this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 17:55:40 BRT 2023
Pessoas | CONTRATOS
Quem devo contratar: chefe de cozinha ou cozinheiro?

Saiba quais são as principais atribuições de cada um desses profissionais e acerte na contratação para o seu restaurante.

· 11/01/2023 · Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

E então, você saberia avaliar qual é a real necessidade de contratação do seu empreendimento no setor de alimentação? Você precisa de um cozinheiro ou de um chefe de cozinha? Sabe quais são as principais atribuições de cada um desses profissionais, bem como a média salarial correspondente?

Engana-se quem pensa que ser chefe de cozinha é ocupar um cargo glamouroso em que a maior parte do tempo recebem-se aplausos e dão-se ordens. Para chegar ao posto de chefe de cozinha, além de cozinhar muito bem, é preciso muito trabalho árduo e estudo – a formação mais comum é de graduação em Tecnologia em Gastronomia. O profissional, que no Brasil recebe uma média de R$ 4.468,00, precisa entender também de gestão de pessoas, organizando a sua equipe; de administração de resíduos, além de noções de infraestrutura e hidráulica. É ele, também, o responsável por elaborar cardápios, atuando direta ou indiretamente na preparação dos alimentos, além de controlar o estoque, entre outras funções. Segundo o Código Brasileiro da Ocupação (CBO) de Chefes de Cozinha, esses profissionais também gerenciam brigada de cozinha e planejam as rotinas de trabalho. Podem, ainda, atuar na capacitação de funcionários.

 O cozinheiro, por sua vez, trabalha apenas com a produção dos alimentos, recebendo uma média salarial de R$ 1.424,00. É ele quem prepara os pratos, ficando atento para as especificações da comanda ou do cardápio. Manipula e tempera alimentos, bem como verifica o estado de conservação dos ingredientes utilizados para atender às exigências dos pedidos e assegurar o padrão de qualidade. No quesito hierarquia, portanto, o chefe de cozinha está acima do cozinheiro.

Observando as diferenças entre os cargos, é possível afirmar que nem todo cozinheiro é chefe de cozinha ou se tornará um. Assim, é importante salientar para quem deseja abrir um restaurante ou para quem é dono de um estabelecimento de alimentação que, caso esteja pensando na contratação de um profissional para a cozinha, as diferenças não se restringem ao fator salarial: se você busca um gestor para sua cozinha, o cargo de chefe de cozinha atende todos os requisitos.

É importante, ainda, estar atento às tabelas de salários, que sofrem alterações conforme jornada de trabalho e ramo de atuação, porte da empresa, nível de experiência, entre outros aspectos.

Erros comuns, como, por exemplo, a falta de planejamento na definição das atribuições de cada cargo costumam ocorrer no processo de seleção mal planejado. Quando você começa esse processo sem ter informações mínimas, é possível que tenha problemas futuros. Para evitar que isso aconteça, procure o Sebrae e informe-se. Nosso número é o 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?