this is an h1

this is an h2

Fri Aug 05 07:57:14 BRT 2022
Pessoas | CAPACITAÇÃO
Tecnologia na segurança do trabalho: quais as inovações tecnológicas?

No setor da construção civil, é preciso manter-se atualizado sobre as inovações tecnológicas referentes à capacitação e à segurança dos colaboradores.

· 22/07/2022 · Atualizado em 05/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Ao utilizar as tendências tecnológicas a seu favor na segurança do trabalho, torna-se possível notar impactos como maior eficiência, melhor produtividade dos colaboradores e mais segurança.

A tecnologia permite que as ações sejam executadas com mais rapidez, menos falhas e até mesmo melhor qualidade, ou seja, o ritmo de trabalho ganha mais eficiência, os colaboradores se sentem mais motivados e você preserva a sua equipe, evitando acidentes de trabalho.

Explicadas algumas das vantagens do auxílio da tecnologia na sua rotina, é hora de nos aprofundarmos ainda mais nas tendências tecnológicas para a segurança do trabalho. São elas:

  • Internet das Coisas

A Internet das Coisas refere-se à capacidade de diferentes tipos de objetos se conectarem à internet, como automóveis e os eletrodomésticos de sua casa, por exemplo.

Na segurança do trabalho, essa tecnologia pode facilitar o dia a dia com sistemas de monitoramento de risco, além da geração de relatórios e documentos de alta confiabilidade.

  • Robôs e drones

Essas máquinas são capazes de substituir colaboradores em atividades de risco elevado porque possuem a tecnologia conhecida como automação industrial. Exemplos desse recurso são os robôs usados na inspeção de locais com vazamentos de substâncias tóxicas e os drones que auxiliam na verificação de lugares altos e/ou de difícil acesso, poupando trabalhadores de riscos desnecessários.

  • Realidade Virtual

O uso dessa inovação na segurança do trabalho está na possibilidade de realizar cursos e treinamentos, permitindo ao colaborador vivenciar situações que exigiriam conhecimentos práticos.

  • Digital Twin

O Gêmeo Digital torna possível a criação de uma réplica digital idêntica para as áreas de produção, reproduzindo processos operacionais e identificando possíveis riscos.

  • Beacon

Muito utilizado no comércio, no varejo e no setor produtivo, o Beacon, ou “farol”, funciona como uma tecnologia de localização, assemelhando-se ao GPS. Na segurança do trabalho, ele torna-se útil para o aprimoramento de resultados, facilitando que colaboradores sejam encontrados após um acidente de trabalho, por exemplo.

É importante destacar também que o MEI que possui empregado está dispensado do Programa de Gerenciamento de Riscos, conforme estabelece o item 1.8.1 da Norma Regulamentadora n° 1.

Contudo, se os perigos identificados em suas atividades podem gerar riscos ocupacionais, estes devem ser avaliados e controlados adequadamente, conforme as demais disposições previstas nas Normas Regulamentadoras. Esse ponto é de extrema importância na indústria da construção e na indústria do mobiliário.

Conte com o Sebrae para saber mais sobre segurança do trabalho, acessando também o artigo Inovações melhoram a segurança dos profissionais da Construção Civil.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora