Conheça exemplos onde o café é cultivado no Sistema Agroflorestal, modelo que pode restaurar áreas degradadas e contribuir para uma produção sustentável.
A agricultura que utiliza agrotóxico e é essencialmente uma monocultura e vem sofrendo críticas da sociedade devido ao aumento da preocupação por uma produção sustentável.
O café, que historicamente se consolidou como uma monocultura, tem no Sistema Agroflorestal (SAF) um aumento da qualidade, preservando o solo e a biodiversidade.
O SAF é uma forma de uso da terra na qual se combinam espécies de árvores com cultivos agrícolas, de forma simultânea, e que interagem econômica e ecologicamente.
Ao contrário dos sistemas convencionais de produção, estudos realizados com sistemas agroflorestais têm mostrado viabilidade e sustentabilidade ecológica, social e econômica.
Em Minas Gerais, um estudo feito por Paulo Rogério Lopes e divulgado na Revista Brasileira de Agroecologia avaliou os resultados obtidos com o café nesse tipo de sistema.
De acordo com o estudo, a baixa produtividade do café (14 sacas por hectare) é compensada pelo bom preço obtido na venda do café orgânico a países europeus, além de oferecer alimentos mais saudáveis para as famílias da região e contribuir para o equilíbrio ecológico.
Já em Rondônia, o método agrega valor estimado de 30 % sobre o preço do café na região, além de conter o êxodo rural e o avanço sobre a floresta – o café é plantado atualmente onde antes era registrado um grande índice de desmatamento.
O status de excelência da qualidade do produto abre as portas do mercado internacional.
Foi um prazer te ajudar :)