Entenda o conceito de preço de venda e veja como calcular de forma correta o valor dos serviços ou produtos disponíveis no seu negócio.

Maikon Richardson
· Atualizado em 12/04/2023
Afinal, o que é preço de venda?
Saber calcular os custos e preço de venda na prestação de serviços é muito importante para os pequenos negócios empresariais, formados pelas micro e pequenas empresas (MPE), pois dá um maior controle das despesas, o que é necessário para manter as contas sempre em dia e não perder benefícios.
Mas esta é uma dúvida recorrente entre muitos empreendedores.
A falta de informação e /ou a não utilização da ferramenta contábil prejudica a tomada de decisão. Por isso, o gestor deve enxergar o contador como aliado para seus negócios.
Por outro lado, o profissional contábil deve conhecer os recursos da ferramenta contábil e garantir informações precisas para que o gestor possa tomar as decisões mais acertadas, garantindo dessa forma vantagens competitivas.
Pensando nisso, elaboramos este artigo com informações essenciais para calcular os custos e preços de venda na prestação de serviços, com o uso da ferramenta contábil.
Entender o conceito de preço de venda ajuda a calcular de forma correta os custos e preços na prestação de serviço, o que é essencial para o sucesso de seu negócio.
Trata-se do valor que a empresa cobra para manter o negócio e obter ganhos, que deve ser o suficiente para pagar todos os custos dos produtos e serviços ofertados e ainda sobrar para a empresa ter lucro nas operações.
O preço de venda, então, tem o objetivo de gerar uma margem de lucro, além de cobrir despesas como:
- materiais;
- equipamentos;
- mão-de-obra;
- pagamento de contas (aluguel, água, luz);
- imprevistos.
O preço de venda deve ser competitivo e, na medida do possível, ser melhor que o da concorrência, deve permitir a manutenção do cliente e a expansão das vendas.
A importância de calcular os custos e preços de venda
Calcular os custos com uma ferramenta contábil ajuda o empreendedor no desafio de encontrar o preço ideal para não ter prejuízo quando for cobrar dos clientes e, mais uma vez, você deve lembrar: o seu contador é o seu melhor aliado!
Para decidir sobre o preço de venda na prestação de serviços é preciso, além de conhecer todos os custos e despesas, sem deixar nada de fora, também olhar um pouco para o “terreno do vizinho” e verificar o preço praticado na concorrência.
Afinal de contas, como você sabe, os clientes estão sempre pesquisando preços e, simultaneamente, procurando qualidade, tanto dos serviços quanto do atendimento.
Assim, os preços calculados por fórmulas servirão apenas como um referencial para comparação com os de mercado.
Isso não significa dizer que não devemos calculá-los, ao contrário, esse cálculo nos dará um parâmetro para avaliarmos se a nossa estrutura de custos nos permite ser competitivos.
E como calcular os custos de preço e venda da prestação de serviços?
O preço de venda precisa sempre ser revisto, seja por aumento no preço de compra de materiais empregados na prestação dos serviços, por exigência dos consumidores ou pela concorrência, e assim, se enquadrar nas regras do mercado.
Terminologia
Para fazer o cálculo, os conceitos utilizados na área de custos são:
- Custos Fixos: todos os gastos que não variam em função dos volumes produzidos;
- Custos Variáveis: gastos que variam proporcionalmente aos volumes produzidos.
- Custos Diretos: gastos que podem ser apropriados diretamente ao produto ou ao serviço.
- Custos Indiretos: gastos que, para serem incorporados aos produtos ou aos serviços, utilizam um critério de rateio, também são chamados de despesas (por não terem ligação direta com a produção).
Como a empresa de serviços não pratica atos do comércio, isto é, não compra nem vende mercadorias, e muito menos pratica operações caracterizadas como industriais, esse cálculo se torna prioridade.
E quando o preço dos serviços inclui o material a ser gasto, mesmo assim, podemos dizer que o prestador de serviço não está vendendo o material, este é, apenas, o custo dos serviços prestados.
Para facilitar o entendimento da apuração do preço de venda na prestação de serviços, vamos considerar que a empresa é uma lavagem de automóveis, e está efetuando um serviço de lavagem completa, enceramento e polimento, e que o serviço será executado em 08 horas.
Passo a passo
1º Passo – Cálculo da Mão de Obra Direta
Vamos considerar que a empresa possui 2 empregados e custo total da folha de pagamento seja de R$ 1.500,00.
Para calcular o custo da hora do empregado na prestação do serviço vamos aplicar a seguinte fórmula:
Custo da Hora = Valor dos Salários + Encargos Sociais
N.º de empregados x 160 horas (40h por semana)
Valor bruto da folha de pagamento com 2 empregados: R$ 1.500,00;
Encargos Sociais (60%): R$ 900,00 (vale consultar o seu contador a respeito da incidência dos encargos sociais/trabalhistas).
Cálculo Custo da Hora:
Pagamento + encargos: 1.500,00 + 900,00 = 2.400,00
Quantidade de horas trabalhadas pelos dois colaboradores: 2 x 160h = 320h
Custo da Hora = Pagamento / Total de horas = 2.400,00 / 320 = R$ 7,50
Custo da Hora = R$ 7,50
2ª Passo – Cálculo dos Materiais Diretos
No nosso exemplo é uma lavagem de carro que vai aplicar no serviço 300 litros de água e uma lata de cera, e que os preços desses materiais são de R$ 0,04/litro da água e de R$ 9/unidade da cera e uma flanela de R$ 5,00, respectivamente, assim o custo do material é de:
Água: R$ 12,00 (R$0,04 x 300)
Cera: 9,00
Flanela 5,00
Total: R$ 26,00
3ª Passo – Cálculo do Custo Unitário do Serviço
Custo Unitário = custo da mão-de-obra direta + custo do material
Custo Unitário = (R$ 7,50 x 8 horas) + R$ 26,00
Custo Unitário = R$ 86,00
4ª Passo – Custos fixos
No nosso exemplo, vamos considerar que a empresa possui um custo fixo médio nos últimos 6 meses de R$ 2.000,00, incluído nesse valor as despesas com aluguel, pró-labore, telefone, água, material de limpeza, depreciação, lanches entre outros.
Considere também que a receita bruta média dos últimos 6 meses foi de R$ 16.000,00.
Assim, deveremos apurar a relação entre o custo fixo médio (CFM) e a receita bruta média (RBM), utilizando a seguinte fórmula:
CF% = (CFM / RBM) x 100
Onde:
CF% = percentual do custo fixo em relação à receita bruta;
CFM = custo fixo médio;
RBM = receita bruta média
Logo temos:
CF% = (R$ 2.000,00 / R$ 16.000,00) x 100
CF% = 12,50%
Conforme apurado, a taxa do custo fixo médio em relação à receita bruta média é de 12,50%. Isso significa que cada mercadoria vendida deverá suportar com 12,50% dos custos fixos, através de suas vendas.
5º Passo – Custos Variáveis de Venda
Os custos variáveis de venda são os descritos no quadro abaixo, totalizando 10,93%.
ISSQN - 5,00% (varia conforme o município)
PIS 0,65%
COFINS 3,00%
CONTRIBUIÇÃO SOCIAL 1,08%
IRPJ (Lucro Presumido) 1,20%
Total: 10,93%
6º Passo – Definição da Margem de Lucro
A Margem de Lucro - ML, é o lucro esperado pelo empresário, após serem pagos todos os custos. Para fixação da margem de lucro, a empresa deverá ficar atenta e verificar, além dos seus custos, também o preço praticado pelo mercado.
No nosso exemplo, considerar que a margem lucro é de 15%.
7º Passo – Cálculo da Taxa de Marcação
Agora temos todos os elementos para calcular o preço de venda da mercadoria, assim, vamos encontrar a Taxa de Marcação – TM, também conhecida como Markup.
A Taxa de Marcação é o fator que vai definir o preço de venda do serviço, e para calcular vamos utilizar a seguinte fórmula:
TM = 100 / [100-(DV%+DF%+LP%)]
Onde:
100 = representa o preço unitário total de venda em percentual;
DV = para Despesas Variáveis;
DF = para Despesas Fixas; e
LP = para Margem de Lucro Pretendida.
A Endeavor Brasil, traz um exemplo bem fácil para entender essa aplicação. Vamos ver:
Vamos considerar que seu produto ou serviço custa 50,00, e que você tem os seguintes índices:
DV=10%, DF=10% e LP=10%
Aos cálculos:
Markup = 100/[100-(10+10+10)]
Markup = 100/(100-30)
Markup = 100/70
Markup = 1,4286
Assim, no exemplo acima, para se obter o preço de venda, basta multiplicar o valor que representa o custo direto unitário da mercadoria pelo índice encontrado. Ou seja:
Preço de Venda = 50,00 x 1,4286 = 71,43
É importante lembrar que a margem de lucro sobre o preço de venda nunca poderá ser superior a 100%.
Você verá que se fizer o cálculo com uma margem de lucro muito alta, próxima de 90%, 95%, o resultado se torna exponencial, cada vez mais alto.
Por isso, atenção, não confunda o lucro esperado sobre o seu custo com a margem de lucro esperada sobre o preço de venda.
Como o valor do lucro está embutido no valor do preço final de vendas, a margem percentual nunca poderá ser maior do que 100%.
8º Passo – Cálculo do Preço de Venda
Encontrada a Taxa de Marcação de 1,62, agora vamos calcular o preço de venda das mercadorias aplicando a fórmula: PV = CUT x TM, onde: CUT = custo de unitário do serviço e TM = taxa de marcação.
Assim, temos:
PV = R$ 86 x 1,62 = R$ 139,32
Desta forma, para executar o serviço de pintura na porta e no para-lama do automóvel o preço é de R$ 139,32.
Se ainda tiver alguma dúvida, a equipe do Sebrae BA preparou um vídeo super didático ensinando a usar uma planilha específica para esses cálculos do preço de serviços. Para ver, é só clicar aqui e aproveitar!
Dicas finais
Como você viu neste artigo, é fundamental conhecer todos os elementos, as ferramentas e as estruturas de custos e preço de venda, notadamente num momento em que o mercado é quem estabelece o valor, que está disposto a pagar pela aquisição dos serviços.
É preciso também verificar o regime tributário adotado na empresa para cálculo das alíquotas dos impostos e contribuições.
Portanto, consultar o contador da empresa para obter esses dados de forma mais detalhada é o recomendado.
Destacamos que a prioridade máxima na realização da venda é o convencimento de seu cliente, pois é ele quem determinará se realmente o seu preço é justo, por isso, além de calcular o preço de venda de forma correta gerando lucros para empresa, é necessário verificar o preço praticado pelos concorrentes.
Ficou interessado em entender melhor sobre esse assunto tão importante para o seu empreendimento, crucial na hora de manter o cliente e, simultaneamente, não ficar com preços abaixo do mercado?
Procure um de nossos consultores, o Sebrae está de portas abertas para receber você!
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