O método, simples, pode ajudar empresas a terem uma boa gestão financeira e deve prever uma melhor margem de lucratividade.

Maikon Richardson
· Atualizado em 12/04/2023
Como esse método vai me ajudar?
Pagar as contas do fim do mês, não é uma tarefa nada fácil. Mas existem formas que podem ajudar você, a facilitar esse trabalho.
Uma delas, é o Controle de Contas a Pagar, um método financeiro, onde são registrados todos os pagamentos de uma empresa, ajudando a manter a lucratividade.
Para muitos empreendedores, principalmente no caso de quem viu o negócio crescer rapidamente e ainda não tem bastante experiência com a parte financeira, o controle de contas a pagar representa um gargalo na administração empresarial.
Mas, é necessário ter em mente que esse também é um ponto que vai fazer toda a diferença e é indispensável para a saúde do seu negócio.
É preciso lembrar também que o problema não é o surgimento de dívidas, sendo comum em qualquer negócio e na maioria das vezes acontece, seja em empresas grandes ou pequenas.
O problema real é não saber como gerenciar as dívidas e deixar que elas se tornem uma bola de neve.
Contrair dívidas como empréstimos é algo bastante comum, mas os juros devem ser controlados.
É preciso ter em mente que esse valor deve ser utilizado para multiplicar as suas finanças e não puxar o seu negócio ladeira abaixo.
Segundo o Administrar On-line, empresa que disponibiliza dicas de gestão financeira por profissionais do ramo, fazer estes cálculos evita gastos sem necessidade, como pagamento de juros, multas e outras despesas.
Você deve colocar na sua planilha os gastos que vão acontecer futuramente e que já estão agendadas, e até mesmo as imprevisíveis, mas que você imagina que podem ocorrer, afinal de contas nunca se sabe quando você vai precisar de uma ajudinha extra.
O controle de contas a pagar possibilita a identificação dos seguintes elementos:
Monitoramento de todas as obrigações a pagar:
É necessário fazer um levantamento de todas as contas que você precisa pagar mensalmente. Não dá para deixar para o mês seguinte esse tipo de dívida, pois essa prática pode resultar em um acúmulo difícil de controlar.
Prioridade aos pagamentos, na hipótese de dificuldade financeira:
Se são tempos difíceis para a sua empresa, não dá para ficar gastando com coisas que estão além das despesas necessárias, o supérfluo pode sair caro e resultar em mais dívidas.
Não permita a perda de prazo, para conseguir descontos:
Quem não gosta de desconto não é mesmo?
É bom ficar sempre atento para não perder esse tipo de benefício.
Pagar as contas em dia é sempre a melhor opção!
Não permita a perda de prazo, de forma que implique no pagamento de multa e juros:
Nesse caso, a situação só fica ainda pior, por isso, fique sempre atento as datas de pagamento das contas.
Forneça informações para elaboração do fluxo de caixa:
Um bom gerenciamento da empresa não se limita apenas aos cuidados com os custos da Receita.
É muito importante monitorar a entrada e saída de dinheiro e construir uma base de informações, que podem ajudar a prever e se antecipar em situações de risco.
Conciliação com os saldos contábeis:
A conciliação é uma forma de acompanhamento mensal, semestral ou anual que registra todos os valores creditados ou debitados da planilha contábil da empresa.
Com os relatórios é possível fazer comparações e obter melhores resultados financeiros.
Um relatório de empréstimo com a atualização de juros é um exemplo de demonstrativo para conciliação com os saldos contábeis.
Demonstração
Para você entender melhor como o sistema de contas a pagar funciona, nós separamos para você uma demonstração de como organizar o Controle de Contas a Pagar, com os dados abaixo:
- 31/08 conta de luz conforme NF008 no valor R$ 800,00;
- Em Compra do Armazém Bicudo Ltda., 01/09 no valor de R$ 1.200,00, com vencimento em 01/09 da duplicata 008;
- Em Compra do Armazém Bigode Grande Ltda. no dia 01/09 no valor de R$ 1.500,00, com vencimento da duplicata n.º 003 para o dia 15/09;
- Em Compra do Armazém Bicho do Mato Ltda. no dia 20/09 no valor de R$ 890,00, com vencimento da duplicata n.º 012 para o dia 20/09;
- Em Compra do Armazém Bicudo Ltda. no dia 03/08 no valor de R$ 450,00, com vencimento da duplicata n.º 168 para 05/09;
- Compra da Teixeira e Sá Ltda. no dia 04/08 no valor de R$ 380,00, com vencimento da duplicata n.º 047 para 10/09;
- 31/08 folha de pagamento do mês de agosto no valor R$ 5.000,00.
Pagamentos
Agora, você vai inserir do lado direito da planilha, seus pagamentos, que de forma geral, é o principal objetivo para ter o controle e registro do que está sendo gasto e os descontos que podem ser adquiridos, dependendo da data de débito da conta, o que pode refletir em uma margem de lucro no fim do mês.
Veja abaixo:
- Até o dia 03/10 ocorreram os seguintes pagamentos:
- Em 01/09 foi pago a conta de luz;
- Em 15/09 foi pago a duplicata 003 do Armazém Bicudo;
- Em 18/09 foi pago a duplicata n.º 009 do Armazém Bigode Grande;
- Em 20/09 foi pago a duplicata n.º 012 do Armazém Bicho do Mato
- Em 27/09 foi pago a duplicata n.º 026 do Armazém Bicudo no valor de R$ 1.220,00, com juros.
- Em 20/09 foi pago a duplicata n.º 030 do Armazém Boca Louco
- Em 03/10 foi quitada a folha de pagamento.
Abaixo, o modelo utilizado para a tabela de gastos da empresa que realizou as compras e pagamentos, respectivamente:
Empresa: Minibox São Tomé
Mês: Outubro
CONTROLE DE CONTAS A PAGAR |
PAGAMENTO |
||||||||
Data |
Cliente |
Documento |
Venc |
Valor |
Data |
Valor |
Desconto |
Juros |
Obs |
31/08 |
Conta de luz |
NF.008 |
01/09 |
800,00 |
01/09 |
800,00 |
- |
- |
- |
01/09 |
Armazém Bicudo |
Duplicata 003 |
15/09 |
1.200,00 |
15/09 |
1.200,00 |
- |
- |
- |
01/09 |
Armazém Bigode Grande |
Duplicata 009 |
18/09 |
1.500,00 |
18/09 |
1.500,00 |
- |
- |
- |
02/09 |
Armazém Bicho do mato |
Duplicata 012 |
20/09 |
890,00 |
20/09 |
890,00 |
- |
- |
- |
03/09 |
Armazém Bicudo |
Duplicata 026 |
25/09 |
1.100,00 |
27/09 |
1.220,00 |
- |
110,00 |
- |
04/09 |
Armazém Boca Louca |
Duplicata 030 |
28/09 |
720,00 |
28/09 |
720,00 |
- |
- |
- |
04/09 |
Folha |
Folpa 09/2014 |
05/10 |
4.800,00 |
03/10 |
4.800,00 |
- |
- |
- |
TOTAL NO MÊS |
11.010,00 |
|
6.330,00 |
- |
110,00 |
- |
Resultados
Através deste relatório, é possível ter todos os compromissos da empresa controlados, fornecendo ao administrador a possibilidade de verificar todos os seus compromissos por: fornecedor, tipo de pagamento, títulos a pagar e títulos pagos, duplicatas em atraso e em qualquer intervalo de datas.
Fique de olho nas dicas de controle!
É comum nas pequenas empresas que o proprietário dê mais atenção às operações diárias de compra e/ou produção e venda, em detrimento da organização administrativa.
Mas, lembre-se, quem tem o controle da empresa administra melhor, e assim pode conseguir maiores resultados.
Use ferramentas para garantir que todas as contas, prazos e valores de débitos sejam registrados.
Concentrando-as em um só espaço, o trabalho de gerência será muito mais eficiente.
Se você ainda tem dificuldade quando se fala em controle financeiro, uma dica boa e procurar consultorias e cursos de qualificação.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Minas Gerais elaborou o Manual Como Elaborar Controles Financeiros, com várias dicas sobre o assunto.
Segundo o documento, o que mais gera problemas nas finanças é justamente a falta de controles gerenciais e informações básicas para a gestão de capital de giro, que engloba estoque, contas a receber e contas a pagar, além de compras e gastos.
Sem essas informações, o microempreendedor trabalha como se estivesse “de olhos fechados”.
Essa atitude acaba provocando um permanente aperto financeiro, segundo a cartilha.
Essa situação torna cada vez mais difícil administrar as finanças da empresa e o empreendedor acaba dedicando todo o seu tempo e esforço para reparar danos.
Por outro lado, você já consegue imaginar como é a realidade de uma empresa que toma suas decisões com base em planejamento e com condições favoráveis?
À medida que todos os cuidados de monitoramento e registro da saída e entrada de valores de uma empresa são tomados, é possível que o próprio microempreendedor consiga solucionar problemas pequenos e evitar que eles se tornem mais complicados em um futuro próximo.
A palavra de lei é aprimorar a gestão financeira e torná-la uma tarefa mais simples.
Você pode obter grandes mudanças no saldo da sua conta bancária em pouco tempo, desde faça um bom planejamento dos valores a pagar por meio do monitoramento correto das finanças de sua empresa.
E não esqueça: Evite se comprometer com dívidas, não gaste mais do que você possui, e facilite as formas de pagamento.
Ser flexível pode ajudar a atrair mais clientes e mantê-los sempre em busca dos seus serviços.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá apoia os pequenos negócios. Procure nossos consultores, é uma grande satisfação poder te ajudar a crescer ainda mais.
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Com o vínculo das empresas, podemos te ajudar com uma série de serviços adequados a sua realidade.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
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Por favor, verifique essa informação e tente novamente.
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Recursos Os recursos do FNO, provenientes de 0,6% da arrecadação do Imposto de renda (IR) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), são administrados pelo Banco da Amazônia, Instituição Financeira Pública Federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, que os aplica através de programas elaborados, anualmente, de acordo com a realidade ambiental, social e econômica da Região, em parceria com os representantes das instituições públicas e dos diversos segmentos da sociedade, em consonância com o Plano Plurianual para a Amazônia Legal (PPA) 1996/99 e com as prioridades espaciais e setoriais definidas pelas Unidades Federadas da Região Norte. Princípios e diretrizes O FNO é a principal fonte de recursos financeiros estáveis para crédito de fomento dirigido para atender às atividades produtivas de baixo impacto ambiental, cuja macrodiretriz é o desenvolvimento sustentável da Região Norte. O Banco da Amazônia, tomando como referencial a Constituição Federal, a Lei 7.827/89 e o PPA-1996/99, observa os seguintes princípios e diretrizes na operacionalização dos programas de financiamento do FNO: Concessão de financiamentos, exclusivamente, aos setores produtivos privados da Região; Apoio à criação de novos centros, atividades e pólos dinâmicos, notadamente em áreas interioranas, que estimulem a redução das disparidades intra-regionais de renda; Tratamento preferencial às atividades produtivas de mini/pequenos produtores rurais e micro/pequenas empresas; Prioridade para produção de alimentos básicos destinados ao consumo da população, bem como aos projetos de irrigação, quando pertencentes a produtores rurais, suas associações e cooperativas; Uso intensivo de matérias-primas e mão-de-obra locais; Uso de tecnologia compatível com a preservação do meio ambiente; Uso criterioso dos recursos e adequada política de garantias, com limitação das responsabilidades de crédito por cliente e grupo econômico, de forma a atender a um universo maior de beneficiários e assegurar racionalidade, eficiência, eficácia e retorno às aplicações; Uso criterioso dos recursos e adequada política de garantias, com limitação das responsabilidades de crédito por cliente e grupo econômico, de forma a atender a um universo maior de beneficiários e assegurar racionalidade, eficiência, eficácia e retorno às aplicações; Conjugação de crédito com a assistência técnica, no caso de setores tecnologicamente carentes; Proibição de aplicação de recursos a fundo perdido; Ação integrada com instituições federais, estaduais, municipais e outras representativas dos setores produtivos, sediadas na Região, objetivando o fortalecimento das parcerias, necessárias à correta aplicação do crédito; Sobres os beneficiários São beneficiários dos recursos do FNO: os produtores rurais (pessoas físicas e jurídicas de direito privado e de capital nacional); as empresas, inclusive firmas individuais, de direito privado e de capital nacional e estrangeiro (no caso de empresa estrangeira devem ser obedecidas as seguintes condições: para ampliação e modernização, ou seja, após o início das operações, e somente para as atividades consideradas de alto interesse nacional); as associações e cooperativas, legalmente constituídas e em atividade há mais de 180 dias, de direito privado e de capital efetivamente nacional, com, no mínimo, vinte associados. 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Controle de contas a receber e a importância para a sua empresa
O que é o controle de contas a receber? Uma boa gestão financeira é essencial para a efetividade de um negócio. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, 48% das empresas fecham em até três anos, e um dos principais motivos é a falta dessa gestão eficiente. E entre as práticas imprescindíveis para que isso não aconteça está o controle de contas a receber. Para muitos, ele pode até parecer mais uma atividade administrativa irrelevante, mas faz toda a diferença no planejamento do fluxo de caixa de uma empresa. Vamos conversar mais sobre o controle de contas a receber? Neste artigo, abordaremos o conceito e a importância dessa aplicação, conheceremos a diferença entre contas a receber e contas a pagar e daremos algumas dicas para uma boa gestão e mais um exemplo prático para facilitar o entendimento. Boa leitura! O controle de contas a receber é resumidamente uma administração de todos os valores que uma empresa tem a receber de terceiros. Na maior parte das vezes, a origem desses recebíveis é de vendas a prazo. Então, as contas a receber funcionam como um acordo entre empresa e cliente, que, quando não cumprido, pode afetar a saúde financeira do negócio. Portanto, é essencial determinar e deixar claras as políticas de venda a prazo e educar os clientes para não haver alto índice de inadimplência. O fato é que a gestão de contas a receber deve ser bem feita e o mais detalhada possível, independentemente da proveniência dos valores, pois com esse controle você consegue verificar se as entradas serão suficientes para cobrir as saídas e também comparar com controles financeiros antigos e transferir orçamentos quando necessário. Qual é a diferença entre contas a receber e contas a pagar? As contas a pagar são as obrigações que uma empresa tem a cumprir, por exemplo, o pagamento de fornecedores. Já as contas a receber, como vimos no tópico anterior, são os valores que uma empresa tem direito a receber de terceiros, como das vendas a prazo. Na gestão financeira, esses dois controles andam lado a lado. Ou seja, todo esse fluxo deve ser acompanhado de perto para que a receita da empresa seja positiva. Qual é a importância do controle de contas a receber para uma empresa? O controle de contas a receber é primordial para conhecer uma empresa e realizar seu planejamento de curto prazo. Com ele, você tem em mãos informações fundamentais para tomada de decisões certeiras e para antecipação e preparação dos momentos de crise. Por exemplo, é possível estimar se o capital de giro será suficiente para realizar os pagamentos de fornecedores ou se será necessário recorrer a outras fontes, como um financiamento. Também facilita o acompanhamento da regularidade de pagamento para programação, com antecedência, de ações de cobranças, além de identificar o grau de concentração de vendas e o perfil e a qualidade dos clientes.
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Como ter vantagens com empréstimos e serviços financeiros dos bancos.
Escolhendo uma Instituição Financeira Na hora de escolher com qual instituição deseja trabalhar, o empreendedor deve prestar atenção em alguns detalhes que podem facilitar o seu dia a dia como, por exemplo: • Verificar se a instituição é perto de casa, do serviço ou do lugar onde se exerce as principais atividades. • Se você já for correntista Pessoa Física (PF) de alguma Instituição Financeira, verifique as condições que ela lhe oferece como empreededor, antes de procurar outra opção. • O gerente ou atendente, ou ainda o agente de crédito, deve lhe explicar quais são os serviços gratuitos e quais são cobrados. Compare-os com os da concorrência e escolha a instituição que melhor lhe atender. • Se sua empresa precisar de crédito, procure e compare as condições em instituições financeiras que possuam linhas de crédito adequadas às necessidades de seu negócio. • Procure uma instituição onde você poderá ter suas necessidades de produtos e serviços bancários atendidas com um custo justo e adequados ao seu perfil. • Por fim, verifique se a instituição é autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil!
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Como se beneficiar da exploração de petróleo na costa amapaense
O minério que representa a base da economia produtiva mundial é hoje uma realidade no estado amapaense, e pode ser transportado ao redor do mundo com relativa facilidade. Com a confirmação da descoberta de Petróleo na costa do Amapá, investidores, grandes indústrias, e até o comércio local terão mais uma oportunidade de negócio altamente lucrativo e promissor no Estado. Já que o petróleo e o gás natural, além de gerarem combustíveis, como gasolina, óleo diesel e querosene de aviação, também são a base de diversos produtos industrializados. E a complexidade da área petrolífera exige um intercâmbio de profissionais gabaritados, o que fará com que a economia local seja movimentada. Com isso é importante saber como estar pronto para aumentar suas chances de lucrar.Entenda as principais vantagens da exploração do Petróleo nos setores: Transporte Produção de eletricidade Participação no comércio internacional Exportação direta do óleo e seus derivados. Serviços O setor de serviços tende a ser o primeiro a observar ganhos com a movimentação econômica relacionada à exploração de petróleo, visto que muitos profissionais de fora do Estado estarão envolvidos neste projeto. Hotelaria e Gastronomia Os setores de hotelaria e gastronomia também sentirão rapidamente os efeitos desse crescimento econômico. Com a implantação de uma plataforma de petróleo na costa amapaense haverá necessidade de pousadas e restaurantes na região, para atender a demanda de funcionários que irão atuar na plataforma. Educação O setor da educação também irá sentir rapidamente esses reflexos, visto que irão aumentar as demandas por profissionais técnicos no mercado. Assim, haverá necessidade de implantação de escolas com cursos voltados para o setor, para atender a demanda que passará a existir no Estado. Peças e equipamentos Por fim, mas não menos importante, o setor de peças e equipamentos serão essenciais para o desenvolvimento contínuo do projeto visto que as empresas envolvidas na exploração certamente terão demandas para manutenção e conserto dos equipamentos utilizados no desenvolvimento do projeto. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios
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Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos
Este documento denota se o cidadão encontra-se em condição regular junto à: Secretaria da Receita Federal, e; Dívida ativa da União. Assim, significando que o cidadão não possue pendências: Cadastrais ou débitos em seu nome, e; Nem omissão da entrega da declaração do Imposto de Renda.