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Pessoas | TREINAMENTO DE PESSOAS
Treinamentos são essenciais para manter a qualidade da franquia

O foco deve ser a capacitação dos profissionais e a manutenção da padronização dos processos.

· 24/01/2014 · Atualizado em 25/02/2023
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Plano de treinamentos

Os treinamentos em franquias cumprem dois objetivos principais: capacitar o empresário para a gestão de sua empresa e fazer com que ele aprenda os aspectos operacionais da franquia, reproduzindo o modelo e mantendo a padronização dos processos.

Para atingir esses dois objetivos, é preciso saber quando treinar, quem deve ser treinado, com que frequência o treinamento deve ser realizado, qual a duração de cada um deles e quais recursos devem ser utilizados.

O plano de treinamentos deverá atender às necessidades de capacitação identificadas pela franquia, e os cursos deverão ser divididos dentro de um determinado período de tempo para que possam ser viabilizados.

Ele abrangerá os cursos a serem ministrados aos franqueados e seus funcionários, mas também aqueles que serão dados à equipe da franqueadora.

A franquia deverá oferecer treinamentos toda vez que tiver novos franqueados, produtos ou serviços incluídos no sistema ou quando sentir que é preciso reforçar pontos que já tenham sido objeto de treinamentos anteriores, mas que não estejam sendo realizados adequadamente.

É um erro pensar que a responsabilidade da franqueadora resume-se ao treinamento inicial. Só uma capacitação constante, com conteúdo, metodologia e recursos adequados ao público-alvo a que ela se destina, permitirá que a franquia obtenha ganhos no longo prazo.

Treinamento inicial

O treinamento inicial apresenta ao franqueado o padrão estabelecido pela franquia. Por meio dele, o franqueador transmitirá os valores e a cultura da empresa, apresentará a operação de forma detalhada, com todas as rotinas e procedimentos utilizados no negócio, e capacitará o empresário e sua equipe para a operação da franquia no seu dia a dia.

Ele deve ser o primeiro, mas não o único. Franquias bem-sucedidas mantêm um plano de treinamentos que visa ao acompanhamento das mudanças do mercado e à manutenção da competitividade da empresa.

Todos os manuais da franquia devem servir de base para esse treinamento e esclarecer todas as dúvidas que possam surgir antes de a empresa entrar em operação.

Esse é o momento para alinhar conhecimentos básicos sobre administração de empresas e dar as primeiras orientações para que o próprio franqueado tenha condições de autoavaliar-se nessas questões.

As franqueadoras costumam treinar o franqueado e sua primeira equipe, sendo que, cada vez mais, o treinamento é disponibilizado de forma contínua para que seja ministrado àqueles que tenham substituído um membro da equipe inicial.

O desafio imposto pela alta rotatividade da mão de obra tem levado as franqueadoras a utilizarem ferramentas, como cursos a distância, para nivelar o conhecimento de todos sobre os padrões a serem seguidos.

A cultura da franquia

Na fase de implantação de novas unidades, o treinamento inicial é um instrumento fundamental para que a cultura da franquia seja transmitida ao novo franqueado e à sua equipe.

Dar autonomia e ao mesmo tempo garantir que a gestão de terceiros (franqueados) não resulte em ações contrárias aos valores preconizados pela franquia requer liderança, capacidade de comunicação e coerência entre o que a franquia divulga ser e aquilo que de fato ela é.

A transmissão da cultura da franquia por meio dos treinamentos cumprirá o papel de definir parâmetros, ajudando a criar uma identidade entre todos os participantes da rede e representando um fator de segurança para os franqueados, uma vez que eles aprenderão a reproduzir um modelo no qual confiam e acreditam ser bem-sucedido.

O recrutamento de seleção de franqueados com perfil adequado para a condução dos negócios, aliado à clara definição dos processos e à elaboração de treinamentos que ensinem aos franqueados como eles devem proceder, ajuda a manter a cultura da franquia nas unidades franqueadas.

Ao longo do relacionamento entre a franqueadora e seus franqueados, as capacitações continuarão auxiliando a promover mudanças estratégicas exigidas pelo mercado compatíveis com a cultura da franquia.

Treinamento global

As franquias têm um índice de mortalidade inferior aos negócios próprios. Esse resultado é devido a alguns fatores como transmissão de know-how, modelo testado e aprovado, qualidade dos produtos e serviços e treinamento operacional recebido pelos franqueados.

Ainda assim, apesar de ser um negócio com menores riscos, algumas franquias enfrentam problemas que chegam a levar ao fechamento de unidades.

As franqueadoras têm percebido que um melhor acompanhamento feito pela consultoria de campo, um diagnóstico detalhado e o treinamento em gestão têm permitido que suas unidades alcancem melhores resultados.

Nenhum franqueador deve desejar substituir o franqueado em sua função de gerir a empresa, tampouco deve ignorar que os problemas existam.

A atitude de esperar que os franqueados admitam seus erros de gestão e solicitem a visita do consultor também pode ser fatal para as franquias. A tendência de se oferecer mais de uma unidade a um mesmo franqueado pode tornar o problema ainda mais grave se ele não estiver capacitado para gerir as empresas e se as ações corretivas não tiverem sido identificadas.

O treinamento em gestão, associado ao acompanhamento dos índices de desempenho das unidades, pode ajudar a reverter situações de risco.

Treinamento e motivação de equipes

Para levar a rede a atingir níveis de excelência, as franqueadoras precisam capacitar suas próprias equipes, além dos franqueados e seus colaboradores. Inovar, analisar tendências, avaliar o mercado e liderar equipes são algumas das competências esperadas das franqueadoras e não se consegue isso sem investir continuamente em capacitação.

Não se pode transmitir aquilo que não se conhece ou replicar modelos que não funcionam. Dar ao colaborador da franqueadora a oportunidade de trabalhar com eficiência e eficácia é permitir que ele se sinta orgulhoso e motivado para executar suas atividades e promover os melhores resultados para a franquia. E isso abrange todos, não só quem estiver em contato direto com o franqueado.

Cada área da franquia tem sua parcela de responsabilidade no desempenho geral alcançado. Estando a equipe da franqueadora capacitada e motivada, é possível prever melhores resultados também nos treinamentos que serão oferecidos aos franqueados.

O nível de exigência dos clientes aumenta a cada dia. Bons treinamentos geram resultados evidentes na qualidade percebida dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas, uma vez que desenvolvem competências e aumentam a motivação das equipes para executar suas atividades com maior segurança e produtividade.

Manutenção dos padrões

Uma das dificuldades enfrentadas pelas franqueadoras é a manutenção dos padrões que ela desenvolveu e que espera ver preservados nas unidades de negócio que ela comercializa.

Mesmo que inicialmente o franqueado queira aprender e até escolha uma franquia para não precisar “começar do zero”, com o passar do tempo, com a experiência adquirida e por estar em contato direto com os clientes, é comum que ele se sinta capaz de desenvolver ações independentes e que acredite já saber o que o cliente deseja. 

Porém, em muitos casos, essa percepção difere das determinações da franquia e coloca em risco a manutenção dos padrões.

Nessa hora, as reuniões, como as convenções de franqueados, poderão alinhar as expectativas dos franqueados com os propósitos da franquia. Não por acaso, algumas franquias aproveitam o momento dessas convenções para discutir e reescrever, com a participação de todos, a missão, a visão e os valores da franquia.

Em um movimento de constante evolução, algumas alterações poderão ser sugeridas pelos franqueados e adotadas pelas franquias em seus próximos treinamentos. Instrutores e consultores de campo da franqueadora terão um papel importante na comunicação com os franqueados e no cuidado para que essas sugestões não afetem a identidade da marca e continuem a ser replicados por todas as unidades.

Cursos presenciais e ensino a distância: quando utilizar

Um dos aspectos mais importantes na relação entre franqueadores e franqueados refere-se ao suporte oferecido pela franquia.

Embora algumas delas ainda resistam em investir no treinamento de seus franqueados ou limitem-se ao treinamento inicial, a relação nas franquias obedece a regras de mercado, onde todos sabem que nada é imutável e que sempre haverá necessidade de atualizações e ajustes.

Dependendo do tamanho da rede e da localização das suas unidades, o investimento dos franqueados pode ser elevado, uma vez que devem ser computados o transporte, as diárias e a alimentação do franqueado e de toda a sua equipe por vários dias na cidade onde se localiza a franqueadora.

Apesar dos custos, os cursos presenciais são recomendados, principalmente os iniciais, já que muitas dúvidas existem, e o franqueado precisa estar capacitado antes de abrir a sua unidade.

Mas, todos precisam reciclar-se periodicamente, e o plano de treinamentos deve prever cursos ao longo do ano, podendo ser utilizados para lançamento de campanhas, apresentação de produtos e serviços e mudanças de procedimentos.

Felizmente, as ferramentas web auxiliam no trabalho de transmissão do conhecimento, reduzindo os custos e eliminando as distâncias. Ainda assim, alguns cuidados devem ser tomados para que o curso tenha os efeitos esperados. Eles devem instituir alguma avaliação para medir o aprendizado, ter relevância para motivar a participação, ser adequados ao público-alvo e didáticos para alcançar seus objetivos.

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