Conheça a ferramenta contábil que vai te ajudar a formar os preços de venda e a tomar as melhores decisões para alavancar o seu negócio.

Maikon Richardson
· 18/11/2014 · Atualizado em 12/04/2023
A falta de informação ou a não utilização da ferramenta contábil prejudica a tomada de decisão, por isso, você microempreendedor deve buscar conhecer melhor como os custos e preços de venda no comércio são calculados.
Muitos empreendedores quando abrem um negócio acabam se preocupando mais em entender sobre o serviço ou produto que está vendendo, e isso é normal.
Mas para levar o negócio para a frente e garantir boas margens de lucro o conhecimento não pode para por aí.
Outra dica importante para você é enxergar o contador como aliado para seus negócios.
Este profissional, por sua vez, deve conhecer os recursos da ferramenta contábil e garantir informações precisas para que o gestor possa tomar as decisões mais acertadas, garantindo, dessa forma, vantagens competitivas para a empresa.
Empreendedor, você deve conhecer muito bem seus custos e despesas e saber calcular corretamente o preço de venda de seus produtos.
Assim, os preços calculados por fórmulas servirão apenas como um referencial para comparação com os de mercado.
Isso não significa dizer que não devamos calculá-los, ao contrário, esse cálculo nos dará um parâmetro para avaliarmos se a nossa estrutura de custos nos permite ser competitivos.
O preço de venda precisa sempre ser revisto, seja por aumento no preço de compra dos produtos, por exigência dos consumidores ou pela concorrência, e assim, se enquadrar nas regras do mercado.
Para você entender melhor como a precificação funciona, nós vamos explicar neste artigo os seguintes cálculos:
- Cálculo do Custo de Aquisição da Mercadoria
- Os custos variáveis de venda (CVV)
- Custos Indiretos/Fixos
- Margem de Lucro - ML
Terminologia utilizada na área de Custos
Custos diretos:
São os custos relacionados diretamente à produção, como, por exemplo, a compra de matéria-prima e a mão-de-obra da produção. Para esse tipo de custo, é mais fácil definir valores sem necessidade de rateios.
O cálculo funciona da seguinte forma: você soma os gastos com a mão-de-obra e a matéria-prima e divide o valor pela quantidade de produtos fabricados.
Custos indiretos:
Ao contrário da facilidade na precificação dos custos diretos, os custos indiretos são mais difíceis de serem estabelecidos.
Nesse tipo de custo, é necessário calcular o valor de cada unidade de produto fabricado.
Nesse caso, é utilizado o critério de rateio, em outras palavras, é definido um valor aproximado para o cálculo de cada unidade.
Imagine que você tem uma fábrica de camisas e paga a conta de luz mensalmente.
Você precisa projetar o valor desse custo nos produtos e dividir esse valor em cada camisa confeccionada.
Custos fixos:
É necessário ter muito cuidado com o gerenciamento desse tipo de custo, porque todos os meses eles serão cobrados e não é uma boa ideia deixar acumular.
Dentro desses custos, estão os pagamentos básicos, como aluguel, água, luz, entre outros. É importante lembrar, também, que esse tipo de custo sempre vai existir, independente se naquele mês houve boas vendas ou não.
A nomenclatura “custos fixos” diz respeito justamente a essa cobrança mensal, mas lembre-se: o valor em si, pode ser variável.
Por exemplo, a conta de luz vence todo mês, mas ela pode apresentar valores diferentes em cada vencimento.
Custos variáveis:
Esse tipo de custo está ligado diretamente às variações na produção e na venda.
Nesse caso, as alterações acontecem a curto prazo e as oscilações nos preços, na maioria das vezes, está ligada ao custo da matéria-prima.
Por exemplo, imagine que você tem uma batedeira de açaí e, diariamente, precisa comprar o fruto do atravessador.
Essa matéria-prima sofre alterações diárias e, por isso, o preço do produto final também varia diariamente.
O cálculo desse tipo de custo é um pouco mais difícil, entretanto, é possível sim fazer uma projeção, ainda que seja variável.
Você pode somar todos os custos em um período determinado (pode ser mensal) e dividir o valor total por produtos fabricados neste mesmo período.
O preço de venda ideal é aquele que cobre todos os custos e despesas e ainda permita a realização do lucro.
Ele deve ser competitivo e, na medida do possível, ser melhor que o da concorrência. Deve também permitir a manutenção do cliente e a expansão das vendas.
Exemplo dos cálculos
Para facilitar o entendimento da apuração do preço de venda, vamos considerar que a empresa fez uma compra de dois tipos de mercadorias: calças e camisas, adquirindo 200 calças ao preço unitário de R$ 30,00, totalizando R$ 6.000,00; e 300 camisas ao preço unitário de R$ 15,00, totalizando R$ 4.500,00. Assim, o valor total da compra foi de R$ 10.500,00.
Nas compras acima, houve incidência do IPI pela alíquota de 10%, e ICMS pela alíquota de 17%, e houve também o frete de R$ 400,00.
Para cálculo do Custo de Aquisição da Mercadoria vamos utilizar a seguinte fórmula:
CAM = PCU + IPI + Frete – ICMS.
Onde:
CAM = custo de aquisição de mercadoria
PCU = preço de compra unitário
IPI = imposto de produtos industrializados
ICMS – imposto sobre a circulação de mercadorias
PRODUTO |
PCU |
IPI |
FRETE |
SOMA |
-ICMS |
CAM |
CALÇAS |
30 |
3,00 |
1,80 |
34,80 |
5,86 |
28,94 |
CAMISAS |
15 |
1,50 |
1,80 |
18,30 |
3,11 |
15,19 |
Assim, o custo de aquisição foi de R$ 28,94 para a calça de R$ 15,19 para a camisa.
Os custos variáveis de venda (CVV):
Os custos variáveis de venda (CVV) |
|
ICMS |
17,00% |
PIS |
0,65% |
COFINS |
3,00% |
CONTRIBUIÇÃO SOCIAL |
1,08% |
IRPJ (LUCRO PRESUMIDO) |
1,20% |
COMISSÃO |
4,00% |
SOMA |
26,93% |
Custos Indiretos/Fixos
Os custos indiretos / fixos são aqueles que a empresa tem que assegurar o seu funcionamento normal.
São chamados de custos fixos porque independentemente das vendas a empresa terá que pagá-los, por exemplo: aluguel, telefone, energia, água honorários do contador, entre outros.
Desta forma, vamos considerar que a empresa tem um custo fixo total médio nos últimos 6 meses de R$ 2.000,00, e no mesmo período auferiu uma receita bruta média de R$ 20.500,00.
Assim, deveremos apurar a relação entre o custo fixo médio e a receita bruta média, utilizando a seguinte fórmula:
CF% = (CFM / RBM) x 100
Onde:
CF% = percentual do custo fixo em relação à receita bruta;
CFM = custo fixo médio;
RBM = receita bruta média
Logo temos:
CF% = (R$ 2.000,00 / R$ 20.500,00) x 100
CF% = 9,76%
Conforme apurado, a taxa do custo fixo médio em relação à receita bruta média é de 9,76%. Isso significa que cada mercadoria vendida deverá suportar com 10% dos custos fixos, através de suas vendas.
Margem de Lucro - ML
Esse é o lucro esperado pelo empresário, após pagar todos os custos com despesas.
Para fixação da margem de lucro, a empresa deverá ficar atenta, e verificar também o preço praticado pelo mercado.
No nosso exemplo, vamos utilizar para as duas mercadorias uma margem de lucro de 20%.
Agora, já temos todos os elementos para calcular o preço de venda da mercadoria, assim, vamos encontrar a Taxa de Marcação – TM.
A Taxa de Marcação é o fator que vai definir o preço de venda da mercadoria. Para calcular, vamos utilizar a seguinte fórmula:
TM = 100 / 100 – (CF% + CVV + ML)
Onde:
CF% = custo fixo médio percentual em relação à receita bruta média.
CVV = custos variáveis de venda
ML = margem de lucro
Agora, vamos executar a fórmula aplicando os índices encontrados anteriormente:
TM = 100 / 100 – (9,76 + 26,93 + 20)
TM = 100 / 100 – (56,69)
TM = 100 / 43,31
TM = 2,31
Encontrada a Taxa de Marcação de 2,31, agora vamos calcular o preço de venda das mercadorias aplicando a fórmula: PV = CAM x TM, onde CAM = custo de aquisição da mercadoria e TM = taxa de marcação.
Assim, temos:
Calça: PV = R$ 28,94 x 2,31 = R$ 66,85
Camisa: PV = R$ 15,19 x 2,31 = R$ 35,09
Desta forma, o preço de venda da calça é de R$ 66,85 e o da camisa é de R$ 35,09.
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Mais informações
É muito importante conhecer todos os elementos, as ferramentas e as estruturas de custos e preço de venda, notadamente num momento que o mercado é quem estabelece o valor, que está disposto a pagar pela aquisição dos bens.
É importante, também, verificar o regime tributário adotado na empresa para cálculo das alíquotas dos impostos e contribuições.
Assim, é recomendável consultar o contador da sua empresa para obter esses dados de forma mais detalhada.
Destacamos que a prioridade máxima na realização da venda é o convencimento de seu cliente, pois é ele quem determinará se realmente o seu preço é justo.
Por isso, além de calcular o preço de venda de forma correta, gerando lucros para empresa, é necessário verificar o preço praticado pelos concorrentes.
Todas essas dicas podem te ajudar a alavancar o seu negócio e melhorar o faturamento da sua empresa.
Quer entender melhor como os cálculos funcionam na prática e dominar os recursos contábeis? Busque mais informações com nossos consultores! O Sebrae no Amapá tem prazer em atendê-lo.
Foi um prazer te ajudar :)
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