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Mon Aug 22 11:27:35 BRT 2022
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Organização financeira é pré-requisito para o sucesso de sua empresa

Organização financeira é fundamental para a existência de qualquer empresa, e a negligência nesse aspecto pode prejudicar até empreendimentos lucrativos.

· Atualizado em 22/08/2022
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Para que os objetivos e as metas de crescimento de uma empresa sejam alcançados, é necessária uma organização financeira bem pensada e bem executada. Se bem feita, ela pode trazer excelentes resultados, já que fornece as informações que servem de base para as principais tomadas de decisão do negócio.

Em um primeiro momento, a organização financeira parece uma tarefa complexa, mas, com um pouco de tempo e dedicação, é possível fazer um bom trabalho. 

A organização financeira pode se dividir em três etapas - planejamento, controle e análise - que veremos a seguir.

Planejamento

Inicia-se com o estabelecimento de metas, a partir das quais é possível definir o caminho para alcançá-las. Por exemplo: o capital necessário para executar o plano; se esse capital será próprio ou de terceiros; se for de terceiros, como será o pagamento; e como serão formadas as reservas da empresa, levando-se em conta suas obrigações. 

Portanto, com o planejamento, é possível prever o máximo de passos para que não haja surpresas no meio do caminho.

Controle

Consiste em um minucioso registro de todas as movimentações financeiras, por isso é imperativo que se utilize uma ferramenta confiável. O controle, então, pode ser feito em uma planilha ou em outro sistema onde se possa acompanhar se as receitas previstas foram pagas e organizar as obrigações a serem pagas no vencimento a fim de se evitar a incidência de juros não previstos. Nesta etapa, é fundamental atentar para todas as transações com bancos, fornecedores e clientes para que nada fuja ao controle.

Análise

Estando as etapas anteriores bem executadas, é possível verificar se o caminho planejado está sendo seguido, calcular quanto falta para se chegar aos resultados pretendidos, corrigir o planejamento vigente ou estabelecer um novo para o alcance das metas iniciais. Além disso, é possível usar a mesma ferramenta utilizada no controle para a criação de gráficos para acompanhamento e análise financeira.

Além dos fatores das etapas descritas, é importante ter alguns cuidados:

  • Esteja sempre atento para os valores praticados pelos fornecedores e cheque as condições de pagamento praticadas por eles.
  • Verifique o prazo concedido aos clientes nas vendas praticadas para compatibilizar com os prazos de pagamento, minimizando, assim, a necessidade de capital de giro.
  • Estude, constantemente, os impostos pagos pela sua empresa para realizar o planejamento tributário da melhor forma, sem se prejudicar com o fisco.
  • Identifique as taxas cobradas pelo banco e verifique se não existem outras instituições financeiras com taxas mais competitivas no mercado.

Para um maior aprofundamento, o Sebrae oferece um curso de como gerenciar as finanças de sua empresa. Para mais informações, clique aqui.


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