this is an h1

this is an h2

Sun Feb 05 21:22:55 BRT 2023
Empreendedorismo | INICIATIVA EMPREENDEDORA
Saiba como treinar suas habilidades empreendedoras

Não, elas não são necessariamente inatas e atividades cotidianas podem ajudá-lo na aquisição e manutenção das habilidades empreendedoras.

· 07/12/2022 · Atualizado em 05/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Dizem que o ser humano usa apenas 10% da capacidade de seu cérebro e que os outros 90% permanecem misteriosamente poupados. Apesar de ser uma ideia muito repetida, a ciência mostra que se trata de um mito, uma vez que existem algumas formas de melhorar o nosso desempenho e isso está ligado à forma como usamos o nosso cérebro para aprender ou aperfeiçoar habilidades já existentes.

Mas, antes de avançarmos, é preciso dizer que não é preciso estar à frente de um negócio para treinar e melhorar as suas capacidades empreendedoras. Elas lhes serão úteis em vários momentos da sua jornada, no mundo empresarial ou não. Dessa forma, atividades cotidianas, como organizar as finanças pessoais ou propor iniciativas no trabalho, podem prepará-lo para os desafios de comandar uma empresa no futuro ou simplesmente viver de forma mais… inovadora. 

Veja como:

  1. Planejar sempre

O planejamento é uma habilidade fundamental para um empreendedor de sucesso que pode ser exercitado através de várias tarefas do dia a dia – no controle das finanças pessoais, por exemplo. Projetar os gastos ao longo do ano e fazer a provisão do quanto deve entrar sua conta, dá uma visão de longo prazo do fluxo de caixa, além de ajudar a identificar e cortar despesas desnecessárias e definir prioridades para investimentos futuros. Com este exercício, pode-se colocar em ordem a conta bancária, assim como se preparar para gerir as finanças de uma futura empresa.

  1. Fazer e manter contatos

Ter uma boa rede de relacionamentos ajuda na busca por novas oportunidades. Mesmo não tendo um plano concreto de negócio, frequentar eventos e espaços voltados a empreendedores sempre alarga os nossos horizontes. Conversar com pessoas e ouvir opiniões diversas ajuda a aprimorar o conceito do futuro empreendimento. Além disso, os contatos que se faz hoje podem ser muito valiosos para o seu negócio amanhã, sendo possível até mesmo encontrar um sócio ou alguém interessado em financiar seu projeto. Por que não?

  1. Analisar outros empreendedores

Ler biografias de empreendedores de sucesso é um ótimo exercício, podendo ser aprendidas lições valiosas sobre como correr riscos, trabalhar com metas e encontrar oportunidades. Além disso, observar como funcionam outras empresas, independente do tamanho, assim como a sua a estrutura, o corpo diretivo e o estilo de liderança dos gestores é muito bom para expandir os nossos horizontes.

  1. Ser empreendedor no trabalho

Se ainda não tiver um negócio, pode praticar o empreendedorismo no local onde trabalha, tomando a iniciativa de identificar desafios e problemas da sua área, elaborando um projeto e apresentando aos superiores, com o devido cuidado para não atropelar a hierarquia e a certeza que consegue entregar o que planejou.

  1. Empreender nas horas de “folga”

Se no seu ambiente de trabalho não há espaço para propor iniciativas, busque outras alternativas como: organizar alguma atividade em grupo - como um clube de leitura, um bazar de roupas em segunda mão ou um campeonato de futebol - pode ajudar a exercitar habilidades fundamentais de um bom empreendedor, como a capacidade de liderar, tomar decisões, planejar, fazer orçamentos, captar recursos e motivar pessoas. 

  1. Realizar pesquisas sobre negócios

Mesmo que não esteja pronto para abrir um negócio – seja por limitações financeiras ou outras prioridades – pode sempre por começar a conhecer melhor a área em que pretende atuar no futuro. Busque instituições de apoio ao empreendedor, como o Sebrae. Leia livros, faça cursos e converse com empreendedores do ramo que você deseja. 

  1. Não confie na memória, anote

Enquanto não puder colocar as ideias em prática, coloque-as, ao menos, no papel. Se teve uma ideia de negócio, experimente escrever um documento sobre como ele funcionaria, quais os seus diferenciais, quem seriam os concorrentes, como iria faturar com ele. Esse é um bom treino para, no futuro, escrever um plano de negócios da empresa.

  1. Evite monólogos internos destrutivos

Monólogos internos auto depreciativos são nosso maior inimigo. Durante esses pensamentos negativos, dizemos a nós mesmos que não somos capazes de fazer algo, mesmo quando não temos evidências. Menosprezamos a nós mesmos, nossas habilidades e nossas conquistas. É preciso acabar com esse ruído, guardando energia extra e capacidade de pensamento que possam ser dedicados à tomada de decisões e ao pensamento estratégico.

  1. Comece a pensar de forma diferente

Comece a pensar de forma diferente sobre o que é preciso para ser bem sucedido. Em vez de permitir que sua mente trabalhe contra você, aprenda a utilizar toda a sua capacidade em todas as tarefas. Ao limitar ou eliminar processos de pensamento prejudiciais, você libera os recursos mentais de que precisa, gerando maior sucesso sem gastar esforço adicional.

E se estiver precisando de uma ajuda para manter o foco e a animação em alta, comece por fazer alguns cursos do Sebrae:

Se quiser conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.

Fonte: https://www.instagram.com/p/CegdGeNsi6f/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?