Saiba como elaborar com praticidade a estimativa de faturamento visando melhor lucratividade de sua empresa.

Maikon Richardson
· Atualizado em 12/12/2022
Você sabe como está a saúde financeira da sua empresa?
O faturamento é um conceito inicial que todo empreendedor deve saber antes de iniciar o seu negócio, para ter uma gestão eficiente e mais assertiva na tomada de decisões.
É importante que os gestores compreendam conteúdos sobre administração para poder analisar todos os dados e características do mercado e da empresa da melhor maneira possível a fim de direcionar o melhor caminho a seguir, por meio de ações preventivas ou corretivas.
A maioria dos empreendedores acha que a saúde financeira da empresa só está boa se ela der lucro. Claro que este é um sinal positivo, entretanto não podemos misturar lucro com faturamento. Cada um representa um conceito diferente, que se complementam.
O que é o faturamento?
A estimativa de faturamento é uma espécie de previsão da receita decorrente das vendas de um determinado produto ou a prestação de serviço de qualquer natureza em determinado período do ano.
Ela pode ser feita analisando números anteriores das vendas da empresa e pode auxiliar em um planejamento de curto, médio e longo prazo:
- As estimativas de faturamento podem ser realizadas por métodos diferentes;
- Projeção baseada no histórico passado;
- Projeção baseada no mercado;
- Projeção baseada na margem de contribuição.
Se você está começando ou já possui um empreendimento, é fundamental se familiarizar com um dos principais indicadores do sucesso de qualquer negócio: o faturamento.
Podemos dizer que ele é a soma dos valores arrecadados por uma empresa pela realização de sua atividade comercial, seja vendendo bens ou prestando serviços a terceiros.
Para que serve o faturamento?
Um dos objetivos principais do faturamento é determinar o desempenho de vendas, além de servir como indicador de preço a ser cobrado e se atende a expectativa do consumidor.
Outro uso comum é como base de cálculo para imposto, ou seja, dependendo do montante faturado, a receita federal vai enquadrar a empresa de acordo com seu porte, podendo ser um microempreendedor individual (MEI) ou uma Empresa de Pequeno Porte (EPP), por exemplo.
A projeção financeira permite uma visão antecipada e real do seu negócio, possibilita uma gestão mais segura e eficaz, ajuda a reduzir perdas financeiras e a aumentar a produtividade da empresa, recomendada também para os seguintes casos:
- Apresentar uma proposta concreta a um banco para obter créditos e fazer investimentos;
- Prever a possibilidade de amortizar investimentos para expansão do negócio;
- Conhecer os períodos de baixas e altas em vendas durante o ano;
- Entre outros fatores.
Como fazer a estimativa?
O faturamento mensal encontra-se na demonstração de resultados, o qual é um histórico finalizado de como sua empresa se saiu durante um determinado período. Isso pode ser um mês, trimestre ou até mesmo um ano – embora seja mais recomendado consultar suas demonstrações financeiras mensalmente.
Ao estabelecer metas de vendas para subsidiar a estimativa de faturamento, é importante observar:
- Custos e despesas da empresa;
- Qual o mercado consumidor;
- Qual a concorrência;
- Período para o qual está estabelecendo a meta (dias úteis, feriados, festividades, sazonalidades, etc.).
É importante que o acompanhamento seja feito de perto e que o empreendedor sempre busque fidelizar cada cliente conquistado.
Dessa forma, será possível criar um laço forte com ele, conseguir que ele indique sua empresa a amigos e familiares, graças ao seu bom serviço, que seja capaz de trazer novos clientes, e garantir um bom faturamento.
É indispensável que a empresa possua um bom controle gerencial de vendas.
Isso irá ajudar na elaboração de uma projeção de faturamento eficiente que permitirá um controle das informações pertinente ao negócio, além de ajudar a visualizar o passado e projetar o futuro, permitindo a tomada correta de decisões.
Uma das ferramentas que pode ser utilizada como instrumento de ajuda na previsão é o fluxo de caixa. Ele tem uma característica temporal, pode ser diário, semanal, mensal, anual, e traz componentes de projeção ou estimativa.
É uma importante ferramenta de gestão financeira. Visa demonstrar e projetar, em períodos futuros, o resultado de todas as entradas e as saídas de recursos financeiros em regime de caixa (e não contábil).
É um instrumento essencial na antecipação de problemas de liquidez e endividamento, sintomático de rentabilidade, lucratividade e eficácia empresarial.
Quanto maior for a proximidade entre a projeção do fluxo de caixa e o efetivamente realizado, maior será o conhecimento do empresário sobre seu negócio.
Receita total
A primeira seção da demonstração do resultado mostra todo o dinheiro que sua empresa arrecadou durante o período contábil.
Isso pode ser proveniente de sua principal fonte de renda, bem como de qualquer outra fonte de renda. Não se esqueça de que o que você “reconhece” como receita dependerá do seu método contábil.
Esta seção analisa quanto custou para produzir tudo que você vendeu durante o período contábil. Tudo o que é vital para a produção de seu produto/serviço (equipe, software, equipamentos, materiais, etc.) é considerado aqui.
Quando você subtrai o custo dos produtos vendidos da receita, obtém o lucro bruto.
Ao contrário do custo dos produtos vendidos, esta seção inclui tudo o que você gastou para operar seu negócio durante o período contábil.
Esses custos não são essenciais para a produção do que você vendeu.
Inclui coisas como custos de marketing, aluguel, entre outros.
Quando você subtrai as Despesas Operacionais do Lucro Bruto, obtém o Lucro Líquido (ou o que a maioria das pessoas chamaria de “lucro”).
Veja dicas para elaborar uma projeção financeira eficiente:
- Não seja otimista demais na hora de elaborar o seu planejamento financeiro, procure se basear na projeção do fluxo de caixa;
- Reavalie seus custos e projete suas vendas com base em informações confiáveis sobre o desempenho das vendas passadas. Jamais estipule um valor com base em achismos;
- Analise o custo do produto, a média mensal do que é vendido, o valor gasto por venda;
- Mantenha as informações do fluxo de caixa sempre atualizadas, ajuda a prever os resultados negativos a tempo de repará-los;
- O ideal é estimar o valor em caixa uma vez por mês, incluindo retiradas, despesas fixas e obrigações fiscais;
- Analise os demonstrativos de perdas e lucros nos últimos anos, isso poderá prever o que vai acontecer e desenvolver estratégias para épocas sazonais;
- Faça uma análise do ponto de equilíbrio para tomar as decisões mais acertadas, com isso verá o quanto terá que faturar para pagar todos os seus custos;
É importante que as metas sejam desafiadoras, porém, realistas para serem de fato cumpridas.
Uma dica para as empresas é estabelecer cenários de vendas, pois faz com que a empresa fique menos vulnerável, tendo em vista um mercado que pode apresentar retrações ou aumentos nas vendas.
Faturamento bruto X faturamento líquido
Existem dois tipos de faturamento que podem ser utilizados para analisar o desempenho financeiro e comercial da empresa: o bruto e o líquido.
Como calcular o faturamento bruto?
O faturamento bruto é a conta mais simples: basta multiplicar o preço de venda do produto ou serviço pelo total de unidades vendidas no período escolhido:
Fórmula do Faturamento bruto = preço de venda X quantidade vendida
No caso, é preciso aplicar o cálculo a cada um dos produtos ou serviços vendidos para chegar ao valor total faturado pela empresa. Por exemplo:
Um supermercado vendeu 2.000 pacotes de carvão no mês de junho, a R$ 25,00 cada. O faturamento bruto da loja foi de R$ 50.000,00 (2.000 x R$ 25,00).
Ou seja, o faturamento bruto é o valor total que o negócio recebe por meio de vendas de produtos ou prestação de serviços.
Ainda, caso o supermercado tenha vendido mais 1.500 pacotes de carvão por R$ 60,00, o faturamento será de R$ 90.000,00 (1500 x R$ 60,00).
Mas, o faturamento total será de R$ 140.000,00, o qual é a soma do faturamento dos produtos.
Como calcular o faturamento líquido?
É igual ao faturamento bruto, menos as deduções de vendas e impostos cobrados sobre cada operação, para isso basta seguir a fórmula abaixo:
Faturamento líquido = faturamento bruto - deduções de vendas – impostos
No caso, chamamos de dedução de vendas os contratos cancelados e produtos devolvidos, por exemplo, enquanto os impostos são recolhidos conforme a atividade da empresa e regime tributário.
Então, para calcular o faturamento líquido, é preciso saber a estimativa de vendas da empresa e diminuir os impostos e deduções de vendas, ou seja:
Faturamento Líquido = Faturamento Bruto – Impostos – Deduções das Vendas
Os impostos variam conforme o regime tributário e tamanho da empresa.
No MEI, por exemplo, o valor pago mensalmente referente ao ICMS é de R$ 1,00. No caso de prestação de serviços, o valor mensalmente pago é de R$ 5,00.
Mas, é importante estar atento, para poder realizar o cálculo do faturamento da forma mais precisa possível.
Portanto, o cálculo de faturamento líquido tende a ser mais certeiro. Uma vez que esses são valores obrigatórios e sempre existe possibilidade de perda, ele traz um valor mais próximo da realidade.
Previsão do faturamento na prática
Esse processo precisa de atenção ao máximo para poder garantir que saia tudo corretamente.
Mas, ao começar a realizar o levantamento de dados, você vai perceber que vai poder conhecer ainda mais sobre o seu negócio, o que pode gerar insights mais assertivos na hora de um valioso investimento.
Se você quiser mais informações sobre faturamento, o Sebrae BA preparou uma cartilha bem detalhada sobre esse tema.
Para baixar, é só clicar aqui!
Mas se ainda assim se sentir perdido, pode procurar ajuda do Sebrae no Amapá, com um de nossos consultores especializados em gestão financeira empresarial.
Com tudo que mostramos nesse artigo, você percebeu que o faturamento é uma atividade da qual o empreendedor deve se manter consciente, assim como das metas e objetivos da empresa.
Se você ficou interessado em saber mais dicas para calcular o faturamento da sua empresa, procure nossos consultores, é uma grande satisfação poder te ajudar a crescer ainda mais.
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