this is an h1

this is an h2

Fri Jul 22 10:26:51 BRT 2022
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Empreendedorismo social: entregando valor às comunidades

Os impactos promovidos pelos empreendedores sociais ocorrem principalmente nas áreas da saúde, educação e meio ambiente.

· 07/07/2022 · Atualizado em 22/07/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Como assim empreendedorismo social? Isso é possível? O empreendedor não visa somente ao lucro? Essas perguntas normalmente acompanham as discussões acerca desse tema, que tem como objetivo produzir bens e serviços que beneficiem as comunidades, sejam elas de nível local ou global, com foco nos problemas sociais. Evidentemente, o empreendedorismo social pode acontecer mesmo em atividades que tenham por objetivo a geração de lucro - nesse caso, o ponto central do empreendimento é o seu papel social, e o lucro é unicamente decorrente das atividades executadas pela empresa.

Um dos impactos positivos do empreendedorismo social é o resgate que esses negócios promovem, gerando capital social, inclusão e emancipação social para as pessoas em situação de risco. Dessa forma, ele consegue promover a melhoria das condições de vida dessas pessoas na sociedade, transformando sua realidade. Informações indicam que, nos últimos 20 anos, os projetos relacionados ao empreendedorismo social impactaram positivamente 622 milhões de pessoas em todo o mundo. Os benefícios, que acontecem principalmente nas áreas da saúde, educação e meio ambiente, podem ser vistos em projetos como:

  • Gerando Falcões: a meta central é promover o protagonismo dos jovens e fortalecê-los enquanto motores de transformação da sociedade.
  • Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC): a entidade já tratou mais de 5 mil pacientes, apresentando uma taxa de cura em torno de 70%.
  • Ação Social para Igualdade das Diferenças (Asid): o objetivo é melhorar a qualidade do ensino gratuito oferecido a pessoas com deficiência.
  • Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP): sua missão é viabilizar o acesso universal à educação pública de qualidade.
  • Projeto Tamar: a fundação luta contra a extinção de espécies marinhas há mais de 40 anos.

Além desses projetos, conhecidos em âmbito nacional e até internacional, muitos outros negócios na área do empreendedorismo social podem ser vistos em atividades como: revitalização de comunidades; saneamento e distribuição de energia; atendimento popular de advogados; consultas médicas, psicológicas e odontológicas acessíveis; inclusão digital; espaço cultural; artesanato e centros de distribuição; agricultura; e reciclagem. 

O perfil do empreendedor social é marcado pela empatia, ou seja, pela capacidade de olhar de uma forma muito humana para as necessidades do outro. Além disso, ao olhar para uma realidade, ele deseja transformá-la, melhorando a vida de toda uma comunidade. O empreendedor social é um inconformado com as injustiças e desigualdades, e é isso que o move a promover as ações necessárias. O mais importante para o empreendedor social é o valor que ele entrega, e não o lucro que recebe.

Saiba mais:

Empreendedorismo sustentável


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora