Escolher o ponto de venda ideal é fundamental para o sucesso do negócio. Da preparação ao fechamento do contrato, todo momento conta.

São muitas as estratégias para se levar em conta na hora da abertura de uma empresa, mas uma delas é primordial: o ponto de venda. O ponto comercial, principalmente quando se trata do comércio varejista, é fundamental para o bom desempenho das vendas.
Questões como acesso físico, tráfego de pedestres, número de concorrentes no entorno e facilidade para estacionamento devem ser consideradas antes de decidir o local para o comércio.
A análise da loja deve considerar as perspectivas internas e externas, a experiência de compra, o contato com os vendedores e o momento de fidelização e relacionamento com o cliente.
- Estabeleça o perfil do consumidor que pretende atingir;
- Defina o produto a ser oferecido;
- Avalie o contrato, as condições de pagamento e o prazo do aluguel;
- Verifique se o preço é compatível com a sua capacidade de investimento, o prazo de retorno e o movimento esperado;
- Observe a facilidade de acesso, a visibilidade, o volume do tráfego, o local para estacionamento e o nível de ruído;
- Verifique as condições de higiene e de segurança;
- Cheque a proximidade de concorrentes e similares;
- Atente para a facilidade de aquisição de matéria-prima e recrutamento de mão de obra, ou seja, verifique a existência de pessoas especializadas nas imediações;
- Verifique se o local atende às especificações do projeto, em termos de área adequada à produção e/ou serviços prestados e proximidade com o mercado consumidor e fornecedores;
- Solicite a busca prévia de localização junto à prefeitura, com o objetivo de verificar possíveis impedimentos em relação à montagem do negócio, tendo em vista o plano diretor urbano do município;
- Levante várias alternativas de pontos para poder comparar e definir o melhor lugar para o negócio;
- Observe o movimento dos locais escolhidos durante vários dias e em horas alternadas;
- Fale com os proprietários dos estabelecimentos vizinhos para tentar descobrir qual é o valor médio de aluguel dos imóveis da região;
- Verifique a infraestrutura oferecida - luz, água, telefone - e as facilidades de acesso;
- Prefira pontos que tenham estacionamento próprio ou nas proximidades;
- Escolha o lado da rua onde faz sombra à tarde, quando o movimento é maior;
- Dê preferência para lojas no nível da rua e sem recuo, para aumentar a visibilidade;
- Procure pontos próximos à entrada principal, às escadas rolantes, à praça de alimentação ou junto às lojas-âncora dos shoppings.
Colocar-se no lugar do cliente é uma ótima estratégia para analisar o ponto de venda.
Apesar de todas as dicas acima, ainda é bom lembrar que a análise da loja deve considerar as perspectivas internas e externas, a experiência de compra, o contato com os vendedores e o momento de fidelização e relacionamento com o cliente.
Vamos pensar na escolha do ponto na perspectiva do cliente?
A primeira impressão deve garantir:
- Visualização: beleza, estímulos visuais e bom gosto;
- Acesso: localização do ponto, acesso para pessoas com deficiência, estacionamento e segurança;
- Conveniência: serviços oferecidos pela loja.
Mesmo que a gente goste de pensar a primeira impressão é a que fica, a segunda impressão também conta muito, pois é nela que o cliente vai poder reparar nestes aspectos:
- Ambientação: luz correta, cores, música ambiente e odores agradáveis;
- Layout: disposição de displays, prateleiras e bancadas, espaço bem aproveitado e mapeamento de gôndolas por visualização;
- Merchandising: fluxo conduzido de clientes e destaques de produtos.
Ainda assim, é na terceira impressão que se dá a experiência de compra e contato com vendedores. Nesse momento, contam:
- Abordagem: contato dos vendedores com o cliente, boa educação, boa apresentação, liberdade para o cliente, boa informação sobre os produtos, rapidez no atendimento e perguntas-chave;
- Facilidades: bônus, facilidades de pagamento, descontos e serviços adicionais.
Na quarta e última impressão, no momento de encerramento da compra, acontecem a fidelização e o relacionamento. Nessa fase, são considerados:
- Cadastro de clientes: sorteios, promoções, cartão fidelidade e concepção do perfil dos clientes;
- Relacionamento pós-venda: mala direta, cartões de aniversário, datas comemorativas etc.
Existem quatro componentes principais para o Marketing, os chamados 4Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.
O P de Praça é o que diz respeito exatamente à localização do negócio. Ele deve estar alinhado com os demais, mas talvez seja o mais difícil de ser ajustado a curto prazo, porque, caso o imóvel seja alugado, o contrato prevê um tempo mínimo de ocupação. Caso seja comprado, mudar será ainda mais trabalhoso. Portanto, o alinhamento entre os 4Ps elevam as chances de sucesso de qualquer negócio.
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