this is an h1

this is an h2

Thu Feb 09 15:30:17 BRT 2023
Pessoas | RECRUTAMENTO DE PESSOAL
Recrutador profissional atrai os melhores talentos para sua empresa

Delegar a tarefa de recrutar funcionários a alguém que realmente entende pode encurtar etapas e tornar a contratação mais eficiente e assertiva.

· Atualizado em 09/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O maior valor de uma empresa são as pessoas. Muito embora essa máxima do mundo empresarial seja bem verdadeira, muitos empresários ainda não dedicam a atenção necessária ao recrutamento e seleção de novos talentos. Sendo assim, para encontrar os profissionais que mais se adequam às necessidades da sua empresa no mercado, você pode contratar um recrutador profissional!

Já sei, a primeira coisa que você vai dizer é que não precisa disso. Que a sua empresa é pequena, que você não necessita de tantos funcionários e que pode empregar esse dinheiro de uma outra forma. Pense bem, se você já tem pelo menos dois anos de empresa e um quadro de funcionários de pelo menos cinco colaboradores, as chances são de que você precise de um recrutador profissional mais do que imagina. 

Delegar essa tarefa a alguém que realmente entende pode encurtar etapas e tornar a contratação de funcionários mais eficiente e assertiva. Este artigo pode ajudar. E o melhor é que, com a internet, todo o processo pode ser realizado online. Esse recurso já é bastante utilizado pelas grandes empresas, mas pode ser um excelente caminho para as pequenas empresas em pleno desenvolvimento.

Um profissional ou empresa especializada será capaz de selecionar bons candidatos e escolher entre eles o mais bem preparado para atender à necessidade da empresa. Quanto melhor o recrutamento, mais e melhores candidatos se apresentam para o a seleção e maior é a chance de você contratar uma pessoa com a competência que vai fazer seu negócio decolar de vez.

Sua empresa precisa de um recrutador profissional?

Um dos sinais de que sua empresa pode precisar de um processo de recrutamento mais profissional é a alta rotatividade de colaboradores, assim como a dificuldade de encontrar pessoas qualificadas para a função ou, até mesmo, quando você contrata funcionários despreparados e perde muito tempo ensinando-os como devem executar o serviço. 

Outro ponto que deve te fazer pensar é se você tem tido dificuldade de encontrar pessoas confiáveis e com boas referências, principalmente que não sejam parentes ou conhecidos. Essa situação leva o empreendedor à exaustiva tarefa de receber currículos, selecionar pessoas e entrevistá-las, sem conseguir cumprir o objetivo de preencher a vaga ou acabar contratando alguém com o perfil não tão adequado para cobrir o buraco.

Se você vive essa situação, significa que sua empresa cresceu e é hora de delegar a tarefa de contratar para um recrutador ou empresa especializada. E, como todo investimento, ele precisa ser planejado e pensado com calma. Por isso, antes de fazer o pix, observe os seguintes pontos:

  • O recrutador ou empresa tem experiência na área? Já atende ou atendeu a outros clientes do segmento e fez contratações recentes?
  • Ele tem uma estrutura para realizar o trabalho, como site, rede de contatos, pessoal e outras ferramentas necessárias ao trabalho? 

Como orientar o recrutador profissional

Delegar a contratação de novos funcionários a um recrutador profissional não significa que o empreendedor poderá ficar de fora do processo. Por conhecer toda a rotina da empresa, cabe a você orientar o recrutador sobre o perfil mais adequado às suas necessidades, 

É importante destacar o conjunto de requisitos que o possível candidato precisa ter para exercer bem o trabalho dentro da empresa. Isso inclui escolaridade, experiência anterior e características de comportamento. Chamamos isso de competência. O recrutador ou empresa deve te ajudar a desenhar bem as competências desejadas e, para isso, quanto mais você entender do assunto, melhor

Com base nessas informações, o recrutador pode realizar entrevistas, provas de conhecimentos gerais ou específicos, avaliações de capacidade, testes psicológicos, análises comportamentais, testes práticos e, até mesmo, dinâmicas de grupo para definir o candidato mais adequado. Claro que quanto mais fina a competência necessária, mais acuradas precisam ser as ferramentas e isso pode ter um impacto no custo final do trabalho.

Exija que o recrutador apresente pelo menos três candidatos finais para a vaga e participe ativamente do processo para definir a escolha. Só aceite o candidato quando tiver certeza de que ele é adequado. E lembre-se: bons recrutadores, que percorreram um bom processo, devem trazer profissionais alinhados com o perfil. Se você negar todos os candidatos duas vezes seguidas, alguma coisa deu errado lá atrás e precisa ser refeito.

Uma boa contratação pode ser a alavanca que faltava para o crescimento de todo o negócio. Com as pessoas certas, sua empresa vai decolar!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?