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Wed Apr 19 21:36:28 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
O que é uma empresa orientada a dados e como se adequar a este modelo

Empresas que utilizam dados gerados durante suas operações para a tomada de decisões têm maiores chances de crescimento e solução de problemas

· 07/03/2023 · Atualizado em 19/04/2023
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À medida que a transformação digital abraça o mundo, as tecnologias criadas são aproveitadas por empresas que utilizam as informações geradas para a tomadas de decisões, melhorias no desempenho operacional e satisfação de seus colaboradores.

Empresas que já adotaram este modelo são chamadas de empresas orientadas a dados. Embora a digitalização seja um processo em constante evolução, ainda são poucas as que utilizam os dados nas tomadas de decisões. Quem já adota tecnologias de automação está mais preparado para inserir os dados em seu dia a dia. 

Mas, afinal, o que é uma empresa orientada a dados? Pois bem: diariamente, uma empresa gera uma quantidade imensa de informações, seja nos processos de produção, seja no relacionamento com os trabalhadores, seja com seus consumidores – e aqui estamos falando tanto de B2B quanto de B2C.

Porém, embora esta geração de dados ocorra, nem sempre eles são utilizados para orientar as escolhas feitas pelos gestores. 

Portanto, uma empresa orientada a dados é aquela que utiliza as próprias informações para as tomadas de decisões, ao invés de intuição, opinião ou meras observações. Estas empresas coletam os dados para analisar e resolver problemas e buscar novas oportunidades.

Os passos para tornar a empresa orientada a dados 

Como já citado, embora seja vantajoso, a análise de dados para tomada de decisões não é a regra dentro das empresas. Entretanto, com o aumento da alfabetização digital e os avanços tecnológicos que tornam mais acessíveis os sistemas informatizados, adotar este modelo fica cada vez mais fácil. 

O primeiro passo nesta trilha é capacitar os colaboradores para o uso de dados em suas atividades laborais, por meio de cursos internos ou externos.

O ideal é começar pelos cargos e setores mais estratégicos, como o comercial, o financeiro e o produtivo, de modo que as decisões passem a ser embasadas nas informações geradas pelo próprio negócio. 

Junto com a capacitação, o ideal é criar um cronograma para a implantação dos sistemas de coleta e análise de dados, com uma arquitetura que permita a modularidade e escalabilidade para futuras adequações.

Para isso, vale buscar parceiros tecnológicos que auxiliem nos serviços de coleta e análise de informações, com sistemas que traduzam estes dados em gráficos e formulários de fácil compreensão. 

Em seguida, busque onde estão os dados relevantes para sua empresa. Uma vez identificados, será mais fácil de qualificar e quantificar para os propósitos de tomada de decisões. 

Por fim, crie e incentive a cultura na empresa de se orientar por meio dos dados disponíveis. De nada adianta investir em um bom esquema de business intelligence se as informações não forem interpretadas e utilizadas – e os responsáveis por isso são os colaboradores.

Nove em cada dez executivos colocam como barreira para o uso de dados os obstáculos culturais, o que pode ser rompido pela constante capacitação da equipe. 

As vantagens da orientação por dados 

Uma empresa orientada a dados tem maiores chances de crescimento porque as decisões são tomadas com base em informações ao invés de opiniões ou impressões pessoais. 

Exemplos de empresas que utilizam dados gerados para encontrar oportunidades de negócios são os e-commerces, que analisam as compras dos internautas para gerar anúncios direcionados com base em seus perfis de consumo.

Empresas de streaming, como a Netflix, também avaliam os gostos pessoais para sugerir conteúdos que vão ao encontro dos gostos dos usuários e, em grande escala, avaliam que tipo de temática faz sucesso em determinadas regiões ou países para produzir novidades que atendam aos interesses de uma coletividade. 

Entretanto, a orientação aos dados vai além: com uma automação da própria produção, por exemplo, empresas podem identificar onde há gargalos, o que os provoca e encontrar mais rapidamente a solução mais adequada, economizando recursos e aumentando a produtividade.

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