this is an h1

this is an h2

Fri Aug 05 13:40:22 BRT 2022
Pessoas | CAPACITAÇÃO
Por que você deve investir em capacitação na construção civil?

Saiba quais as vantagens e os benefícios oferecidos pelo investimento nos estudos e na profissionalização.

· Atualizado em 05/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Para trabalhar na construção civil, independentemente da área de atuação do setor, é necessário ter prática, demonstrar sede de conhecimento e atualizar-se a respeito de inovações e técnicas constantemente. Dessa forma, o profissional estará sempre atuando de acordo com as normas da construção civil, com o intuito de criar um ambiente de trabalho seguro e saudável, prevenir acidentes e oferecer os melhores serviços.

Fazer cursos ligados à construção civil, de nível técnico ou superior, é provavelmente o primeiro e o mais importante passo para a carreira do profissional, especialmente no contexto atual de reaquecimento da economia. Algumas mudanças recentes no cenário do mercado mostram que o caminho é priorizar a busca por novos conhecimentos.

Curso mais procurado e habilidades necessárias

O curso de Técnico de Edificações, na área da construção, lidera os rankings de procura. Essa capacitação prepara profissionais para atuar no planejamento, execução e acompanhamento de obras, além de garantir o aproveitamento racional de recursos, a segurança dos trabalhadores e a otimização dos materiais utilizados. Tais atribuições geram prestígio ao profissional.

Dentro do empreendedorismo, muitas vezes é preciso lidar diretamente com o público e, assim, gerenciar itens, elaborar custos, estudar conceitos e inovações para estar sempre atualizado, além de estar por dentro de leis e saber criar planejamentos para que a relação entre cliente e funcionário seja harmoniosa.

Todas essas tarefas exigem organização e não são fáceis para quem não entende sobre o assunto. Por isso é tão importante que existam cursos onde o aluno é orientado a trabalhar com excelência e capitalizar clientes, tornando o seu negócio muito mais rentável.

Diferença entre curso técnico e curso livre

Cursos técnicos são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC) e órgãos estaduais de educação competentes. Sendo assim, seus critérios são definidos pelo MEC, incluindo a carga horária mínima, o perfil de conclusão e outros requisitos a serem atendidos.

Já os cursos livres podem ser oferecidos sem a necessidade de uma regulamentação específica, cabendo à instituição definir seus critérios e como ele atenderá a carga horária, o programa e a infraestrutura.

As duas modalidades têm como finalidade preparar o aluno para atuar na área em que ele está estudando. O destaque dentro do setor vem de maneira diferente para cada estudante: enquanto alguns saem aptos para o trabalho, outros precisam de um tempo maior para o seu aperfeiçoamento. O esforço e a dedicação contam bastante para a distinção do profissional.

É importante saber também que algumas áreas são específicas para a formação superior, como arquitetura e urbanismo, engenharia civil e outros ramos da construção civil que não podem ser exercidos por pessoas que não tenham nível superior. Contudo, independentemente de ser técnico ou de ter nível superior, cursos sempre vêm para somar.

Sebrae na sua jornada profissional

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é um serviço autônomo que tem o objetivo de auxiliar o empreendedorismo e a valorização do seu negócio, oferecendo diversos cursos livres que muitas vezes são gratuitos e atendem as demandas da construção.

Atente para a abertura de vagas dos cursos, já que a procura é grande e as vagas são limitadas. Acesse o site do Sebrae e encontre sua próxima oportunidade!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?