Técnicas objetivas, que podem ser executadas por não especialistas, resgatam as dinâmicas formuladas para aumentar a confiança e o entrosamento em equipes.

Todos os empresários querem saber como fazer seu time produzir mais e melhor. Boa parte das respostas que encontramos pela internet são as mesmas: comunicação, engajamento, confiança e outros termos que lembram uma receita de bolo genérica que pouco contribui. Realmente é preciso aumentar o engajamento e a confiança da equipe, mas como fazer isso na prática? Este texto propõe uma abordagem diferente: dois exercícios que você pode fazer com sua equipe formulados para aumentar seu entrosamento.
Você não precisa ser um facilitador experiente. Essas atividades podem ser feitas por supervisores, líderes ou o próprio empreendedor em reuniões, encontros ou momentos especialmente reservados para isso.
Safe Room
Essa técnica serve para ajudar as pessoas a pensar juntas em soluções para problemas complexos.
O facilitador descreve ao grupo uma questão da empresa e pede que eles encontrem, juntos, uma solução. A seguir, ele conta que existem pistas escondidas pelo ambiente. Essas pistas são, na verdade, explicações mais aprofundadas do problema apresentado e ajudam a compreender melhor a questão e a sugerir saídas com maior precisão.
Os integrantes devem procurar pelas pistas, de preferência em grupo, e à medida que encontrem as pistas, devem trazer para o grupo maior.
Cada pista nova deve obrigar o grupo a pensar mais um pouco sobre a questão. Um ou dois minutos são suficientes. O facilitador deve avisar quando todas as pistas forem descobertas.
O texto deve ser bem redigido. É importante que seja uma questão relevante para o grupo, eles precisam mesmo sair dali com algum tipo de proposta. Todo o movimento de buscar as pistas serve para dinamizar um pouco e fazer com que pensem no problema de forma não linear.
Ao redigir o texto é preciso ter o cuidado de levar uma questão que demande solução. E que as pistas não direcionem as pessoas a algum tipo de raciocínio pré-estipulado ou “moral da história”. O facilitador deve cronometrar o tempo e, no final do jogo, debater as soluções contempladas por todos. Os grupos podem conter a partir de 3 pessoas. Quanto mais participantes, mais divertido e desafiador o jogo.
O Safe Room é excelente para estimular o espírito colaborativo em equipes, o raciocínio lógico na resolução de problemas e a confiança entre as pessoas.
Minuto Motivação
Pode ser realizado de forma individual ou coletivamente. O facilitador recebe os participantes em uma sala ou ambiente confortável, com música ambiente e iluminação que incentive a introspecção. Quando estiverem todos à vontade, entrega folhas e diz que ele fará algumas perguntas. Cada um deve escutar a pergunta, pensar, sentir a resposta e só depois de 30 segundos escrever sua resposta na folha em branco. As perguntas devem ser feitas pausadamente e na ordem abaixo, dando tempo para que sejam respondidas:
- Qual foi o melhor acontecimento que você experimentou na sua vida?
- Como foi que isso impactou sua vida positivamente?
- Qual é sua melhor lembrança atrelada a essa experiência?
- O que te motiva hoje a levantar todos os dias?
- Faça uma frase única que represente seu momento de vida.
Depois peça que a pessoa fale sobre a experiência de ter respondido essas questões ou, se for um grupo, que cada um faça uma curta apresentação.
É uma técnica simples, mas capaz de mobilizar muito as pessoas no sentido de relembrarem afetivamente o que é mais precioso e de como isso ajuda a se manter sempre em frente, principalmente em tempos difíceis.
Saiba Mais:
Curso on-line: Gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes
Cursos de curta duração: Desenvolvimento Pessoal, Liderança e Pessoas
Foi um prazer te ajudar :)