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Wed May 29 10:45:42 BRT 2024
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Cashback traz o seu cliente de volta

O cashback é ótima estratégia para fidelizar clientes. Os pequenos negócios também podem utilizar o conceito sem contratar plataformas especializadas.

· Atualizado em 29/05/2024
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O que é cashback?

A imensa maioria dos estabelecimentos comerciais no Brasil é composto por pequenas empresas – e boa parte delas têm dificuldades para fidelizar os clientes.

Adotar o cashback pode ser uma ótima estratégia para manter o cliente sempre retornando para novas compras e diferenciar-se da concorrência.

Mas como exatamente fazer o cashback beneficiar o seu negócio?

Cashback vem do inglês e significa literalmente "dinheiro de volta". É um sistema onde os clientes recebem uma porcentagem do valor gasto em uma compra, que retorna a eles na forma de dinheiro, crédito ou desconto para futuras compras.

Ou seja, uma parte do valor gasto na compra se transforma em benefícios para o consumidor. 

É um incentivo que também atrai novos clientes e promove a repetição de compra, pois os consumidores tendem a retornar onde comprou para aproveitar seus créditos acumulados.

É fácil entender que o cliente vai preferir comprar na sua loja se tiver direito a um bom abatimento porque comprou com você anteriormente.

Ao perceber uma vantagem real, o cliente se torna fiel. Mas como fazer isso na prática e como deixar esta vantagem bem nítida para o cliente?

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Como fazem as maiores

Em seu formato ideal, o cashback oferece dinheiro de volta na aquisição de outros produtos. Para atuar desta forma mais plenamente, as empresas de maior movimento contratam uma plataforma para intermediar todo o processo.

A plataforma faz a gestão do saldo que o cliente vai receber depois que ele adquire um produto. Cada produto que comprar lhe dará acesso a um percentual de cashback, para ser usado na aquisição de outros produtos.

O cliente vai se sentir atraído em comprar mais porque tem esse saldo com a empresa, desde que seja algo verdadeiramente valioso.

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E a pequena empresa?

Uma pequena empresa pode oferecer cashback aos seus clientes sem precisar contratar uma plataforma especializada.

Uma possibilidade é criar um programa de fidelidade onde os clientes ganham pontos por cada compra realizada. Esses pontos podem ser trocados por descontos em produtos, brindes ou outras vantagens.

Você pode utilizar um sistema manual de registro de pontos, como cartões de fidelidade carimbados, ou mesmo um sistema digital, como um aplicativo ou website.

Você pode também oferecer descontos em dinheiro em produtos específicos ou durante períodos promocionais e anunciar esses descontos em seus canais de comunicação, como redes sociais, loja física ou website. É uma estratégia interessante para atrair novos clientes e aumentar as vendas em momentos específicos.

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Controle é importante

Ao implementar um programa de cashback sem plataforma é essencial ter um bom controle das transações e dos valores reembolsados. Use planilhas ou até mesmo um sistema manual organizado para registrar as compras e os resgates.

É muito importante definir claramente as regras do programa, comunicá-las aos clientes de forma transparente e garantir um atendimento eficiente no momento do resgate do cashback para garantir que os clientes estejam satisfeitos com o programa e com a sua empresa.

Comece com um programa simples e vá ajustando-o conforme a necessidade e o feedback dos clientes. Um restaurante self service, por exemplo, pode entregar um cupom com 10% de desconto na próxima refeição.

Ao implementar um programa de cashback de forma criativa e eficiente, mesmo que mais limitado por não usar uma plataforma especializada, sua pequena empresa pode fidelizar clientes, aumentar as vendas e destacar-se no mercado.


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