A gestão financeira eficiente pode contribuir para a formação de preços e promoções, gerando aumento nos resultados da empresa.

O sucesso de uma empresa depende de uma série de fatores, entre os quais está a eficiência das operações dos seus diferentes setores, em especial vendas e financeiro.
Apesar de serem atividades com algumas características em comum, como o fato de estarem muito próximas dos recursos econômicos de uma empresa, a gestão de vendas e a gestão financeira desenvolvem suas tarefas diárias de formas muito diferentes, mas que precisam estar sincronizadas.
A gestão de vendas consiste em um conjunto de ações que devem ser elaboradas e implementadas em uma empresa com o objetivo de obter maior eficácia na condução da força de vendas, assim como otimização de tempo e recursos, de modo a garantir o sucesso da operação comercial e o batimento de metas.
Então, o melhor caminho para ter esses resultados de forma consistente, contínua e sustentável é iniciando com uma gestão financeira.
Para que a gestão financeira seja realizada da forma mais eficiente possível, é necessário planejar e analisar as finanças constantemente, otimizar os recursos financeiros disponíveis, manter o equilíbrio entre os créditos e as cobranças, manter o controle do caixa e o controle das contas a receber e a pagar.
Além disso, essas ações possibilitam ao empresário confiança na precificação de seus produtos e serviços e, por fim, a busca de bons resultados em suas vendas.
Uma gestão eficiente e comprometida abre possibilidade para uma série de benefícios à empresa. Veja:
- Planejamento futuro
Uma crise pode comprometer os resultados de uma vida inteira, por isso a empresa precisa constituir uma reserva de emergência e planos de contingência. Mas não se pode pensar somente em crises nos momentos de oportunidades, é necessário projetar investimentos para permitir um crescimento do negócio.
- Redução de despesas
Com relatórios gerenciais e acompanhamento de indicadores, é possível identificar com mais facilidade os pontos de melhoria, incluindo as possibilidades de redução dos custos e despesas.
- Conhecer com clareza os custos da operação
A gestão financeira empresarial permite que o gestor conheça os custos da operação, gerando possibilidades de obter indicadores como margem de contribuição, custo da mercadoria vendida (CMV), ponto de equilíbrio, entre outros, além de esclarecer onde vale a pena aumentar os investimentos para melhorar os resultados do negócio.
- Conhecer os elementos que compõem os preços
Custos representam os gastos relativos ao consumo na operação, portanto, em uma empresa comercial, apenas o custo da mercadoria vendida é considerado custo.
Já as despesas representam os gastos que se destinam às fases de administração, esforço de vendas e financiamentos.
- Entender o que é margem de contribuição
A margem de contribuição é obtida com a venda do seu produto ou serviço. É o quanto sobra das vendas para que a empresa possa pagar suas despesas fixas e gerar lucro.
- Conhecer a importância de calcular o preço de venda correto
Formar preços de venda é buscar retorno sobre os investimentos realizados, com uma parcela de lucro que vai provocar o crescimento e a permanência da empresa no mercado.
- Encontrar o ponto de equilíbrio operacional
Calcular o ponto de equilíbrio operacional é muito importante e vai ajudar o empresário a estar atento sobre qual margem praticar e também se é o momento de rever os seus gastos fixos.
Por fim, podemos dizer que as vendas serão beneficiadas com a realização de uma gestão financeira eficiente, permitindo que o gestor tenha dados confiáveis, extraindo a máxima produtividade das vendas com um processo comercial organizado e com foco no cliente.
Concluímos, então, reforçando que a redução de custos e desperdícios é consequência de uma boa gestão financeira, e o Sebrae possui cursos gratuitos que podem te auxiliar nesse processo:
Foi um prazer te ajudar :)