Josiane Alves fazia faculdade de administração de empresas e trabalhava em um escritório de importação quando sua mãe ficou doente e não pôde mais seguir na loja de roupas de que era dona em Araçatuba (SP). Diante da situação delicada, e para não fechar as portas, aceitou o desafio e assumiu o controle do empreendimento.
À frente do negócio, decidiu reformular tudo, desde a área expositiva dos produtos e a arquitetura do espaço ao nome da loja, que rebatizou de Black. Ela já tinha alguma noção de gestão, mas, por recomendação de amigos, procurou o Sebrae interessada na consultoria e nos cursos oferecidos.
Capacitação no Sebrae
A empresária participou da consultoria Varejo da Moda, que durou seis meses. Paralelamente, ela e sua funcionária também fizeram cursos de vitrine e de visual merchandising.
O apoio do Sebrae e as reformulações realizadas por Josiane não demoraram a gerar bons resultados. Além de ter aberto uma nova unidade em Bilac (SP), cidade vizinha, a empresária diz que o negócio cresceu 100%, dobrando o faturamento.
Mercado digital
A chegada da pandemia de Covid-19 deixou Josiane preocupada, mas a consultoria com o Sebrae a ajudou a manter os clientes, com contato por meio de aplicativos de celular.
Com os bons resultados, a empresária planeja agora investir mais no serviço de entregas e atingir um público ainda maior, inclusive fora da cidade. Josiane trabalha também para aprimorar o marketing e ganhar mais visibilidade para a marca. Também está aperfeiçoando o e-commerce.
"Por mais que eu tivesse um conhecimento na área administrativa, procurei o Sebrae para ter mais conhecimento sobre estoque, faturamento, gestão de pessoas, como lidar com os clientes. E me ajudaram muito nessa parte, além de toda a importância da presença digital do negócio."