabilidade empresarial ou organizacional é uma estratégia com foco no crescimento de longo prazo e em práticas sustentáveis de produção e de serviços. 

Trata-se do planejamento e implementação de um conjunto de ações que têm como objetivo a redução dos impactos ambientais. O objetivo da sustentabilidade empresarial é contribuir com as organizações para que elas possam estruturar processos internos, passando para uma rotina de práticas sustentáveis, mas com crescimento, e contemplando as esferas social, ambiental e econômica.

Pesquisas comprovam que a sustentabilidade veio para ficar e que, se uma empresa não adotar uma prática sustentável verdadeira, terá grandes dificuldades de crescer em um mercado exigente quanto às questões socioambientais.

  • Dados divulgados pela Forbes consideram que 92% dos consumidores afirmam ser mais propensos a confiar em marcas que são ambientalmente ou socialmente conscientes;
  • Um estudo da SHRM diagnosticou que 38% dos funcionários são mais propensos a serem leais a uma empresa que prioriza a sustentabilidade;
  • No maior estudo sobre empresas e mudanças climáticas conduzido pela consultoria BSR, 72% de oito mil empresas pesquisadas disseram que as mudanças climáticas apresentam riscos que podem afetar significativamente suas operações, receitas ou despesas.

Tendências e desafios para a sustentabilidade nas pequenas empresas

Cada vez mais, as pequenas e médias empresas serão cobradas por uma política de ESG (ambiental, social e governança) seja pelos clientes ou pelo mercado. Consumidores estão atentos a essas práticas, e a tendência é que esse comportamento continue.

Outro ponto relevante são as relações com as grandes empresas. Estas, em sua política de sustentabilidade, exigem que seus fornecedores adotem práticas de sustentabilidade e ESG, com consequências que podem resultar na descontinuidade de parcerias e acordos comerciais.

Assim, as pequenas empresas devem investir em processos de transparência e comunicação. Para isso, adotar políticas de compliance e de governança não são processos apenas das grandes empresas. Sem transparência e processos de conduta institucionalizados, podem surgir complicadores de desenvolvimento e parcerias para essas organizações.

Uma outra tendência é o maior comprometimento com ações de diversidade e inclusão social. Mesmo com poucas ou reduzidas contratações, torna-se importante que a pequena empresa adote uma postura inclusiva em seus processos internos e externos.

Além disso, a utilização de práticas e tecnologias de baixo impacto ambiental são prioridades quando o assunto é sustentabilidade empresarial. Questões como fontes renováveis de energia, gestão de resíduos sólidos, economia circular, pegada de carbono e logística reversa estão em voga nos ambientes empresariais.

A utilização de informatização nos processos produtivos e administrativos entra nessa discussão como uma realidade. Ela tende a expandir-se ainda mais, apoiada pela velocidade das transformações e das inovações em diferentes setores. Lembre-se que sustentabilidade e inovação caminham juntas.

Entretanto, alguns desafios estão presentes para que uma pequena empresa adote uma postura e uma prática sustentável em suas operações. Esses desafios não são impeditivos, mas devem ser analisados na hora da constituição de uma estratégia de sustentabilidade. 

Investimento inicial

Deve-se especificar quais são os investimentos necessários para adotar uma política de sustentabilidade na empresa. Além disso, fazer contas de consumo e de custos que podem ser diminuídos com a adoção de práticas sustentáveis são importantes para análise do custo/benefício. Outro ponto é buscar medidas criativas e de baixo investimento que possam trazer resultados vantajosos no dia a dia.

Especialistas na área

É possível que, com a adoção de medidas de sustentabilidade, seja necessário o auxílio de especialistas na área. Eles podem contribuir na implantação das práticas sustentáveis do negócio. Por isso, busque parcerias e instituições de apoio para ajudar nesse desafio.

Cultura Organizacional

A adoção de práticas sustentáveis acarreta uma mudança nos processos e na cultura da organização. Esse processo exige mudanças na organização e na rotina dos colaboradores, sendo necessário, capacitação e esforço para trabalhar essas questões dentro das empresas.

Gerir, avaliar e comunicar a sustentabilidade

Práticas sustentáveis exigem uma boa gestão da empresa, assim como indicadores de avaliação de desempenho e de comunicação. Tudo deve estar bem alinhado e planejado, para evitar que as práticas fiquem soltas e sem registro. Evitando, assim, perder os ganhos e as medidas dos resultados.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui!

ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?