Com o projeto Horticultura no Distrito Federal, o Sebrae no DF promove a competitividade e o fortalecimento dos pequenos negócios rurais.
Com o projeto Horticultura no Distrito Federal, o Sebrae no DF promove a competitividade e o fortalecimento dos pequenos negócios rurais por meio de implantação de tecnologias e boas práticas agrícolas, visando à melhoria da gestão de processo e produtos para melhor posicionamento no mercado.
Informações divulgadas pelo IBGE nas Estatísticas de Produção, publicadas em 18 de setembro de 2015, mostram que o Brasil produz em torno de 18 milhões de toneladas de hortaliças, abrangendo 32 culturas.
De acordo com estudo da Universidade Brasília, entre as hortaliças produzidas no DF, o volume mais significativo é de alface, milho e mandioca, seguidos de tomate e couve.
Visto como essencialmente urbano, o Distrito Federal tem o quinto maior Produto Interno Bruto agrícola do Brasil (mais de R$ 300 milhões) e a agropecuária mais tecnificada do País, com registro de grandes índices de produtividade. Trata-se de ambiente propício para o crescimento dessa cadeia produtiva.
PAIS e fossas sépticas aumentam lucratividade no campo
Propriedade passou e 3 a 80 canteiros com inovação e tecnologia
Daniela Bizerra
No núcleo rural da Chapadinha, o Sebrae no DF atende a um grupo de empreendedores rurais que aplicam dois projetos de integração de tecnologias sociais – o de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) e Fossas Sépticas Econômicas. O primeiro é uma metodologia de produção de hortaliças e frutas integrada com a criação de pequenos animais, com bases agroecológicas e sem o uso de agrotóxicos. A tecnologia de Fossas Sépticas é um projeto inovador e de baixíssimo investimento para as famílias no campo que melhoram sua qualidade de vida, uma vez que passam a ter acesso ao saneamento básico de esgoto em suas propriedades. Atualmente, 180 propriedades rurais usufruem de ambas as tecnologias no Distrito Federal e tiveram seus produtos certificados como orgânicos.
As consultorias são realizadas por empresas credenciadas no Sebrae e visam ao atendimento coletivo ou individual. O serviço é subsidiado pelo Sebrae em até 70% do valor cobrado pelo consultor.
Consultorias:
- Assistência técnica
- Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica
- Gestão
- Identidade visual
- Negócio certo rural
- Qualidade total rural
Cursos:
- Negócio certo rural
- Qualidade total rural
Oficinas:
- Gerenciar no campo
- Atender bem no campo
- Controlar meu dinheiro no campo
- Custos para produzir no campo
- Vendas diretas no campo
Palestra:
- Vender para o governo no campo
Acesso a mercados:
- Missões técnicas
- Participação em feiras e eventos
Foi um prazer te ajudar :)